Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo - Carta aberta a Lula

Seu ex-amigo, companheiro e protetor, conta a breve trajetória traiçoeira de um farsante e mentiroso patológico. - 



Meu caro Lula, permito-me escrever-lhe publicamente diante da impossibilidade de nos falarmos em pessoa, com a franqueza dos tempos de nossos seguidos contatos –você na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos e eu prefeito de São Bernardo do Campo.
Não vou falar das greves que ocorreram de 1979 a 1981, que projetaram seu nome no Brasil e no exterior. Não quero lembrar os dias angustiantes da intervenção no sindicato pelo ministro do Trabalho, em março de 1979, e da violência que se seguiu com prisões, processos e a sua detenção pelo Dops (Departamento de Ordem Política e Social).
Todos esses fatos sempre foram acompanhados por mim juntamente ao senador Teotônio Vilela, a Ulysses Guimarães e a numerosos políticos do então MDB.
Na véspera da intervenção no sindicato, você ligou no meu gabinete me pedindo ajuda para retirar estoques de alimentos ali guardados. Enviei caminhões da prefeitura para retirá-los e o material foi depositado na igreja matriz da cidade.
Não falo das reuniões, madrugadas adentro, em meu apartamento em São Bernardo, com figuras expressivas do mundo político e também de outras esferas, como dom Cláudio Hummes, nosso amigo, então bispo de Santo André, hoje pessoa de confiança do papa Francisco, em Roma. Éramos todos preocupados com a sua sorte, a do sindicato e também a das nossas instituições em pleno regime militar.
Prefiro não falar dos dias em que o acolhi em minha chácara na pequena cidade de Torrinha, no interior de São Paulo, acobertando-o de perseguições do poder militar da época: você, Marisa, os filhos pequenos, vivendo horas de aflição e preocupantes expectativas.
Nem quero me lembrar das assembleias do sindicato, depois da intervenção no estádio de Vila Euclides, cedido pela Prefeitura de São Bernardo, fornecendo os aparatos possíveis de segurança.
Eram os primórdios de uma carreira vitoriosa como líder operário que chegou à Presidência da República por um partido político que prometia seriedade no manejo da coisa pública e logo decepcionou a todos pelos desvios de comportamento e de abusos na condução da máquina administrativa do Estado.
E aqui começa o seu desvio de uma carreira política que poderia tê-lo consagrado como autêntico líder para um país ainda em busca de desenvolvimento. Você deixou escapar-lhe das mãos a oportunidade histórica de liderar a implantação de urgentes mudanças estruturais na máquina do poder público.
Como bem lembrou Frei Betto, seu amigo e colaborador, você, liderando o Partido dos Trabalhadores, abandonou um projeto de Brasil para dedicar-se tão somente a um ambicioso e impatriótico projeto de poder, acomodando-se aos vícios da política tradicional.
Assim, seu partido, em seus alargados anos de governo, com indissimulada arrogância, optou por embrenhar-se na busca incessante, impatriótica e irresponsável do aparelhamento do Estado em favor de sua causa que não é a do país.
Enganou-se você com a pretensão equivocada de implantar uma era de bonança artificial pela via perversa do paternalismo e do consumismo em favor das classes menos favorecidas, levando-as ao engano do qual agora se apercebem com natural desapontamento.
Por isso, meu caro Lula, segundo penso, você perdeu a oportunidade histórica de se tornar o verdadeiro líder de um país que ainda busca um caminho de prosperidade, igualdade e solidariedade para todos. Alguma coisa que poderia beirar a utopia, mas perfeitamente factível pelo poder político que você e seu partido detiveram por largo tempo.
Agora, perdido o ensejo de sua consagração como grande liderança de nossa história republicana recente, o operário-estadista, resta à população brasileira o desconsolo de esperar por uma era de dificuldades e incertezas.
Seu amigo, Tito Costa.

ANTONIO TITO COSTA, 92, advogado, foi prefeito de São Bernardo do Campo (1977-1983) pelo MDB/PMDB, quando teve atuação destacada nas greves de metalúrgicos no ABC paulista em oposição à ditadura militar. Foi também deputado federal constituinte (1987-1988)


29 comentários:

Anônimo disse...

OUTRO merda arrependido, tal qual Helio Bicudo.

Estamos em 2015 e faz CINCO anos que o pinguço sai da presidência vem este SR. ESCREVER sobre o LULA o enrolador mor de todos os tempos da história brasileira?

Pra mim, mais um na fileira da responsabilidade sobre TUDO o que está ocorrendo no Brasil.

Anônimo disse...

