Indicadores coincidentes apresentaram sinais mistos sobre reativação industrial

Os indicadores coincidentes divulgados sexta-feira apresentaram sinais distintos para o mês de maio. As vendas de papelão ondulado somaram 271.643 toneladas nesse mês, segundo a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO). O resultado é equivalente a uma alta de 0,4% na margem, descontada a sazonalidade, representando a terceira elevação consecutiva nessa base de comparação. Já na comparação interanual, houve queda de 0,3%. 

As vendas de papelão ondulado antecipam informações porque o material é usado para futuras embalagens industriais e comerciais.

Em contrapartida, o fluxo total de veículos em estradas pedagiadas caiu 0,4% na passagem de abril para maio, excetuados os efeitos sazonais, de acordo com a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). A retração refletiu o declínio de 2,6% do movimento de veículos pesados no período. Por outro lado, o fluxo de veículos leves cresceu 0,4% na margem. Em relação a maio de 2015, o fluxo total apresentou variação negativa de 3,3%. 

Apesar da divergência dos indicadores de maio, a equipe econômica do Bradesco, que produziu esta análise na sua newsletter desta manhã, avisou que mantém sua expectativa de leve elevação da produção industrial no período, conforme sugerido pelos demais índices coincidentes já divulgados.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/