Editorial - Notícias sobre suicídios serão veiculadas neste blog

O editor decidiu que não sonegará mais informação alguma que considere relevante e que contenha revelações sobre suicídios como causas de mortes.

Existe um acordo não escrito entre jornalistas e publishers, tudo para não passar este tipo de nota, sob a alegação de que ela estimula potenciais suicidas.

O editor não aceitará mais este tipo de auto-censura, porque considera que os leitores têm o direito à informação completa.

Nas duas últimas semanas, a mídia - o editor também - calou em dois casos de flagrante interesse público, mas isto não acontecerá mais neste espaço.

O RS é o Estado onde mais gente se suicida, embora a mídia nada informe sobre isto. Abrir a informação, poderá ajudar a identificar as causas da tragédia e indicar caminhos para minimizar as ocorrências.

CLIQUE AQUI para saber por que o RS lidera o ranking nacional de suicídios,.

25 comentários:

Anônimo disse...

APOIADÍSSIMO...CHEGA DE MAQUIAGENS NA MÍDIA...TUDO QUE É DE INTERESSE PÚBLICO DEVE SER DIVULGADO!!!!

Mordaz disse...

Infelizmente a notícia incentiva, sim, o suicida.

Magno disse...

Desculpe-me, Nobre Editor, mas isso também valerá para os suicídios passados, como no caso do Plínio?

Nereu disse...

Sei que poderá gerar polêmica, mas precisa ser dito: até onde as redes sociais são causadora de danos capazes de levarem ao suicídio?
Claro que não há interesse em explorar este aspecto e muito menos estatísticas que levem à esta conclusão. Mas, podes ter certeza, é altíssimo potencial.

Anônimo disse...

APOIO TOTAL E ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO. NUNCA SE DEVE AMORCEGAR NENHUMA INFORMAÇÃO PERTINENTE À QUALQUER TIPO DE RETIRADA DA VIDA.
SEMPRE EXISTE UM FORTE TEOR DE FINANÇAS E GOVERNO EM CADA DECISÃO DE TIRAR A PRÓPRIA VIDA.

José disse...

Muito certo isso caro Políbio, parabéns pela coragem, chega de tapar o sol com a peneira.

ARS disse...

Os antigos jornalões nunca praticaram jornalismo de verdade, aqui no Brasil. Todas as notícias publicadas antes da internet tinham um interesse editorial escuso por trás. Foi só depois da rede mundial que os factoides da imprensa de aluguel foram desmascarados. Por isso, os "fake news" perderam espaço e ninguém mais confia nelles. Todas as notas da velha mídia devem ser checadas na internet.

Anônimo disse...

Polibio há evidente abuso nas aplicações de agrotóxicos...uso demais...e a industria não tem interesse em desenvolver agrotoxicos menos perigosos...O uso da calda bordaleza ( cobre) e da calda sulfocalcica ( enxofre) resolve muitos problemas sem toxidade da natureza e do homem mas não é estimulada porque não dá lucro para a cadeia produtiva dos agrotoxicos...

Anônimo disse...

AINDA FALANDO DO MESMO CASO, PIOR É QUE UMA PARTE GRANDE DE SUICIDAS QUE SÃO VÍTIMAS DE ALGUMA COISA REFERENTE AOS AOS AGROTÓXICOS E O PIOR É QUE TEMOS UM POLÍTICO DEPUTADO ESTADUAL PETISTA QUE EM QUADRILHA AFANOU O DINHEIRO DOS EMPRESTIMOS FEITOS PELOS BANCOS AOS AGRICULTORES QUE QUANDO VIRAM ESTAVAM EM CARTÓRO SENDO COBRADOS PELO "EMPRESTIMO" QUE NÃO RECEBERAM. CLARO QUE É UMA QUADRILHA COM POLÍTICOS ENVOLVIDOS E QUE FORAM ISENTADOS PELO JUDICIÁRIO.
VIVA A IMPUNIDADE E O FORO PRIVILEGIADO.

Anônimo disse...

Nao basta a grande midia resguardar o Lulla e seus asseclas tambem nao falam de suicidio?