Tua hora vai chegar, corrupto-mor. Digitem no google: Lula camisa verde e tecle em vídeos.
Nesse vídeo o mensaleiro Zé Dirceu fica enfurecido ao perceber que a “reunião”, e ao que parece, nada republicana, está sendo gravada e faz referência ao vídeo de Pelotas, em que Lula fala que Pelotas era uma cidade pólo exportadora de v…, vazado Brasil afora. Lula, de camisa verde, sai covardemente de fininho para não aparecer.
O vídeo, por si só, desmascara a tese do famoso não sei de nada, não vi nada, não participei de nada… Reparem como o filme parece retratar uma “reunião” para assuntos obscuros e reparem também a preocupação de Zé Dirceu em não ser gravado. Lula participa, ou seja, ele sempre soube de tudo.
O vídeo foi gravado por João Salles. Aparece no vídeo, além de Lula, Zé Dirceu, Guido Mantega e Duda Mendonça, Bruno Maranhão, já falecido, do MLST e também da Executiva Nacional do PT – que invadiu o Congresso em 2006, Luiz Gushiken, também já falecido, ex-ministro-chefe da Casa Civil e Gilberto Carvalho – acusado de proteger o empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido como Sombra de São Paulo, um dos prováveis envolvidos na morte do ex-prefeito Celso Daniel.
Esse é o verdadeiro PT e que muita gente ainda não conhece. Não tem preço assistir o Lula fugindo para não ser filmado.
PT nunca mais!
Fora, PT!
Chega de vermelho!
Marcos Cavalcante

Anônimo disse...

Demorou para mandar a carta, as esquerdas sempre são lentas nas percepções da verdade e rápidas nas certezas,calúnias e acusações!

Anônimo disse...

ELE SE DIZ ENGANADO MAS CHAMA O BANDIDO LADRÃO DE AMIGO.

QUER ENGANAR QUEM? TALVEZ ESTEJA COBRANDO UMA "BOQUINHA".

CONTA AÍ, O QUE A IGREJA E "DIRETORIA" AJUDARAM O NASCIMENTO DO PETRALHISMO.

O QUE FAZIAM COM TANTA COMIDA NO SINDICATO DO LADRÃO LULA?

JÁ SABIA "ARRUMAR" COISAS NAQUELA ÉPOCA!

Anônimo disse...

Foi um tapa na cara, isso para quem tem vergonha. Tabira - Pernambuco. - Região Sertão do Pajeú.

Emmanuel disse...

Uma lamúria atrás da outra, sem falar que agora, Lula flagrado, não poucos vão querer "descolar" sua imagem em relação ao elemento pego com a boca na botija; me parece aquele negócio: "ahh isso não é comigo! Continuo tão alvo como a neve ... ou tão vermelho quanto Marx..."
Não acredito nessas manifestações.
O PT, desde o nascedouro, prometia ser uma máquina onde imperaria a hipocrisia e a mentira; e nem creio que seus integrantes, negando a origem, ou se escondendo em fachada nova tão repugnante quanto a primeira, consigam se fazer de "novos", mormente o fato de que, não negam sua origem, não rejeitam seus cacoetes, nem tampouco confessam arrependimento.
Continuo a parafrasear Euclides da Cunha: "... o petista, antes de tudo, é um cínico ..."

Anônimo disse...

Admiro como esse pessoal foi enganado por tanto tempo.O Lula nunca me enganou.Pessoas que vendem o paraiso e não fala como entregá lo está somente enganando os incautoas? Vejo todosnos dias o pessoal da esquerda subir na tribuna da camara ou do Senado para pedir ou oferecer bondades,sem explicar de onde sai os recursos.Como minha mãe fizia para os filhos quando pedia um doce ou uma fruta mais cara, "voces acham que temos aqui em casa um burrico que caga dinheiro"?Esse desgoverno e o pessoal da esquerda acham que o Brasil tem um burrico,povo,que caga dinheiro.

Anônimo disse...

Admiro como esse pessoal foi enganado por tanto tempo.O Lula nunca me enganou.Pessoas que vendem o paraiso e não fala como entregá lo está somente enganando os incautoas? Vejo todosnos dias o pessoal da esquerda subir na tribuna da camara ou do Senado para pedir ou oferecer bondades,sem explicar de onde sai os recursos.Como minha mãe fizia para os filhos quando pedia um doce ou uma fruta mais cara, "voces acham que temos aqui em casa um burrico que caga dinheiro"?Esse desgoverno e o pessoal da esquerda acham que o Brasil tem um burrico,povo,que caga dinheiro.

Anônimo disse...

