Eduardo Cunha nega acusações, ataca Janot por vazamentos e diz que manobras sórdidas visam impedir sua ação no caso do impeachment de Dilma

Cunha ataca Janot (à direita) por violar a lei e o desafia a vazar dados também sobre políticos do PT que ele investiga. -


O presidente da Câmara dos Deputados reafirmou esta tarde que não renunciará. Ele acusa o Procurador Geral da República pelo vazamento de informações seletivas e sobre as quais não lhe deu conhecimento para se defender, violando segredo de justiça e ao contraditório, assassinando sua reputação. Eduardo Cunha nega ter recebido favores de gente ligada à Petrobrás. 

A PGR não vazou até agora uma só acusação contra os políticos do PT que possuem foro privilegiado e estão sob sua investigação.

Os ataques a Cunha intensificaram-se depois que ele avisou que vai dar andamento ao pedido de impeachment contra Dilma.

A manobra é semelhante aos ataques desfechados contra o ministro Augusto Nardes nos dias anteriores ao julgamento das pedaladas fiscais, quando jornais como a Folha de S. Paulo mentiram claramente, com ênfase na informação falsa de que o juiz federal que examinava denúncia do MPF tinha enviado tudo para o STF, quando na verdade ele tinha devolvido tudo ao MPF porque a peça era imprestável. 

Eis a nota:

Nota à imprensa:

Tendo em vista as notícias divulgadas a partir de vazamentos atribuídos ao Ministério Público acerca de supostas movimentações financeiras atribuídas ao Presidente da Câmara dos Deputados, seguem os seguintes esclarecimentos:

1) O Presidente da Câmara nunca recebeu qualquer vantagem de qualquer natureza, de quem quer que seja, referente à Petrobras ou a qualquer outra empresa, órgão público ou algo do gênero. Ele refuta com veemência a declaração de que compartilhou qualquer vantagem, com quem quer que seja, e tampouco se utilizou de benefícios para cobrir gasto de qualquer natureza, incluindo pessoal.

2) Os seus advogados ingressarão, na terça-feira, com petição ao Supremo Tribunal Federal pedindo o imediato acesso aos documentos que existam no Ministério Público Federal, para que eles possam dar a resposta precisa aos fatos que porventura existam.

3) Até o presente momento, o Procurador Geral da República divulgou dados que, em tese, deveriam estar protegidos por sigilo, sem dar ao Presidente da Câmara o direito de ampla defesa e ao contraditório que a nossa Constituição assegura, e o faz, estranhamente, de forma ostensiva e fatiada entre os principais órgãos de imprensa, ao fim de uma sexta-feira véspera de feriado prolongado, tendo como motivação gerar o constrangimento político da divulgação de dados que, por serem desconhecidos, não podem ser contestados.

4) Certamente, os advogados do Presidente da Câmara, após conseguirem ter acesso a alguma coisa, saberão dar as respostas e acionarão o STF para responsabilizar os autores desse vazamento político de dados que, em tese, estão sob a guarda do próprio PGR.

5) O Presidente da Câmara reitera que mantém o que disse, de forma, espontânea à CPI da Petrobrás.

6) Em relação a qualquer pedido de afastamento ou de renúncia por parte do Presidente da Câmara, ele informa que foi eleito pela maioria absoluta dos deputados, em primeiro turno, para cumprir um mandato de 2 anos e irá cumprí-lo, respeitando a posição de qualquer um que pense diferente, mas afirmando categoricamente que não tem intenção de se afastar nem de renunciar.

7) A Constituição assegura o amplo direito de defesa e a presunção da inocência, e o Presidente pede que seja respeitado, como qualquer cidadão, esse direito. Não se pode cobrar explicação sobre supostos fatos aos quais não lhe é dado o acesso para uma digna contestação.

8) Por várias vezes desde o início desse processo, o Presidente da Câmara tem alertado para o viés politico do PGR, que o escolheu para investigar depois o escolheu para denunciar e, agora, o escolhe como alvo de vazamentos absurdos, que impõem o constrangimento de ser ver incluído em tudo que se refere à apuração de responsabilidades nesse processo de corrupção na Petrobras, que tanto envergonha o Brasil e está muito distante dele.

9) A pergunta que não quer calar e onde estão as demais denúncias? Onde estão os dados dos demais investigados? Como estão os demais inquéritos? Por que o PGR tem essa obstinação pelo presidente da Câmara? Alguma vez na história do Ministério Público um PGR respondeu a um ofício de partido politico da forma como foi respondido com relação ao Presidente da Câmara? A quem interessa essa atuação parcial do PGR? São algumas das perguntas que gostaríamos de ver respondidas para que a atuação do PGR não exponha ainda mais a respeitada instituição Ministério Público. Saímos de um passado de que se acusava um PGR de atuar como engavetador geral da República para um que se torna o acusador do governo geral da República.

Assessoria de Imprensa da Presidência da Câmara dos Deputados


6 comentários:

Mordaz disse...

Vazar é deixar aparecer informações verdadeiras. Agora, uma coisa é certa e irrefutável. Se Cunha tinha poder na Petrobras só poderia ser por meio do PT. Aliado de 13 anos. Só poderia estar lá apadrinhado pelo PT.

Emmanuel disse...

Salta aos olhos que Janot está a serviço do PT.
É mais do que hora - a bem de que todo o corpo de procuradores federais não caia em descrédito - a classe faça exatamente o que fizeram os advogados da AGU: pedirem a expulsão do seu chefe, a saber, o elemento de nome Adams. É hora de pedir a saída desse cidadão que está emporcalhando o nome da PGU ao prestar favores a quem o nomeou.
Se Cunha e santo? Evidente que não, mas em Brasília o número de devassos é tão grande que Cunha é só mais um entre um montão que o senhor Janot deveria investigar ....

Anônimo disse...

Eduardo Cunha apresentou a contra prova, como fez o Senador Romário? Politico não basta ser honesto, tem que provar que é honesto.

Anônimo disse...

Olha, não sei não, mas esse Eduardo Cunha não é de fugir da raia, o cara é de faca na bota mesmo. O Procurador Geral precisa dar resposta imediata sobre os outros que estão "guardados" com êle... ou será que o Cunha tem razão mesmo e é único Bem Amado ?
Ô Janot, abre tudo duma vez e roda a baiana contra todos...ou será que o Diabo é preto mesmo e tem enxofre queimando nessa PGR?

Anônimo disse...

qualquer um ve que janot denunciou cunha primeiro rapidinho,para livrar dilma do imepachment- vergonha

Anônimo disse...

O tal Janojo parece estar agindo para ajudar esse governo doentio! Tenho pra mim que qualquer pessoa que defenda ou ajude um governo onde há tanta corrupção, é tão doente quanto! Ou safados oportunistas!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/