Artigo, Ibsen Pinheiro - O dia seguinte

Já falei mais sobre o impeachment de Dilma do que sobre o de Collor, o que é compreensível: naquele, há vinte e tantos anos, eu tinha um papel condutor do processo, e, portanto, impositivamente discreto. Agora, sou tratado como uma espécie de perito, ou consultor, embora não seja nem num nem outro. O que mais me pedem é comparação, especialmente as semelhanças.

É mais fácil começar pelas diferenças. Em 1992, o início do processo foi mais claro. Havia precisa definição do crime de responsabilidade. Agora, frágeis pedaladas, insuficientes e mal caracterizadas, a descumprir o primeiro requisito, o de natureza técnico-jurídica. No segundo requisito, o político-popular, também faltava aquela unanimidade do sentimento popular de 1992, e, sem essas características, configurou-se este ano mais a revanche, o terceiro turno.

Outra diferença: aquele era o primeiro processo de impeachment, não no Brasil, mas nas Américas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

30 comentários:

Anônimo disse...

Que ótima oportunidade perdida de manter a boca fechada e não dizer asneiras.

Alberto disse...

Ibsen 'ICMS' blá blá blá...

Anônimo disse...

Conta outra.

Anônimo disse...

PEDALADAS MONSTRUOSAS QUE LEVOU O BRASIL A BANCARROTA, FAZENDO PERDER AS NOTAS DE RATING DAS AGÊNCIAS, E FEZ A DÍVIDA PÚBLICA DO BRASIL EXPLODIR SOMENTE NO PAGAMENTO DE JUROS. É POR POLÍTICOS COMO ESSE IBSEN QUE O BRASIL ESTÁ DO JEITO QUE ESTÁ.

Anônimo disse...

IBSEM DEVERIA ABSTER-SE DE TODO E QUALQUER COMENTÁRIO SOBRE O ASSUNTO

Anônimo disse...

Este ibsen parece estar meio contra o impeachment... ao usar a referência dos petistas de que a oposição quer um 3º turno. Não lembrou nada da criminosa campanha que as figuras petistas fizeram para se elegerem? E das promessas descumpridas desde o início do mandato?
sr ibsen, realmente há mais diferenças que semelhanças, mas o caso de agora é muito mais grave. Acorda ibsen!

Anônimo disse...

Pelamor....

Anônimo disse...

Tentando salvar a base aliada So porcaria. Que jornal publicou esta idiotice corporativa?

Anônimo disse...

Bah. Nos estamos nas maos destes pelegos. As pedaladas e caterva quebraram o pais. Quebraram o estado. Quebraram a maioria dos municipios. Hoje pagamos 37% IMPOSTOS para ter politicos assim?

Anônimo disse...

Nenhuma credibilidade. Fez parte e só não foi preso na época pela impunidade reinante aos donos do poder.

Anônimo disse...

Este senhor não é um dos Anões do Orçamento, defenestrado da Câmara dos Deputados?

Anônimo disse...

Ate tu polibius? Eh, acho que jornalismo independente so se da para fazer de fora do pais. Gostaria de saber que forcas levaram vc a ceder...

Anônimo disse...

Esse é anão ...

Anônimo disse...

Que lixo...

Anônimo disse...

O que fala o Ibsen Pinheiro do PMDB ou qualquer político do PP deve ser desconsiderado pelo povo. O processo contra o Collor foi mais claro porque não tinha o PMDB ajudando a roubalheira.

Anônimo disse...

IBSEN O FAMOSO D20

Anônimo disse...

Chamam-me a atenção do frasista Ibsen Pinheiro o seu texto. Sempre na primeira pessoa. Eu decidi, eu fiz, eu, eu... Ele é (era) claramente contra o impeachment, porque não está sob às luzes. Ele discute a técnica, o processo, o rito, e de quando em vez arranha o mérito.
Neste texto ele quer que vote logo.
Ué! Mudou de opinião!?
Talvez a delação detalhada do Delcidio, talvez as mais de 50 provas documentais da propina da Petrobrás para as campanhas de 2010 e 2014, que o juiz Moro anexou no processo do TSE, talvez as gravações do Lula e da Dilma sobre o uso do termo de posse, que a Dilma enviou pelo "Bessias" ao Lula, dando-lhe salvo conduto em caso de ordem judicial para prendê-lo, talvez as mortes dos conselheiros do Conselho de Administração da Petrobrás, talvez as manifestações das ruas do dia 13 de março, talvez a entrevista do Delcidio à revista Veja, talvez mais algumas evidências e provas que estão vindo à luz, convençam o ego do Ibsen. Talvez! Vamos aguardar!

Carlos Beschorner
Porto Alegre - RS

Anônimo disse...

PIOR FOI ELE, QUE DEIXOU DE SER PRESIDENTE AO FAZER NEGOCIOS ESCUSOS COM NORDESTINO JOÃO...

Mordaz disse...

