Artigo, Astor Wartshow - Exit Brasil

Alguém tem dúvidas sobre o quanto o Brasil é um território maravilhoso e povoado por um povo alegre e tolerante, ainda que com sérias diferenças econômicas e culturais a resolver?
 E mais: não tem terremoto, não tem vulcão, nao tem tsunami, não tem inverno glacial, nem verão infernal. E que em plantando tudo dá mais de uma vez ao ano como em nenhum outro lugar do mundo.

Então, como se explica porque tanta gente, jovens, principalmente, e cada vez mais, quer sair do Brasil e morar em outro lugar?

Pessoalmente, sempre achei importante ter uma experiência temporária de "morar fora". Menos pelo fato de aprender outro idioma e conhecer outros hábitos sócio-culturais, ainda que importantes, mas, principalmente, para perceber que em qualquer lugar do mundo as pessoas levantam cedo e vão ao trabalho.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Só uma frase para resumir aquele artigo: "vão em busca de um menor custo de vida relativo". Exatamente isto: morar no Brasil é muito, mas muito caro. E muita gente não se dá conta disto. Quanto ao povo; bom, em Gramado, em umas lojas de chocolate, foi escancarado quem é o povo brasileiro (sem comentários....). Ah, e sem esquecer: a culpa não é do "coitadinho" do povo brasileiro, é do PT!

Anônimo disse...

Aos jovens que eu conheço aconselho o aeroporto.
O Brasil é um lugar até para se fazer a vida, mas, institucionalmente, nunca deixará de ser um bananão.

Anônimo disse...

Tenho 32 anos, sou Eng. Perito judicial e construtor, minha esposa Medica Veterinária... trabalhamos dia e noite com um único objetivo, ir viver em um país decente, optamos pelo Canadá. Alguns dizem que aventura, daí eu pergunto e viver (com medo)em porto alegre é o que???

Anônimo disse...

E precisa explicar ?

Anônimo disse...

BREXIT = BREZIL + EXIT........

Anônimo disse...

Outro ingênuo... O país "tolerante", "pacífico", etc. tem 50 mil mortes por ano, sem passar por nenhuma guerra. Líder mundial per capita em assassinatos. "Maravilha" morar aqui.

Emmanuel disse...

Ai ... ai ...
Esse é o Brasil, o país do futuro ... do PRETÉRITO!

Anônimo disse...

Concordo, acabei de vir de uma agencia do BB onde uma mocinha de 21 anos após ficar 5 meses no Canadá, estava comprando dólares para deixar definitivamente o pais e adotar aquele como sua verdadeira pátria. Pátria é toda aquela porção de terra com uma sociedade que lhe proporciona as condições dignas para uma vida digna. Nada disso se encontra por neste país. Aqui só tem ladrão, corrupto, traficante, assaltante e coisas do genero

Anônimo disse...

o primeiro paragrafo é de vomitar...

um amontoado de fantasias e folclores como essa mania de enxergar tolerância e alegria num pais com 60 mil mortes violentas/ano...

e não tem verão infernal????

ate quando vamos alimentar esses mitos a nosso respeito?

como se possuir vulcão inviabilizasse o surgimento de um país decente...

Anônimo disse...

Perfeito texto, assino em baixo. O meu amigo cerarense e esposa piauiense, ambos retirante nordestinos se conheceram em São Paulo, construiram uma familia com muito esforco e dedicação, seu filho estudou sempre em escolas públicas, fez Ciências da Computação na Unicamp onde conheceu sua esposa ,mesmo o casal empregados em suas áreas e com apartamento em Jundiai, juntaram um dinheirinho para Estudar Inglês no Canadá por 2 anos, moral da história, está trabalhando como analista de Sistema no Canadá e provavelmente não retorne mais.Ainda brinquei com com meu amigo falando que tinha perdido o filho.Se o Brasil não mudar, a tendência e gastar, preparar jovens para exportação.Exportamos os pés de obras, melhores jogadores de futebol, agora estamos exportando cérebro,ou seja, os melhores cérebros. É só conversar com jovens para saber o que eles estão pensando do Brasil bananeiro com sua politica mesquinha.

Anônimo disse...

Desde que o partido da traição, há 13 anos atrás, assumiu o DESgoverno esse país só andou para trás em ética, dívida pública, políticos e governantes corruPTos, aumento de pobreza, péssimas escolas, infraestrutura e segurança pública típicos de países convulsionados como Afeganistão, Paquistão, Síria, Iraque, Palestina,...
Entendo e apoio esses jovens bem educados, que busquem melhores dias e carreiras promissoras lá fora. O Brasil é CÚba, Venezuela, Bolívia amanhã (o famoso efeito Orloff).
Se meu filho me apresentar uma decisão dessa natureza, dou minha bênção e ajuda financeira para sair desse inferno preparado e implantado pela ORCRIM.

samuel disse...

"quer sair do Brasil e morar em outro lugar?" É PRECISO DESBUROCRATIZAR, dar ao empreendedor brasileiro condições de competir. A seguir vem a lei de venda de terras pra estrangeiros. Não que eu seja contra. Este item entra na categoria “ DESBUROCRATIZAÇÃO”, mas é necessário ir por outro caminho: Vender tudo para sustentar essa gosma de leis estúpidas? Assim o povo fica pobre, miserável, sem ser dono da própria terra em que pisa. A SOLUÇÃO É OUTRA: ACABEM COM ESSAS LEIS ABSURDAS QUE IMPEDEM O BRASILEIRO DE EMPREENDER, acabem com a Justiça do Trabalho, impostos escorchantes, burocracia estúpida, governo super DIMENSIONADO, estatais para qq atividade, etc... COM AS LEIS QUE TEM O BRASIL NÃO É VIÁVEL...A “cultura do advogado” é bem responsável por essa gosma. Advogado não é curso superior, não deve servir para ocupar cargos que necessitem esse requisito, etc... SÃO MEROS AMANUENSES DA BUROCRACIA LEGAL. Acabem com tudo isso e o brasileiro competente vai ficar aqui.

Anônimo disse...

A sintese para mim foi uma geração ávida por bons exemplos e disciplina. O PT conseguiu fazer o contrário em treze anos. Somente maus exemplos e indisciplina. É de se esperar que a criminalidade esteja nas alturas e que os mais capazes queiram ir ou já tenham ido embora.

É bem verdade que são muitos os responsáveis, centenas de milhares talvez, mas o Brasil possui duzentos milhões de habitantes ávidos de exemplo e da competência de apenas algumas centenas de pessoas que detêm o poder. Se o caminho certo houvesse sido trilhado estaríamos em melhor situação, certamente, e o PT teria o apoio dos que produzem e não dos vagabundos, incompetentes e criminosos.

samuel disse...

O lastimável é que esses brasileiros retirantes, vão impregnados do Marxismo latrino americano irão lá votar no PARTIDO DEMOCRÁTICO AMERICANO QUE É UM PARTIDO MARXISTA! Se vão para a França, votam no Hollande, etc... O que eles levam como herança cultural é que fazem a desgraça dos países que os acolhem!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/