Você lula foi e é traidor com o povo, com seus amigos e também de sua própria historia. Você aliou-se ao poder não só pelo fato político, mas o mais importante, usou seu poder para construir o maior esquema de corrupção já visto no mundo. Acabou com sua história, com povo lógico e com o Brasil. Estamos senhor lula, estarrecidos com seu poder, e agora nos últimos acontecimento, encosta seu jatinho no aeroporto em Brasília para enfiar seu bico nos problema que a Dilma e você criaram. Provavelmente, forçará a renuncia da presidanta para depois tentar se candidatar em2018 como salvador da pátria. Mas, senhor lula, não vai dar certo porquê ninguém cofia em você, o senhor é um megalomaníaco, sabe o que é isto? Uma doença mental onde o doente só pensa no poder e não mede as consequências para conseguir.

Anônimo disse...

Não leu a última manifestação do Olavo de Carvalho sobre a verdadeira personalidade psicopata do boquirroto, pois do contrário, não jogaria palavras ao vento para o maior traidor da nossa Pátria.

Anônimo disse...

O Lula nao traiu ninguém. Sempre foi fiel a doutrina de Fidel Castro e todos sabiam - mas fizeram pouco caso - ate que fundou o Foro de Sao Paulo em 1990 - muito antes de ser eleito presidente. Seu projeto sempre foi reinar o primeiro mandato - para aparelhar o estado e dominar as estatais - e depois enfiar o Ze Dirceu - o grande estadista comunista - goela abaixo dos brasileiro. Porem, com o advento do mensalão, e o consequente envolvimento direto de Dirceu, Lula foi obrigado a se reeleger e em seguida colocar uma sem noção para guardar seu lugar no trono - mas a psicopata resolveu continuar brincar de presidantA e deu no que deu - o PT foi pra fita e vai levar seu amiguinhos bolivarianos a reboque.

Anônimo disse...

O Lula nao traiu ninguém. Sempre foi fiel a doutrina de Fidel Castro e todos sabiam - mas fizeram pouco caso - ate que fundou o Foro de Sao Paulo em 1990 - muito antes de ser eleito presidente. Seu projeto sempre foi reinar o primeiro mandato - para aparelhar o estado e dominar as estatais - e depois enfiar o Ze Dirceu - o grande estadista comunista - goela abaixo dos brasileiro. Porem, com o advento do mensalão, e o consequente envolvimento direto de Dirceu, Lula foi obrigado a se reeleger e em seguida colocar uma sem noção para guardar seu lugar no trono - mas a psicopata resolveu continuar brincar de presidantA e deu no que deu - o PT foi pra fita e vai levar seu amiguinhos bolivarianos a reboque.

Anônimo disse...

Em 1995, numa reunião onde havia 3 petralhas, eramos 6. Eu acabei a reunião qdo disse ao comunas petralhas, que o pt qdo fosse governo roubariam igual ou mais do que os outros partidos. Em nenhum pais um partido roubou tanto. Assaltaram o pais e continuam o assalto. Eh triste ser brasileiro nos dias de hoje. Se eu tivesse uns 30 anos iria embora daqui, para um pais como canada, australia, nova Zelândia.

Anônimo disse...

Tito Costa com 92 e Hélio Bicudo com 93 anos, agora deram para posar de "bons moços", vindo a público condenar o ex companheiro de PT. Como são ingênuos estes dois velhinhos!
Disse H Bicudo:
Durante 25 anos, o senhor foi próximo ao ex- presidente Lula. Como o vê hoje?

Lula nunca é próximo de ninguém. Ele é próximo dele próprio e de seus interesses. Eu caí nessa armadilha, mas hoje eu sei que ele só está em busca de vantagem para ele e para sua família


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/helio-bicudo-ela-dilma-cometeu-crimes-contra-boa-administracao-17547384#ixzz3mJzSUCIU
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Anônimo disse...

É só olhar a cara desse indivíduo para perceber quem ele realmente é...Essa foto
diz tudo.

Anônimo disse...

Delação da Andrade atinge Aécio, Serra e Aloysio:

Em acordo de delação premiada, dois executivos da construtora Andrade Gutierrez, uma das investigadas no esquema de corrupção da Petrobras, citam os nomes das principais lideranças do PDSB: os senadores Aloysio Nunes (SP), José Serra (SP) e Aécio Neves (MG); Aloysio já é alvo de pedido de investigação por parte da Procuradoria Geral da República por suposto recebimento de doação irregular na campanha; a Andrade Gutierrez contribuiu com R$ 19 milhões para a campanha de Aécio à presidência da República em 2014

13 de Setembro de 2015

247 – Dois executivos da construtora Andrade Gutierrez, uma das envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras e investigada pela Operação Lava Jato, citam os nomes das principais lideranças tucanas em acordo de delação premiada.