Outra diferença da época era que crime de tesoureiro de campanha derrubava presidente. O PT teve dois tesoureiros e o Presidente do Partido presos por crimes e nem assim culparam o CHEFE e a CHEFA.

Mordaz disse...

Imagine o que teria ocorrido se o Ministro da Casa Civil de Color tivesse sido pegou comandando a corrupção como fez José Dirceu. No entanto, Lula foi só negar que não governava para ser perdoado pela justiça e pelo eleitor.

Anônimo disse...

Não liguem, o IBSEN ficou com um TRAUMA DE IMPEACHMEN IRRECUPERÁVEL.
Depois do Color e dos anões do orçamento, NUNCA MAIS FOI O MESMO!

Anônimo disse...

Ibsen conhece profundamente o tema corrupcao, pois vivenciou o caso dos anoes do Orcamento. A corrupcao, Ibsen, eh um tema muito serio, principalmente nos niveis da nossa corrupcao. Doar dinheiro nosso, atraves do BNDES, eh um crime, pois esses recursos estao faltando para os Estados , caso do Rio Grande do Sul. Nao desculpe , Ibsen, o atual governo federal, eh um grande deservico que voce esta fazendo. A corrupcao no Brasil de hoje eh conhecida internacionalmente , gerente da Petrobras devolveu US$ 100 milhoes, mais que R$400 milhoes. A corrupcao nao eh caso de Politica, Ibsen, eh caso de Policia, como vem demonstrando, com fartas provas , a Operacao Lavajato. A Lavajato, o Dr Moro, o MPF e a PF eh que tem de ser prestigiados , Ibsen !!!

Anônimo disse...

G1 - 16/03/2016

Delcídio: mudanças em Furnas deram início a conflito entre Dilma e Cunha
Senador diz que Dilma mudou diretoria há 4 anos para cessar com corrupção.
Cunha tinha 'comando absoluto da empresa', e ficou 'contrariado', diz Delcídio.

O senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) afirmou, em depoimento à Procuradoria Geral da República (PGR), que o início do "enfrentamento" entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a presidente Dilma Rousseff foi motivado por mudanças que a petista promoveu na diretoria da estatal Furnas.
Delcídio firmou acordo de delação premiada com a PGR. O acordo foi homologado nesta terça-feira (15) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki.
No depoimento, dentro do acordo de delação premiada, Delcídio diz que a diretoria de Furnas anterior à atual era muito ligada a Eduardo Cunha e que, embora não tenha visto, acredita que o peemedebista tenha recebido vantagens ilícitas porque tinha "comando absoluto da empresa".

Segundo a delação do senador, a intervenção de Dilma na estatal deu início ao enfrentamento entre Cunha e a presidente "pois este ficou contrariado com a retirada de seus aliados de dentro da companhia

O Dep Ibsem Pinheiro é do PMDB, do vice-presidente Michael Temer louco para assumir a vaga da Dilma e do Presidente da Camara dos Deputados, Dep Eduardo Cunha, réu no STF, prestes a ser condenado, que ficou brabo com Dilma porque ela tirou seus cupinxas de Furnas para parar a robalheira, segundo Delcidio. Assim, sendo, presume-se que Ibsen é ISENTO.

Anônimo disse...

Porque não te calas!

Zarathustra disse...

O dr. Ibsen é um expert em impeachment e sobretudo, em cassações...

Anônimo disse...

Quem ainda confia nesse sujeito?

Anônimo disse...

Que decepção sr. Ibsen !!! Deves ter esquecido que a petralhada criou um dossier criminoso para acabar com sua ascenção politica quando, sendo PRESIDENTE da câmara, se alçava para ser um forte candidato à presidência da república !!! ... Eu te apoiava ... Eu não esqueci... Roberto Jardim.

Anônimo disse...

Há oportunidades em que pessoas podem lavar sua honra, Ibsen ainda tem um pouquinho de tempo para isto, mas é bem pouco senão será lembrado entre outras coisas como um cara que ajudou a destruir o Brasil apoiando a quadrilha que tomou o poder.

Anônimo disse...

Ella cometeu estelionato eleitoral , conselheira presidente da Petrobrás tentou obstruir a justiça com aquele telefonema que a polícia federal ibsen Pinheiro faz essa análise com o espírito politiqueiro que sempre preserva seus companheiros Pois afinal amar da maneira que o lava a jato está avançando como ele diz os políticos vão ser as primeiras vítimas todos os políticos estão apavorados com o lava-jato inclusive está tratando de atenuara a lamentável e histórica corrupção maior de todos os tempos.

Anônimo disse...

polibio

que conversa mole é esta do tal ibsen, convenhamos

o sartori tem que tirar ele logo de deputado suplente, que mande de volta a camara o deputado titular. antes que apareça traição de ultima hora

esse ibsen vem com essa conversa mole, não pode ficar como deputado federal, não nos representa, sequer foi eleito, o sartori fez um arranjo



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/