Análise, Edgar C. Otrálvora, Defesanet - Cuba estimula violência política no Brasil

CLIQUE AQUI para ler o duro ataque da chancelaria de Cuba às instituições da República,
tudo para defender Lula. Trata-se de mais uma intromissão intolerável aos assuntos internos do Brasil. O caso de Lula, do PT e do governo Dilma, ontem a noite, ganhou extensa reportagem da CNN em espanhol. Ao lado, mulheres assalariadas e mascaradas do MST, esta semana, cometendo crimes no RS. 

Pouca horas após o interrogatório policial a que foi submetido o presidente Lula da Silva, em São Paulo, 04MAR2016, o governo de Cuba emitiu uma declaração, em  06MAR2016, um extenso comunicado (leia a íntegra aqui Link), sobre a situação política interna no Brasil. O texto oficial do Ministério das Relações Exteriores de Cuba qualificou as investigações policiais que envolvem Lula em atos de corrupção como um "ataque contra a Constituição e a Democracia no Brasil", que procuram "desacreditar uma das organizações políticas mais combativAs da região.

O Ministério das Relações Exteriores de Raul Castro emitiu um parecer sobre o processo de impeachment  que a oposição brasileira tenta contra a presidente brasileira e a qualifica como uma "tentativa de golpe parlamentar" para "derrubar o governo legítimo da Presidente Rousseff." O “impeachment” é uma figura da Constituição brasileira, que, com o apoio entusiástico do próprio Lula foi instituído contra o presidente Fernando Collor de Mello em 1992 e tentou pela parte do próprio Lula, contra Fernando Henrique Cardoso em várias ocasiões.

Segundo a PT, seguindo o tom vindo de Cuba, o pedido de impeachment atual contra o seu governo seria um Golpe de Estado (Coup D´Etat).

Cuba atacou diretamente as instâncias judiciais que investigam os casos de corrupção ligados a Lula e Rousseff. "Com estes métodos sujos, setores da polícia, do sistema legislativo e judiciais de certos Países de nossa região, em estreita aliança com grupos transnacionais de comunicação, oligarquias e o imperialismo procura impor pela força aos Povos, o que eles  não têm sido capazes de ganhar nas urnas".

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro tem permanecido em silêncio frente a declaração cubana.

CLIQUE AQUI para ler mais. Defesanet é blog gaúcho tradiocoional e especializado em assuntos de defesa, produzido por Nelson During. 

22 comentários:

Unknown disse...

Quando é para depor opositores, o impeachment é um processo democrático. Quando é para depor um petista, o impeachment é golpe. Dois pesos e duas medidas. Essa esquerdalha é maniqueísta. Eles se consideram sempre os bons. Os que não pensam como eles são os maus.

Anônimo disse...

Mais um vagabundo que perdeu a boquinha. Fidel seria o líder da Pátria Grande, graças a miopia dos eleitores brasileiros, aqueles que deram 85% de aprovação ao Lula e 65% para Dilma. Que enviem a o Foro de São Paulo no próprio rabo.

Emmanuel disse...

Cuba ainda existe?

Anônimo disse...

Políbio, chega ser humilhante ter de assistir a manifestações de totalitários COMUNISTAS MENTIROSOS, atacando o impeachment da Dilma como golpe. Ora, o impeachment está na nossa Constituição e é um RECURSO inteiramente LEGAL. Quem é Cuba, uma DITADURA VIOLENTA E SANGRENTA, que oprime aquele pobre povo há mais de 60 anos - SEM ELEIÇÕES ??? Que autoridade têm Fidel e Raul Castro na qualidade de DITADORES mais ANTIGOS do Planeta Terra ??? Cuba vive de esmolas, hoje oferecidas pela Venezuela e Brasil, principalmente, porque NÃO PRODUZ NADA ... apenas faz política de intervenção em Nações que trabalham e produzem. Vão trabalhar, vagabundos caribenhos !!!!

Emmanuel disse...

Como de costume, Defesanet fala um montão de coisas, mas não diz nada ... típica conversa de político.
Demais disso, é bom Cuba, Venezuela, Bolívia cuidarem dos seus assuntos e não se meterem onde não foram chamados; há uma confusão enorme entre ser pacifista e ser frouxo: podem ter certeza de que o brasileiro se enquadra no primeiro, não no segundo.
A má notícia para Cuba, Venezuela e Bolívia, é que os bons tempos de viverem às custas do trabalho brasileiro estão acabando, porque a primeira providência que o povo deve tomar é cobrar uma certa refinaria que o senhor Lula da Silva deu de presente a Imorales.... E daí, sair cobrando faturas .... "doela a quem doela" ... como diria Collor da Silva ...

Anônimo disse...

Qual a importância de Cuba e de suas lideranças no contexto mundial? NENHUMA! Só tem alguma importância para os petralhas e socialistas de meia tigela. Agora será colonizada pelos EUA, pode ser que vire um país decente!

Anônimo disse...

O que é Cuba, nada, somente um amontoado de mautrapilhos pilhado por ditadores assassinos, somente isso, o que mais vemos nessa ilha nada, um povo em frangalhos passando fome , enquanto meia duzia, se esbaldam, quem defende esses assassinos, assassinos são, povo que não tem ao menos 3 refeições ao dia,povo sem força para reagir.

