Opinião do editor - Tem que mudar a norma regimental que permite ao PT, PCdoB e Psol paralisar a Assembleia do RS

A oposição gaúcha vem usando e abusando da norma regimental que permite vetar a inclusão de projetos do governo nas pautas de votações da Assembleia.

Este recurso voltou a ser usado ontem no caso do Pacote da Segurança (leia a seguir).

O veto acontece quando três ou mais bancadas vetam a inclusão, no momento em que se reúnem a Mesa e os líderes de bancadas, sempre às terças-feiras. São casos de projetos que por uma ou outra razão não estão na ordem do dia.

Na Assembleia do RS, segundo disse ao editor o deputado Frederico Antunes, até a legislatura anterior, bastava uma bancada para trancar a pauta, número que foi elevado para três, justamente o número de bancadas comunistas: PT, PCdoB e Psol. Puxadinhos do PT, PCdoB e Psol vão sempre de arrasto.

O editor buscou saber como falam as normas regimentais nas demais Assembleias. Cada uma delas possui critérios próprios.

Na Câmara dos Deputados, o editor conversou com Alceu Moreira e com o consultor jurídico da bancada do DEM, Adão Paiani, obtendo esta informação:

- Vetos, só com maioria simples: 50% mais 1.

É o correto.

Cabe aos deputados estaduais gaúchos mudar esta norma regimental que paralisa o exame em tempo hábil das propostas de maior impacto.

9 comentários:

Ricardo disse...

Partido PT, é destrutivo. Se a iniciativa não vem dele, não serve. Sempre foi assim. Esta país estaria melhor, sem o PT.

Anônimo disse...

AS FALANGES DO ATRASO

Anônimo disse...

Democracia é assim, votei e voto em partidos de esquerda justamente para que defendam os interesses dos menos favorecidos lutando com os recursos que tem.

Unknown disse...

"Cachorro que come ovelha, só matando prá parar"!!!
Pariram Mateus(Pretto), agora o embalem, deputados!!!
Não foi por falta de aviso!!! AL populista comunista socialista, nunca vai dar certo!!!

Alex disse...

Polibio....pq tu não t canditada a deputado? Talvez tu consigas mudar isso. Claro, tens que te eleger. Kkkkk

Anônimo disse...

Com certeza!!! O cidadão de bem não pode ficar refém dessa gente.

Anônimo disse...

O PT tá criando uns 10 puxadinhos.

Anônimo disse...

Foi o maior erro da base do Sartori votar neste petralha que está na Presidência. P.Q.P.

Anônimo disse...

Culpa tbm da "situação" que deixou esse petralha inútil assumir de Presidente, por conta de um acordo, que se fosse com eles teriam "roído a corda", agora o PT e seus chorumes fazem o que querem e pior, dentro da lei e com isso o Rio Grande vai crescendo que nem rabo de cavalo. "Povo que não tem virtude acaba por ser escravo".

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/