Artigo, Gustavo Schifino, zero Hora - O medo que congela também precisa nos fazer agir

Na origem, a palavra "medo" vem do latim "metus", que tem a ver com "meticuloso". Este tem medo de errar. E, atualmente, diante das restrições impostas pela estagnação econômica, percebemos que a sociedade brasileira está ficando tomada pelo medo!

Está no ar um sentimento de insegurança exacerbado, e percebemos que especialmente os gaúchos começam a ficar com receio até de sair de casa. Não é só medo de errar! É medo de ir ao cinema, ao shopping, de consumir, de jantar fora. Parece que todos estão com medo de todos. E de tudo também.

Por sua vez, os noticiários também não favorecem a situação. Diariamente, consumimos dezenas de matérias um tanto quanto pesadas. São "hard news" privilegiando notícias em tempo real também via redes sociais, mas, geralmente, com um tom mais agudo e desesperado. Sabemos da importância dessas divulgações. Entretanto, percebemos a necessidade de termos um respiro, uma luz no final do túnel. Precisamos dar uma repaginada neste cenário. Fazer uma oxigenação mental.

Afinal, sabemos da gravidade do momento atual, mas também temos consciência de que, deixando de sair e vivendo com medo, angustiados, tudo ficará estático. Não sairemos nunca mais desta situação, sem esperança ou perspectiva. Mas precisamos reverter. E isso depende de cada um de nós, de nossas atitudes. Independentemente dos governos, precisamos encontrar as nossas próprias soluções, recalcular os custos, adaptar o orçamento com sabedoria, mas fazer a máquina girar. Acreditando que esta fase ruim irá passar. Assim, nenhum aumento de imposto, pacote econômico ou medida provisória irá nos tirar do prumo.


Portanto, resgatando novamente o significado da palavra medo, devemos levar em conta que a expressão também pode ser utilizada não para designar covardia ou apreensão, mas para revelar um sentimento de inquietação e de expectativa perante algo grandioso, sobre o qual não se tem controle. Portanto, repito, devemos retomar as rédeas da situação, com aquela postura que nos faz agir e não a que congela.

9 comentários:

Anônimo disse...

"Nos fazer agir"
Agora a violência é culpa do povo, por acaso? Essa mentalidade jogral de oitava série é outro lixo.

Anônimo disse...

Não saindo de casa, não só ficamos mais seguros, como também consumimos menos e damos uma LIÇÃO nestes governos que só sabem aumentar impostos e jamais reduzir suas despesas inúteis, como bolsas da vida. Não é de estranhar que ZH, que depende de anúncios, não queira isso, mas nós contribuintes, vamos NÃO consumir para asfixiarmos estes ladrões.

Anônimo disse...

Meu medo é o de esse país desandar completamente.Aí,sim, será o terror!E salve-se quem puder! Agora, os novos ministros são políticos,não técnicos e a educação teve a sina de herdar um MercadANTA que nem sabe o qual seu papel no ministério.
Nunca se viu tanta ANTA em Brasília.Deve ter mais do que na floresta amazônica!

Anônimo disse...

MAIS UM PROVA DE QUE O PORTO ALEGRENSE NÃO TEM NADA DE GAÚCHO, POVO DO PAMPA QUE TOMA MATE USA FACA NA CINTURA 38 SEMPRE NA MÃO E NÃO ACEITA LADRÃO CRAQUENTOS E VAGABUNDOS COMUNISTAS...TRATAR BANDIDO COMO COITADINHO É A ORIGEM DO MAL QUE OS ATINGE, SE TODO CIDADÃO DE BEM TIVESSE ARMA NÃO TERIAM MAIS VAGABUNDOS NAS RUAS, MALTRATANDO VELINHOS MULHERES E CRIANÇAS....BANDIDO BOM É AQUELE TODO FURADO A BALA E BEM MORTO, VIVA A FAMILIA TRADICIONAL GAÚCHA....CHEGA DE SOCIALISMO BANDIDO ONDE BANDIDO É VÍTIMA E CIDADÃO DE BEM É OPRESSOR

Anônimo disse...

tudo isto agora é fruto do desgoverno vermelho de 13 anos, as armas e drogas entram a rodo pelas fronteiras, nao há policiais o bastante, nao aumentam a fiscalizaçao, tem muitas fronteiras que nao há fiscalizaçao NENHUMA, as drogas e armas tomaram conta de norte a sul, nao adianta combater nas cidades e estados se as fronteiras estao escancaradas- fora pt, nao temos governo nao temos investimentos em nada é somente corte e corte, corte na segurança, na saude, bna educaçao, nos empregos, o pais nao tem 1 real p investir em nada muito menos em segurança , - vergonha, este é o desgoverno vermelho, deve- se atacar a causa que é a FRONTEIRA,ou seja algo basico- nao adianta tratar a doença tem que tratar A CAUSA, nao adianta só combater aqui se na fronteira ta´escancarado

Anônimo disse...

Mas o medo é para isso mesmo, sobrevivência.

Anônimo disse...

Totalmente incoerente sair sem necessidade nestes tempos.

Lógico que quem vende quer que façamos isso, mas por quanto não.

Empresários em seus escritório em segurança, carros blindados e tudo para se protegerem, e nós, compradores sem segurança. Não, e Não.

Anônimo disse...

Muitos empresários apoiaram as safadezas de Lula-Dilma, agora vão ter que arcar com os prejuízos desta ignóbil e desonesta escolha.

Anônimo disse...

O vulcão está se preparando para entrar em erupção. Quem tem ouvido,ouça.quem tem olhos,vejam.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/