Anônimo disse...

Dar confiança para o que os cubanos pensam? Levem o Lula para vocês!Seria um favor e nós ficaríamos muito agradecidos!

Anônimo disse...

Os CASTRO tem que ficar espertos, com declarações deste tipo, quando trocar de governo aqui, NÃO VAI MAIS COMIDA DO BRASIL "DE GRÁTIS" para
os vigaristões comunistas, QUE EM MAIS de CINQUENTA ANOS DE DITADURA não conseguiram produzir NEM A BÓIA DE CADA DIA. AS BARRIGAS LÁ VÃO RONCAR!

Anônimo disse...

Isso são bandidos armados a serviço do PT e asseclas, e a policia não faz nada. Tem que chamar o exército.

Anônimo disse...

Polibio, estou rindo dessa nota do Ministério da Relações Exteriores de CÚba. "levantou ondas de protestos da miltância", "notas de rechaço da países caribenhos e latinoamericanos", kkkkkkkkkkkk
Até agora só los hermanitos Castro e a ordinária da Cristina Kirchner manifestaram-se, além de alguns mortadelas pagos para fazer o circo de apoio ao cachaceiro-jararaca-mais honesto do país.

Anônimo disse...

Políbio, você precisa parar de divulgar esses blogs com essas "informações" de versões esquerdistas. Deu pra notar pela matéria que esse DefesaNet tem lado, e dissimuladamente defende o lado petralha/bolivariano ao relatar somente a versão esquerdista e até castrista dos fatos!

Anônimo disse...

Cuba em breve estará "libre" e voltará a fazer parte do mundo, por enquanto é um país de múmias paralíticas oprimindo um povo!

Anônimo disse...

Certo, na foto as máscaras no rosto, para se esconder ? !!

Anônimo disse...

Os Castros estão preocupados é com a ajuda financeira, Impostos do suor e sangue dos brasileiros, é um pais que vive as custas de outros paise, não produz para sua sobrevivência, se pendurou na URSS,Venezuela e agora no Brasil.Apoio só por interesses.

maria-maria disse...

Continuo insistindo: onde está a proba, combativa e alerta oposição desta republiqueta dos bananas que não se posiciona em defesa do país? Sei; tudo é comuna da mesma cloaca. Com abjeto itamaraty, sob os dentes podres de marco aurélio to top não dá para contar; chegamos ao ponto de abandonar o mundo civilizado para rastejar diante das ditaduras genocidas e sustentá-las.

Anônimo disse...

Cuba eh um lixo, a opiniao do governo de cuba e uma vaca soltando gases tem o mesmo valor.

Anônimo disse...

MORTE AOS COMUNISTAS SUJOS.
MORTE AOS VERMES CUBANOS POVO NOJENTO QUE VIVE ADULANDO UM PORCO COMUNISTA VELHO E FEDORENTO

Anônimo disse...

E 60 anos no poder não é golpe? Aqui temos uma Constituição e o povo brasileiro a fará respeitá-la.

Anônimo disse...

Cuba só é Cuba por que fica do lado de MIAMI nos USA. Somente isso. Cuba só virou centro das potências mundiais por que é uma das ilhas mais próximas dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Assim como a TURQUIA era importante por que ficava do LADO DA RÚSSIA. Se CUBA ficasse no leste da ÁFRICA ou no SUL DA ÁSIA, ou do lado do CHILE não serviria para NADA. É como alguém que só é importante por que o VIZINHO é importante. Os Estados Unidos tinham mísseis na Turquia que ameaçavam a Rússia então os Russos apoiariam qualquer zé ruela de CUBA que fossem aliados deles. E isso é a versão OFICIAL da guerra fia. Não é a toa que tem um monte de ilhas no CARIBE que ninguém dá importância a não ser em jogos olímpicos, ou para mandar dinheiro sujo ou quando tem grandes desastres naturais.

O Haiti fica do LADO de Cuba, República Dominicana, Bahamas e outras ilhas, mas ninguém está nem aí com elas.

Igual a Coréia do Norte que só tem importância por que de novo fica do LADO de países grandes como Rússia, China, Japão, Coréia do Sul. Se ficasse em outro lugar do mundo longe das grandes potência, ninguém daria a menor atenção.

Ricardo Bisio disse...

Cuba expressa seu temor de perder os dólares remetidos pelo Brasil e ter que enviar transporte para o porto de Mariel para receber os "médicos de cuba-libre", após a expulsão do Brasil, assim como fez presidente Macri, na Argentina!
Deixo aqui, minha preocupação com os cidadãos de cuba, que fazem parte dos tais "médicos cubanos", que aqui chegaram resultado de um acordo criminoso Brasil-Cuba. O Brasil, após identifica-los corretamente, deveria oferecer asilo para impedir a obrigação de retornarem para sua terra natal, ao menos, até que o comunismo-soviético seja eliminado do país, ou que seja de suas vontades próprias.

Anônimo disse...

Eles estão agitando é porque a boquinha vai acabar.Aliás se não fosse o Barack Obama o que seria de Cuba?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/