Istoé revela dossiê secreto da PF sobre as relações espúrias de Renan Calheiros com a OAS

Na reportagem de capa que os jornalistas Marcelo Rocha e Débora Bergamasco assinam na revista Istoé de hoje, ressalta a informação de que termina nesta semana o prazo concedido à Polícia Federal pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), para a conclusão do inquérito que relaciona o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ao esquema do Petrolão. Nele, Renan é suspeito de ser beneficiário de propina desviada da Petrobras. 

A julgar pelo que os investigadores conseguiram desvendar até agora, o presidente do Senado terá dificuldades para escapar da denúncia. 

Leia a reportagem:

Obtido por ISTOÉ, relatório produzido pela PF no Paraná, a partir do conteúdo encontrado num celular do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, – condenado a 16 anos de prisão por, entre outras razões, pagar propina a políticos –, é explosivo. O material de 50 páginas indica uma série de mensagens trocadas entre Pinheiro e seus auxiliares, em que o empreiteiro demonstra intimidade com o presidente do Senado. Mais do que isso.

Trechos das conversas sugerem, de acordo com os investigadores, a influência exercida pelo empreiteiro sobre Renan, que à frente de uma das Casas do Congresso teria passado a atuar em sintonia com as conveniências da OAS – uma das empreiteiras do Petrolão que mais contribuíram para a campanha de seu filho ao governo de Alagoas. Os documentos em poder da PF indicam que Pinheiro possa ter influído para enterrar o projeto que proibia a doação privada a políticos bem como a CPI dos gastos com a Copa, temas considerados de suma importância para a empreiteira. Ambos dependiam da caneta e do prestígio político de Renan para serem sepultados. E foi exatamente o que ocorreu com as duas proposições entre 2013 e 2014. Da cadeira de presidente do Senado, Renan mandou-as para o arquivo.

As mensagens encontradas no celular de Pinheiro revelam que, para alcançar o seu objetivo de interferir em projetos de seu interesse no Congresso, o executivo da OAS participou de uma série de reuniões com Renan. Ao menos uma delas ocorreu no final de semana. Diz o relatório: “Uma breve análise das mensagens trocadas entre Leo Pinheiro e o usuário identificado por Renan Calheiros reflete entre 2012 e 2014 ao menos 06 pedidos para encontro ou contato, 02 comunicações que indicam que um interlocutor (de Pinheiro) estava ou estaria logo em um determinado local, 03 agradecimentos de Leo Pinheiro para Renan Calheiros e 14 citações de notícia de Renan no email de Leo Pinheiro”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

As RELAÇÕES que nos interessam são as de LÉO&LULA! O resto, pouco importa para o Brasil!! Gloriosa PF, não descobriram NADA disso, ou dá muito trabalho?

Anônimo disse...

IMPEACHMENT DO RENAN É UM DEVER! CAIADO PRESIDENTE DO SENADO, JÁ!

Anônimo disse...

Com tanto escandalo por onde andou essa tal de OAS que eu como Grêmista ingênuo fico muito contente que nada disso tenha ocorrido na reforma da arena do Grêmio.

Mordaz disse...

Uma república tomada de ladrões. Todos levados ao poder pelo voto popular.

Anônimo disse...

'Acusações de Demóstenes a Caiado devem ser investigadas', afirma Vannuchi

Comentarista convoca a imprensa a investigar o envolvimento do senador do DEM com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, aprofundando as denúncias do ex-senador Demóstenes Torres


RBA - 02/04/2015 - Wilson Dias/ ABr

São Paulo – Hoje (2), em entrevista à Rádio Brasil Atual, o analista político Paulo Vannuchi comentou a troca de acusações entre o ex-senador cassado Demóstenes Torres e o atual senador e líder do DEM, Ronaldo Caiado. O comentarista tratou o episódio como uma farsa e espera que a imprensa, juntamente com o Ministério Público, investigue o caso.

Vannuchi citou e comentou trecho de artigo em que Demóstenes afirma que Caiado era amigo de Carlinhos Cachoeira, e não se nutria apenas da amizade, pedindo para que pagassem as contas do senador nas campanhas de 2002, 2006 e 2010. “A Justiça Federal vai seguir o dinheiro nesse caso? Ou ela não está preocupada em combater a corrupção, mas apenas articulada numa ofensiva política contra o PT? É a chance de algum juiz para abrir a investigação sobre essa troca de balas entre os dois parlamentares”, afirmou o analista.

No artigo, Demóstenes afirma que o PSDB salvou o atual governador de Goiás, Marconi Perillo, que gastou muito dinheiro público para custear sua absolvição. Vannuchi indagou: “Revista Veja e Folha de S.Paulo, essa noticia será dada com destaque ou será escondida em pé de página para ninguém ler?”.

O motivo da reação do parlamentar cassado estar contra Caiado é uma recente entrevista do senador dada ao painel da Veja, na qual afirma que há uma grande decepção na sua vida e um traidor (Demóstenes Torres).

Demóstenes responde mencionando que recentemente Caiado participou da passeata no dia 15 de março, porém, não ficou em Goiás porque seria vaiado, tendo vindo para São Paulo com uma camiseta fascista. O ex-senador também lembrou o episódio, do qual foi testemunha ocular, em que Caiado resolveria um problema de Perillo no braço, na faca ou no revólver. Ao final da nota, Demóstenes diz: “Continue fingindo que é inocente e lembre-se que só não está na sarjeta, porque não tenho vocação para delator”.

Para Vannuchi, o caso envergonha os padrões políticos do Brasil, mas chama para o combate à corrupção. “Se existir algum interesse de combater a corrupção no Ministério Público, na Justiça Federal, ou outros meios, pois esse assunto tem que gerar uma investigação. Vamos ver se alguma rede de comunicação da imprensa monopolista empresarial está lembrando algo que nunca mais se falou, o mensalão tucano. Veremos se estão empenhados contra a corrupção ou estão envolvidos numa articulação golpista para aproveitar os problemas do PT para encobrir outros escândalos.”

PS: Parece que o Caiado "outras" coisa para se preocupar anônimo das 13:50, além do que ele anda queto ultimamente, ele e o Presidente do DEMOs, Sem Agripino Maia, depois de ser indiciado pelo STF 2 vezes.

Unknown disse...

Cadeia para todos eles,,,,,,,

Anônimo disse...

Xi as 18:09, a PF vai chegar em ti!

Anônimo disse...

O Xixi continua assombrando esse blog! Fica com seus textos chatos e marretas querendo defender o indefensável e querendo justificar as falcatruas do seu partido-quadrilha! Xixi, denuncie TODOS OS CORRUPTOS DE TODOS OS PARTIDOS que queremos vê-los em cana. Começe pelo "seus heróis do povo brasileiro"! Ah! Caia fora desse blog e crie o seu próprio ou vai assombrar os blogs-lixos comprados a soldo com nosso dinheiro, tipo o 247!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/