Redução da dívida com a União: se vale para São Paulo, por que não vale para o RS ?

Nas nota a seguir, a jornalista Mônica Bérgamo, Folha, informa hoje que o governo Dilma começará a cobrar menos pelas parcelas mensais devidas pela prefeitura de SP. O prefeito Haddad conseguiu liminar em juízo, coisa que o RS nem tentou até agora, o ministro Levy relutava em acatá-la, mas finalmente rendeu-se. 

O RS não ajuizou nada semelhante, mas nas mãos da ministra Rosa Weber existe ação própria protocolada pela OAB para que revise os termos do serviço da dívida gaúcha. 

Tarso Genro nunca quis briga com sua companheira de Partido, mas Sartori não tem razão alguma para confrontar uma presidente que nem o recebe para discutir o caso. Além disto, a ação existente no STF não é sua, mas da OAB. 

É o caso de forçar a mão.

Leia as notas da jornalista:

SUSPIRO PAULISTANO
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deu o sinal verde para que o governo enfim faça um acordo em torno da dívida de São Paulo.

SUSPIRO 2
Ele aceitou os termos propostos pelo prefeito Fernando Haddad, para que as parcelas do débito da cidade com a União já começassem a ser pagas com um valor menor.

SUSPIRO 3
Levy resistia ao acordo, propondo que só o estoque da dívida, que será pago no futuro, fosse reajustado com índices menores de correção. O fato de Haddad ter conseguido uma liminar na Justiça determinando a adoção de percentuais inferiores de reajuste fortaleceu a posição do prefeito.

ÚLTIMO PASSO

Com o aval de Levy, falta agora a AGU (Advocacia-Geral da União) assinar o acordo e encaminhá-lo à Justiça em conjunto com o município.

12 comentários:

Anônimo disse...

São paulo tem privilégio por ser o maior colégio eleitoral do país.

Anônimo disse...

"coisa que o RS nem tentou até agora". Não adianta, seja PT, PMDB, PSDB, os governantes gaúchos são sempre uns incompetentes. Tem que deixar claro que o problema é essa dívida imoral que precisa ser perdoada, que Britto renegociou mal e que Olívio, Rigotto, Yeda, Tarso e o gringo não atacaram de frente. É tipo aquelas multas ambientais que não foram cobradas e prescreveram.

Anônimo disse...

PORQUE GOVERNO FEDERAL VISLUMBROU QUE POR AQUI NOSSO GOVERNADOR É VISIONÁRIO.

E O PRÓXIMO PASSO SERÁ A INTERVENÇÃO.

SARTORI PERDEU A GRANDE OPORTUNIDADE DE FAZER UM "PACTO COM O RIO GRANDE", REDUZINDO IMPOSTO, CORTANDO GASTOS, E MUITÍSSIMOS OUTRAS AÇÕES, > PAGANDO OS PEQUENOS E PARCELANDO OS GRANDES > TERIA A POPULAÇÃO TOTA AO SEU LADO.

PREFERIU FICAR AO LADO DOS "PODEROSOS" E AGORA ???

Anônimo disse...

O govenrandor Tarso, conseguiu contarnar as finanças públicas no seu período de Governo, tanto que foi aprovada por unaminidade e com louvor pelo TCE. Seu planejamento éra ser reeleito Governador do Estado, por isso deixou engatilhado a aprovação no Senado, já com o OK do governo federal a negociação das dívidas dos Estados com a União e, de cara a possobilidade de novos empréstimos com o Banco Mundial, com juros módicos. Não foi reeleito, não pode seguir seu projeto de governo.
Agora cabe ao tiririca da serra continuar negoviando no Senado, afinal o Presidente do Senado Renan Calheiros é de seu partido, PMDB ou colocar na justiça, como fez o Prefeito de SP, que é do PT e o Prefeito da cidade do RJ, que é do PMDB.

E qual foi o caminho que tiririca optou? Nenhum, está inerte.

Anônimo disse...

DEVERIA TER SIDO O PRIMEIRO ATO DO GOVERNO SARTORI, MAS PREFERIU POSAR PARA FOTO COM DILMA E ASSINAR PACTO DE GOVERNABILIDADE.

TROCOU OS GAÚCHOS POR DILMA/LULA/PT.

Anônimo disse...

Seria porque o Prefeito é companheiro e está muito mal avaliado pela opinião pública e não tem o que mostrar na próxima eleição?

Anônimo disse...

Por quê a dívida do Estado de São Paulo,maior colégio eleitoral entre os Estados,não foi renegociada?Só da Prefeitura?Seria o Governador de São Paulo da oposição?

Anônimo disse...

Elogiar o Tarso é contar piadas fora de hora.

Anônimo disse...

Polibio, no texto deve ser mencionado Cidade de São Paulo para não confundirem com Estado de São Paulo que não teve as dividas renegociadas.Prefeito da Cidade de São Paulo é do PT ,Governador do Estado de Sao Paulo é do PSDB.

Anônimo disse...

Vai ver é porque São Paulo não tem um Estado Paquidérmico como o RS, com 19 Fundações Públicas, com direito a algumas para fazer música (FOSPA), outras para fazer concurso público e cuidar de estagiários (FDRH). é uma sangria de $ pública

Anônimo disse...

Hahahaha!
E vem gente aqui defender o governo de Tarso, responsável por esse buraco onde o RS se encontra, como se ele fosse um visionário em economia. É o cúmulo da debilidade mental, larguei de mão.

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DE 26 de agosto de 2015 12:30

QUEM ENTROU NA JUSTIÇA FOI A CIDADE DE SÃO PAULO.

O ESTADO DE SÃO PAULO NÃO ENTROU NA JUSTIÇA (AINDA).

ESTAS DÍVIDAS JÁ FORAM PAGAS (TODAS ELAS) DEVIDO AOS JUROS COBRADOS, PIOR QUE DE AGIOTAS.

ENQUANTO BRASÍLIA SUFOCA OS ESTADOS FEDERADOS (NA MAIORIA DIRIGIDOS POR GOVERNADORES COVARDES), O MESMO GOVERNO PERDOA DÍVIDAS (O NOSSO DINHEIRO) DE PAÍSES AFRICANOS, E EMPRESTA DINHEIRO PARA BOLÍVIA, CUBA, VENEZUELA, EQUADOR, A JUROS CAMARADAS.

SE OS GOVERNADORES NÃO SE UNIREM CONTRA ESTE GOVERNO CANALHA, OS ESTADOS VÃO SEGUIR RUMO A QUEBRADEIRA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/