Cada vez mais me convenco que a grande midia tem tanta utilidade quanto uma camisinha pra Thammy Gretchen.

Anônimo disse...

E o Zalewski afinal, morreu de que ?

Anônimo disse...

Estou aqui pensando quem seriam esses dois casos ...

Anônimo disse...

A verdade é dolorida, mas somente com ela poderemos nos tornar uma democracia plena. Há hipocrisias curiosas na nossa sociedade, por exemplo não pode mostrar fotos com a cara de criminosos menores, bêbados somente são bêbados se fizerem análises mas nossa legislação não permite o teste do bafômetro enfatizam os advogados, porém advogados por uma exceção absurda, troglodita e hipócrita não podem ser revistados em presídios, deve ser porque advogados nunca são desonestos, amorais e bandidos!

Anônimo disse...

É isso ai Políbio, chega de maquiar o Socialistão....

Anônimo disse...

qm são os dois personagens????????

Anônimo disse...

Não tem nenhuma relação com agrotóxicos, o suicídio é uma fraqueza moral de quem não enxerga uma saída para seus transtornos ou sofrimentos, soma-se a isso uma sociedade doente, materialista e hipócrita que vive de aparência na ditadura do dinheiro/beleza/poder, isso tudo só piora para quem já sofre!

Anônimo disse...

Conversa com lideranças de associações da BM. Aumentou em 400% o número de suicídios na tropa em 2016

Anônimo disse...

pois é, sempre achei estranho que noticiar decapitações, assassinatos, estupros, sequestros nao tinha problema algum para a imprensa...

o sujeito pode morrer na mao de qualquer bandido, ser vilipendiado, humilhado, esquartejado...

mas se resolve tirar a propria vida, tudo vira uma caixa preta...

Anônimo disse...

pra se ver como a midia manipula informações...Cada vez mais o Donald Trump mostra ter razão em não tolerar a midia

Anônimo disse...


Acho válida a divulgação, caso contrário quem saberia que Getúlio Vargas havia cometido o suicídio.

Anônimo disse...

Polibio
Quem comete suicídio, geralmente tem grandes problemas, de saúde, este é o maior causador deste tipo de morte, depois vem financeiros, amorosos e drogas, completando com a depressão, agora eu pergunto, porque a morte de um famoso ou conhecido, ele deve ser execrado pela imprensa, isto é um problema só da família, o que o senhor ganharia em publicar se ocorresse na família de um amigo ou até na sua, NADA, pense nisto, isto não da voto, nem pontos na sua coluna, ela não é obituário da desgraça alheia.

Gilberto Simon disse...

APOIADÍSSIMO !!!
Parabéns Políbio !

Fritz disse...

Volto a insistir: como ficou o caso do Plínio Zalewski?!
Porque tanto silêncio se na época disseram que iriam investigar tim-tim por tim-tim?

Bolsonaro! disse...

Boa tarde Polibio,
Considero de grande importância o assunto.
Salvar vidas é sempre muito bom. Existe o CVV (Centro de Valorização da Vida) (visite o site) e seu número é o 141 (para quem quiser falar sobre o assunto).
Falar de suicidio não estimula ninguém a realizar o ato de se suicidar, pelo contrário, se soubermos ouvir e indicar a busca da ajuda poderemos salvar alguém deste ato que só entristesse muitas familias.
O jornalista André Trigueiro fala muito bem sobre o assunto.
QUEM COMETE SUÍCIO ACIMA DE TUDO É NOSSO IRMÃO DE CAMINHADA TERRENA, SAIBAMOS AJUDAR E NÃO JULGAR!!!!
Abraço a todos.

Anônimo disse...

POLIBIO. SABE-SE QUE DEPOIS DAS ELEIÇÕES PRA PREFEITO HOUVERAM MUITOS SUICIDIOS. ACREDITA-SE QUE ERAM PETISTAS. VOCE SABERIA A CAUSA MORTIS?
MAS DESCOBRIU-SE QUE ESTAVAM FILIADOS NO PMDB DE TEMER EMBORA JÁ VIESSEM DE GOVERNOS ANTERIORES...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/