São mencionados os senadores José Serra (SP), Aécio Neves (MG) e Aloysio Nunes (SP), de acordo com o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder (leia aqui).

Aloysio já é alvo de pedido de investigação da Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal. E Aécio já foi mencionado em depoimento do doleiro Alberto Youssef por ter recebido dinheiro de Furnas.

A empreiteira, que teve seu presidente, Otávio Azevedo, preso em junho, foi a maior doadora de recursos na campanha de Aécio à presidência em 2014. Foram 322 doações, que somaram mais de R$ 20 milhões, de acordo com dados do TSE.

Xi, não se preocupem editor, tucanos & afins, é só noticia, pode que ao fim ao cabo não de em nada e acabe só na noticia.

Anônimo disse...


Carta aberta, normalmente, mesmo que em partes “pega pesado”. O que faz o Sr Tito é “não quero falar disso, não quero falar daquilo, não quero lembrar ""daquilotro""..., porém com uma escrita a enaltecer os feitos “daqueles tempos” para referir-se depois a erros do partido mais ainda assim, enaltecendo a possibilidade de que ELLE deixou passar a oportunidade de ser o “grande líder” de alguma coisa...
Não deixou não Sr Tito: é só acompanhar o que rola pela mídia e o que deve vir a ser descoberto, e provado, daqui mais um pouco, para ver que ELLE aproveitou-se sim, das oportunidades.
Só que agora está chegando a hora do acerto de contas ....

Anônimo disse...

Entao comece a chorar , porque o Lula será o próximo presidente do país . Aguarde .

Anônimo disse...

Certamente o senhor Tito Costa não leu o livro de Romeu Tuma Jr.Se tivesse,saberia que durante os episódios por ele descritos,Lula já era o "Barba"um traidor delator de seus companheiros.
Quando Lula mandou seu cabeleireiro alisar seus cabelos,foi aviso de que aquele Lula sindicalista,havia desaparecido.Agora seria o Lula das empreiteiras,do Sócrates de Portugal,etc.etc.Não precisará mais de sua chácara.Isso é coisa de pobre.

Anônimo disse...

TUDO PARTE DO MESMO ESQUEMA. TODOS IGUAIS.

Anônimo disse...

Políbio,

O corporativismo da Esquerda é impressionante, pois mesmos avisados pelo MENSALÃO ficaram "na moita".

Todo esquerdista graúdo sabia, a muito tempo, que o LULLOPETISMO roubava.

Só após a Lava-jato escancarar a roubalheira é que vem as "cartas abertas" e os "pedidos de impeachment".

Por que demoraram tanto, heim esquerdistas??

JulioK

Anônimo disse...

O Barbudo sempre foi um mau carater, bandido venal. Nao tem nada de "desvios", o que eles fizeram com o pais eh o que sempre foi planejado.

Anônimo disse...

conta outra, este aí quee screvou atal carta é outro safado, baba ovos, esta carta está mais é elogiando, este traste asqueroso do lula só enganou trouxas, mortadelas, cara analfabeto bebado este lula,nunca foi lider algum, conta outra, estadista foi fhc

Anônimo disse...

me engana que eu gosto, esta gente de esquerda acha que somos idiotas, lula sempre foi um pilantra bebado, arrancou o dedinho para se aposentar, como se fosse isto motivo para um homem forte e novo se paosentar, lula tb lutou p impor o regime vermelho e n democracia nenhuma,além dsito lula entregava aos militares possiveis greves e reunioes sindicais, conte outra meu caro esta nao cola

Anônimo disse...

era só o que faltava, todos sabemos que lula sempre teve como objetivo introduzir o regime vermelho nao só no brasil mas como na america latina, kkk, acha que somos tapados, este traste sempre foi um pinguçu , nao foi de uma hora para outra que ele mudou nao, hora------ este tal amigo de lula chega a ser patetico com esta conversa p boi dormir

Roberto Vinazzi disse...

Pensei que como ex-prefeito pelo PT fosse comentar algo sobre seus colegas assassinados, Celso Daniel e Toninho do PT. Afinal, com 92 anos de estrada deve saber muito; poderia deixar um legado positivo para a história que teima-se em não escrever...

Luiz Vargas disse...

Perda de tempo deste ex-amigo ao escrever uma carta aberta para o maior vagabundo da história do país.
É sabido que o pinguço canalha e semianalfabeto o Brahma51 detesta ler.

Anônimo disse...

Ok

Anônimo disse...

Se auto proclamavam VESTAIS. Vestais são os piores.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/