Análise, Fernanda Barth - Eleições de Porto Alegre sairão entre esquerda, governismo e centro-direita

Ao lado, Fernanda Barth.


Vou traçar algumas considerações sobre a última pesquisa do Instituto Paraná, publicada no Correio do Povo (14/12/15). Primeiro é preciso colocar os dados relativos aos três cenários testados.

Dados da Pesquisa do Instituto Paraná apresentados agora em dezembro
Cenário 1 – Manuela (25,3%) / Luciana Genro (12,2%) / Onyx Lorenzoni (9,7%) / Maria do Rosário (9,1%) / Vieira da Cunha (8,7%) / Sebastião Melo (5,7%) / Beto Albuquerque (3,8%) / Nelson Marchezan (3,8%) / Kevin Krieger (1,6%)
Cenário 2 – Manuela (26,4%) / Lasier Martins (13,8%) / Luciana Genro (12,6%) / Onyx Lorenzoni (9,9%) / Yeda Crusius (6,5%) / Sebastião Melo (5,8%) / Beto Albuquerque (4,6%) / Henrique Fontana (3,3%) / Marcel Van Hatten (0,5%)
Cenário 3 – Manuela (26,8%) / Lasier Martins (13,7%) / Luciana Genro (13,6%) / Onyx Lorenzoni (10,5%) / Sebastião Melo (6,1%) / Beto Albuquerque (4,2%) / Nelson Marchezan (3,4%) / Henrique Fontana (3,3%) / Marcel Van Hatten (0,5%)

Algumas considerações iniciais
Se é verdade que quando comparamos estes dados com a última pesquisa do Instituto Paraná, publicada em maio, Manuela teve um aparente crescimento, indo de 19,24% para 26,8% no melhor cenário, sete pontos percentuais a mais, se comparada com a última pesquisa do Instituto Methodus, publicada pelo Correio do Povo em outubro, elas permanecem praticamente no mesmo patamar de intenção de voto, Manuela com 23,9% e Luciana com 14,5%. A diferença é que Manuela atingiu estes 23,9% na simulação do Methodus em um cenário sem candidatos do PT na disputa. Agora, na simulação do Instituto Paraná, Manuela tem 25,3% em um cenário onde Maria do Rosário (PT) tem 9,1%. Quando Manuela é colocada em um cenário onde Maria do Rosário é substituída por Henrique Fontana (PT), Manuela cresce e faz 26,4%, Luciana sobe um pouco, fazendo 13,8%. Henrique Fontana faz apenas 3,3%. Como a probabilidade maior é de que o PT lance o vice de Manuela, caso esta concorra, é de imaginar que ela receberá a maioria dos votos dos ainda eleitores do PT, podendo sair de 30% nas intenções de voto.

Na pesquisa de maio do Instituto Paraná trouxe Manuela (PCdoB) e Luciana Genro (PSOL) nos dois primeiros lugares na preferência do eleitorado, com 19,24% e 11,4% das intenções de voto, respectivamente. O terceiro lugar estava ocupado por Vieira da Cunha (PDT), com 8,9%, seguido de Maria do Rosário (PT) com 8,8% e Onyx Lorenzoni (DEM), com 8,4%.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

15 comentários:

Anônimo disse...

O rosário da vila de porto alegre é coisa de luquiana.

Anônimo disse...

É o fim da picada que em pleno 2015 ainda levem a sério esses lixos esquerdistas.

Anônimo disse...

Conversa mole. Esses comunistas são fracos tipo cavalo paraguaio. Começam bem e ficam fora do segundo turno. Em Fpolis a cada quatro anos vemos reprisam o mesmo filme.

Anônimo disse...

Sei não, para mim quem vota no psol é exatamente igual a quem vota no pt ou no pc do b. A coisa vai se polarizar entre "petismo" e antipetismo não importando quem sejam os candidatos.

Anônimo disse...

é porto alegre eu achava que eram mais politizados votar em comunista é o fim da picada.

Anônimo disse...

É preciso lembrar que uma certa multinacional, com seu bonequinho/mascote na Praça Glênio Peres, patrocinando a Copa do Mundo foi alvo de destruição por ser um "símbolo" capitalista... Em Janeiro teremos novamente o Fórum Social Mundial, com suas idéias socialistas... E há muito tempo atrás destruíram um "relógio do milênio", por ser considerado da burguesia e da Globo... E por aqui Antônio Britto foi "massacrado" porque entregou nosso patrimônio para a iniciativa privada...
Ou seja, já faz bastante tempo que Porto Alegre tem um caso de amor com as idéias comunistas...

Emmanuel disse...

Ai ... ai ... Pobre Porto Alegre ... pobre do Rio Grande!

M@theus disse...

O Rio Grande do Sul não merece Porto Alegre como capital.

Marco Belotto disse...

Em terra de tabacudos, dá esquerda na cabeça.

Anônimo disse...

analise? quanta obviedade, quanta conta nada a ver...lamento, esta moça não sabe de nada.

Anônimo disse...

QUe comédia essa cidadezinha... Provinciana e burra.

Rafael disse...

Meu Deus! Votando em comunistas!!! Que cenário lamentável vivido em Porto Alegre. Daqui a pouco estarão votando em nazistas.

Anônimo disse...

Que gata essa fernanda barth.

Anônimo disse...

Como sempre os blogueiros parciais, ou seja, quem NÃO vota em Manoela, tudo bem, mas quem vota, não sabe votar, ou seja, só eles sabem votar.

Anônimo disse...

Agora começo a entender porque tanto gaúcho está indo morar em Santa Catarina... e eles tem razão!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/