Gaúcho viveria dois anos a mais se não fosse a violência

Se as mortes provocadas por causas externas pudessem ser evitadas, a expectativa de vida ao nascer dos homens gaúchos poderia aumentar em 2,71 anos. A conclusão é de um estudo da Fundação de Economia e Estatística, com base em dados do órgão e do DataSus.

O trabalho rastreou 244,6 mil óbitos registrados no Estado entre 2012 e 2014. Quase 10% deles, ou 23,3 mil, não decorreram de doenças, mas de algum tipo de violência ou tragédia, e afetaram principalmente a população masculina, com 18,5 mil vidas perdidas. Isto é quatro vezes mais do que entre as mulheres.

O contingente incluiu 6,7 mil homicídios, 5 mil acidentes de trânsito e 2,7 mil suicídios, entre outras ocorrências. Em um exercício hipotético, se as causas externas não tivessem existido no período, a expectativa de vida dos meninos ao nascer, em 2014, aumentaria de 72 anos para 74 anos.

6 comentários:

Auber Lopes de Almeida disse...

Creio que caberia outro estudo dentro desse estudo: o porquê de ter havido 2,7 mil suicídios no RS em apenas dois anos. Isso dá quase quatro por dia!

Anônimo disse...

Me chamou a atenção o número de suicídios. E, se fosse mais a fundo a maioria é de jovens. Falta de perspectiva.Falta de horizonte. entra em depressão e,.....

Anônimo disse...

Está faltando Educação ao povo brasileiro. Nenhum governo se preocupa em dar estrutura emocional para um indivíduo crescer e se desenvolver profissionalmente. As crianças e adolescentes crescem sem a menor orientação e na fase adulta se desesperam pela falta de base para formar uma família e enfrentar as dificuldades no trabalho. No Brasil é cada um por si e Deus por todos.

Anônimo disse...

A sociedade brasileira orientava-se por valores que vinham de longa data, criados pela civilizacao crista ocidental. Familia estruturada, respeito aos idosos, honestidade, responsabildade pelos seus atos etc. Isto tudo foi rejeitado nos ultimos 30 anos, sob diversos argumentos. Nenhum governo, nenhuma escola pode resgatar esses valores pois eles devem ser promovidos por cada individuo. Entregar ao estado a incumbencia de educar os jovens e simplesmente reforcar as causas da atual desagregacao social.

Anônimo disse...

A questão do suicídio é puramente FALTA DE FÉ E PERSPECTIVAS NO FUTURO, a sociedade hoje criou uma ditadura voltada ao corpo, ao dinheiro e sucesso, quem não atinge esses requisitos acaba sendo "excluído" e entra em depressão podendo se matar. A sociedade ocidental está falida, se afastou do Cristianismo e enterrou os bons costumes. Teremos duas alternativas: ou mudamos nosso modo de vida valorizando mais a família e caráter; ou continuamos assim dando mais valor ao estético e à ditadura esquerdista até que o Islã nos domine de vez como já está fazendo com a Europa.

Anônimo disse...


E o fascista Henrique Meireles, que detesta gente pobre ou da classe média, quer que as pessoas trabalhem até os 65 anos, pra morrer logo depois, aos 72 anos!!

O Brasil está sendo assassinado aos poucos, e os filhos da pu-ta do governo de bandidos e Michel Temer alegam aumento da longevidade, pra fazer a reforma da imprevidência!!

Há muitos e muitos anos, os políticos/bandidos nas instituições públicas e os empresários comparsas NÃO ESTÃO RECOLHENDO AS CONTRIBUIÇÕES DEVIDAS POR ELES à Previdência Social. E ainda põem no bolso o que descontam do empregado e que deveriam repassar para a Previdência!

E Michel Temer chantageia os brasileiros, dizendo que vai faltar dinheiro para as aposentadorias.

Se eles, os empregadores, pagassem o que devem para o INSS, a Previdência teria superávit.


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/