Ações contra três ex-ministros de Dilma foram mandados por Teori para as mãos duras de Sérgio Moro

Boa parte do ministério de Dilma Roussef foi parar nas mãos do juiz Sérgio Moro nesta segunda-feira.

A decisão foi do ministro Teori Zavascki.

São os casos dos ex-ministros Edinho Silva, Jaques Wagner e Aloísio Mercadante.

Também o caso Cerveró e Delcídio do Amaral foi para Curitiba.

6 comentários:

Anônimo disse...

Revista ÉPOCA

12/03/2016

PRISÃO DE LULA: Procurador diz que texto do MP-SP é 'imprestável'

Membros do Ministério Público de diversos setores, incluídos os procuradores envolvidos com a Operação Lava Jato, criticam desde ontem (quinta, 10) os termos do pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula feito pelo órgão em São Paulo. Para os investigadores, a peça assinada por Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo é precária do ponto de vista técnico e não apresenta fundamentação suficiente para a detenção.

LEIA AQUI a íntegra do pedido de prisão

Um dos integrantes de carreira do MP manifestou sua contrariedade por meio de rede social. Sem citar nominalmente o pedido ou seus autores, o procurador regional da República Vladimir Aras foi ao Twitter classificar o texto como “imprestável”.

“Nunca vi nada igual. Todo mundo comete erros, mas não é possível tamanha inépcia e falta de técnica. O texto é imprestável a qualquer juízo”, disse o professor de Processo Penal e secretário de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República. Um dos poucos procuradores a se manifestar publicamente crítica à peça do MP, Vladimir integrou junto com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em primeira instância, a força-tarefa que investigou o escândalo do Banestado – esquema de corrupção que consistiu, entre outros crimes, na remessa de divisas para o exterior durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

Tão logo o pedido de prisão de Lula ganhou o noticiário, procuradores e até promotores públicos passaram a trocar impressões em redes sociais ou mensagens privadas de grupo em aplicativos de celular, como o Whatsapp. Segundo um dos interlocutores, que também é procurador de Justiça, o pedido de prisão é um erro grave dos membros do MP-SP e colocará sob questionamento a própria função institucional do Ministério Público. “O Ministério Público está inflamado. Ninguém acredita que eles fizeram isso”, disse o procurador, mantendo-se no anonimato.

O jornal O Globo lembra que o texto escrito pelos promotores de São Paulo vale-se de trechos de livros de especialistas em Direito Penal como Aury Lopes Júnior, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – que, segundo a reportagem também criticou a iniciativa de Conserino, Blat e Araújo. “A prisão preventiva é exceção, não pode ser banalizada. E não acredito que haja necessidade, nesse momento, de que o ex-presidente seja detido”, diz o penalista, para quem há mais “caráter simbólico” do que fundamentação processual no pedido de prisão de Lula.

Já o site da revista Época diz que Sérgio Moro e membros da força-tarefa da Lava Jato “estão indignados” com a atuação do MP-SP. “Eles acham que a peça não tem fundamentação e foi feita de forma apressada. O pedido equivocado do MP paulista, argumentam, respinga no trabalho desenvolvido na Lava Jato, guiado com cautela e esmero”, diz trecho da coluna Expresso, assinada pelo jornalista Murilo Ramos. Em resposta encaminhada ao Congresso em Foco, Moro disse que nada comentaria sobre o assunto.

Tríplex

O pedido de prisão de Lula é desdobramento de investigação sobre eventual ocultação de propriedade de um tríplex no edifício Solares, no Guarujá (SP). Apontado como o proprietário oculto do imóvel, o petista é acusado dos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A denúncia contra Lula e outras 15 pessoas foi apresentada na Justiça pelo MP na quarta-feira (9).

Anônimo disse...

Caro Políbio
O Teori ouviu a campanha do povo: Libera o Lula Teori. Liberou geral, inclusive o inquérito do Delcídio junto com Cerveró e Lula=obstrução da justiça. Todos estão sentados no colo do Moro e brevemente nas celas geladas de Curitiba. Finalmente.Muito embora o Teori tenha cancelado a gravação Lula/Anta, o que o Moro tem de prova x o chefão não é mole não e a Anta que em breve perderá o privilégio de for, também acabará sentada no colo do Moro. Estou festejando. Finalmente.
Esther

Anônimo disse...

Estes agora vão ver o que é bom para a tosse!

Anônimo disse...

Foi bom cancelar a gravação de Dilma. Assim não podem alegar nada com a desculpa de que "presidenta" não pode ser investigada. Em breve Lula deve estar curtindo sua fortuna na Venezuela.

fred oliveira disse...

Se Moro continuar na mesma linha de atuacao, se atendo `a justica como ele tem feito ate' agora, Lula e amigos serao punidos pelo que fizeram ao bem coletivo. E nao digo isso como qualquer laivo de vinganca pois acho vinganca uma das maiores provas de atraso moral e espiritual que podemos demonstrar. Falo como cumprimento da Lei, servindo como vitoria do Bem e licao para que os governantes do futuro nao repita os gestos insanos e nao se responsabilizem pelas mortes nos corredores dos hospitais e os pobres sao as vitimas, ja' que o dinheirop desviado faz falta exatamente para atender as necessidades da populacao mais carente.

Anônimo disse...

JUIz MORO TEM PROVAS CONTRA O 9 DEDU, ATE O EXECUTIVO DA AOS QUE É AMIGAO DE LULA, ESTES DIAS DISSE QUE O TRIPLEX É DE LULA, ESTÁ NO NOME DA OAS MAS SEMPRE FOI DE LULA, HEHHEHE, FORA LULA, JAULA NELE

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/