Artigo, Luiz Felipe Difini, Correio do Povo - O Poder Executivo paga mal porque gere mal seus recursos

- O desembargador Luiz Felipe Difini é presidente do Tribunal de Justiça do RS. O título original do artigo é "Crise, desonerações fiscais e transparência".

Diante da crise histórica que assola as finanças de nosso Estado, tem-se divulgado um raciocínio tão simplista como funcional a interesses muito identificados: a culpa da crise é dos Poderes Judiciário, Legislativo e órgãos autônomos, porque têm orçamentos privilegiados e recebem em dia e do corporativismo dos servidores públicos em geral. Em primeiro lugar, o correto é o Estado (como qualquer devedor) pagar em dia suas obrigações e o errado é a prática do calote. Em segundo lugar, o Judiciário e demais órgãos conseguem pagar em dia não porque tenham orçamentos privilegiados, mas porque gerem bem seus recursos e não aumentaram desmesuradamente suas despesas com pessoal nos últimos 10 a 15 anos.

Em 2006, o Poder Executivo detinha 87,61% do orçamento do Estado; hoje, tem 92,04% e, ainda assim, não consegue pagar sua folha; o Poder Judiciário auferia 7,01% em 2006 e hoje caiu para 4,79%. A Assembleia reduziu de 1,74% para 0,93%; o MP de 2,53% para 1,48% e o TCE de 1,12% para 0,76%. Não há falta de colaboração.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Seria bom olhar também o custo-benefício de cada poder, bem como a estrutura e a produtividade dos poderes.
Só falar em índices de participação nas receitas pode distorcer a análise.
Será que o Prof. Darcy Francisco dos Santos não poderia dar um mãozinha abrindo um pouco os números mencionados?

Anônimo disse...


Sartori destruiu a imagem do Rio Grande e dos gaúchos fora do Estado.

O gaúcho tinha uma imagem de respeito no Brasil, hoje a imagem é de falido e caloteiro.

Graças ao Sartori.

Anônimo disse...

ERRADISSIMO ANÓNIMO DAS 12:51.
QUEM DESTRUIU A IMAGEM DO GAÚCHO FOI OLIVIO DUTRA AO EXPULSAR A FOTD FO ESTADO.
DEPOIS DELE, O RESTO DO PAÍS ACREDITA QUE O GAÚCHO TEM MAIS É QUE PASTAR CAPIM E FENO SOBRE OS 4 APOIOS.

Anônimo disse...

Imagem do Gaúcho? Arrogante e sabetudo? E o Sartori é o culpado?

Anônimo disse...

Esse vespeiro mostra como o gaúcho está perdido,acho válido os argumentos do desmbargador Difini, mas não acho justo que professores e policiais além de receberem pouco são os ultimos. Acho que o dinheiro sai do mesmo cofre. O RS precisa quebrar para o gaúcho entender o por quê chegamos aqui, e ainda bem que todos os grandes partidos já governaram e sentiram na pele a dificuldade. Agora apareceu um tal de Lara(PTB) que participou de todos os outros governos, e agora que não tem cargo, está aos quatro ventos propagando um discurso populista e de decisões fáceis para problemas complexos.

Anônimo disse...

Esse desembargador é um piadista, só pode ...
Ora, comparar estruturas de milhares de funcionários, todos os custo envolvidos,com estruturas relativamente pequenas só pode ser piada.

Anônimo disse...

O anônimo das 12:51 só pode estar embriagado com a caninha do 171 , seu guru.

Anônimo disse...


Graças ao filho da pura Tarso Genro, Lula, Dilma e toda a esquerda bolivariana fedida!!

E o Sartori também, criatura sádica, que se alinha ao governo Temerário, pra vender o RS.

Anônimo disse...


100% correto. Os políticos são péssimos gestores por natureza. Estão sempre se utilizando da máquina para atingir interesses partidários ou próprios. Os políticos adoram governar no caos e descontrole, a meta é criar clima favorável a corrupção.

Anônimo disse...

Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal e centrais sindicais propõem mudanças na forma de arrecadação e cobrança de débitos previdenciários. “É preciso fazer primeiro ajustes no lado das fontes de financiamento. Ou seja, cobrar essa dívida que é dinheiro sagrado de aposentados e pensionistas que foi ao longo do tempo acumulada gerando quase de R$ 500 bilhões de débitos inscritos, fora o que está na fase administrativa. O índice de recuperação é pequeno e lento, temos que criar métodos mais ágeis de recuperação desses recursos”, ...

Melhor exemplo não existe, neste caso o Executivo Federal acha que é melhor o povo morrer sem se aposentar. O Auditores Fiscais dizem que o rompo por parte das grandes empresas que sonegam a contribuição é 3 vezes maior que o "rombo" que foi inventado.

A verdade que os políticos governam na base da mentira.

Anônimo disse...

Alegacoes dos fiscais de impostos e das centrais sindicais nao servem como parametro. Para os fiscais todo mundo eh sonegador e aplicam multas levianamente, ignorando qualquer justificativa do contribuinte. Se errarem nada acontece, ninguem vai multa-los por incompetencia. Se o cidadao obtiver sentenca judicial a seu favor (depois de 10 anos), vai ficar esperando ate morrer. Se essa pretensa divida de 500 bilhoes fosse cobrada, 90% das empresas quebrariam. Quem pagaria a previdencia entao?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/