Polícia investiga linchamento de militantes do PSOL contra duas militantes e o ex-tesoureiro do Partido no RS

CLIQUE AQUI para ler reportagem do blogueiro Thales Bouchaton, publicada no site Sul21, no qual o caso é melhor contado, inclusive com reprodução de mais fotos e filmes sobre os espancamentos. - 


O jornal Zero Hora, RBS, levou quase uma semana para replicar e aprofundar a informação que o editor passou em primeira mão no sábado passado, contando a emboscada e o linchamento de três militantes do PSOL por parte de uma dezena de companheiros seus do próprio Partido e do PCB, tudo ocorrido na madrugada do último sábado em frente ao Diretório Central dos Estudantes, no centro de Porto Alegre. O jornalista Alexandre Dornelles, 32 anos, ex=-tsoureiro estadual do PSOL, teve o braço quebrado, apanhou até cair no chão, teve a cabeça chutado e só não foi morto porque populares intervieram. Suas duas companheiras também foram agredidas selvagemente. 

A reportagem de Maurício Tonetto fala em confronto entre militantes de esquerda, o que não é correto, porque o ex-tesoureiro estadual do PSOL e suas duas companheiras foram emboscados e espancados e mal conseguiram se defender. 

De qualquer modo, o editor disponibiliza o texto do jornal, porque ele acrescenta detalhes desconhecidos até agora, como a própria condição de Alexandre Dornelles como ex-tesoureiro do PSOL. Os agredidos fazerm parte de um coletivo, uma dissidência do Partido. Durante os protestos de junho de 2013, o coletivo – que atua principalmente em defesa dos direitos da juventude, dos LGBTs e das mulheres – foi um dos principais organizadores das manifestações nas ruas de Porto Alegre. Entre as suas lideranças estavam Gabi Tolotti, que concorreu no ano passado a vice-governadora do Estado pelo PSOL, na chapa composta com Roberto Robaina, ex-marido de Luciana Genro e pai de Fernando Genro, que vem a ser presidente (coordenador) do DCE da PUC, seus adversários na universidade católica. 

Desafiada a falar, a direção do PSOL, em cujo comando estão justamente Luciana, Roberto Robaina e Pedro Ruas, só se manifestaram na quarta-feira, condenando a violência.

Leia toda a reportagem do jornal:

Uma briga entre militantes de esquerda terminou com pelo menos 12 feridos na madrugada do último sábado, 1º de agosto, em frente à sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no centro de Porto Alegre, onde ocorria uma festa. Até a tarde desta quinta-feira, três ocorrências foram registradas na 1ª Delegacia de Polícia (DP). Um dos feridos teve o braço quebrado e precisará de dois meses para recuperar os movimentos.
Fala, PrOA: você é de esquerda ou de direita?
O jornalista Alexandre Dornelles, 32 anos, ex-tesoureiro estadual do PSOL, recebeu diversas pancadas, que foram registradas por câmeras de vigilância. Ele acusa cinco membros do coletivo Juntos, ligado ao PSOL, de preparar uma emboscada na rua André da Rocha por volta das 3h20min.
– Isso ocorreu pelas críticas que viemos fazendo a eles. Eu integro um movimento social (Barricadas) e saí do PSOL há dois anos e meio. Esse movimento frequenta lugares em que está o Juntos, e os ânimos foram se acirrando cada vez mais. Eles entendem por provocação a crítica à política e dizem que somos a favor da intervenção militar porque não queremos eleições e disputar o Estado. Quando apanhei, eles gritavam 'tu sabe o que tá fazendo' – afirma Dornelles.
A Polícia Civil, porém, trata o caso como briga generalizada. De acordo com o delegado Paulo César Jardim, titular da 1ª DP, os indiciamentos sairão depois da análise de laudos das lesões dos envolvidos:
– Todo mundo bateu em todo mundo. Tenho 12 pessoas com lesões como mordida, dedo no olho, puxada de cabelo e pontapé. Não dá para direcionar em uma vítima. Estou vendo isso aqui como rixa política. Pelo jeito, todos se conhecem.
Na última quarta-feira, a direção do PSOL no Estado publicou uma nota em que diz não ter "nenhuma responsabilidade sobre o ocorrido. Trata-se de ato isolado de indivíduos. O partido não compactua com quaisquer atos de violência, sejam quais forem os seus autores. Tendo sido constatado o envolvimento de dois de seus filiados no incidente, o partido decide instaurar uma Comissão de Ética para apurar o caso e as responsabilidades". 
O Juntos também se manifestou, por meio da sua página no Facebook, e classificou o incidente como "lamentável. Embora as atitudes tenham sido individuais, o nosso coletivo se responsabiliza pelos seus militantes envolvidos e por isso fazemos esta autocrítica. Não defendemos a resolução de problemas de forma violenta. Pelo contrário. (...) Assumimos a responsabilidade diante dos lastimáveis fatos mostrados no vídeo, que inclusive mostram o envolvimento de dois militantes do Juntos na briga".


4 comentários:

Anônimo disse...

Rafuagem, chinelagem, ainda bem que foi entre eles. Se merecem.

Anônimo disse...

Não é confronto entre militantes de esquerda conforme escrito nesse blog, e sim CONFRONTO ENTRE GANGUES POR BRIGA DE COMANDO DO MESMO TERRITÓRIO.

Esse é o pagamento de uma milésima parte do que essa gente fez nos distúrbios de junho/13, quando depredaram o patrimônio público, quebraram a ordem pública e assustaram as pessoas de bem (tudo com a anuência das autoridades e sem nenhuma ação contrária do governante da época).

Isso tudo é uma pequena amostra daquilo eles receberam das suas famílias esfaceladas, onde a mãe de um deles invadiu e quebrou o R.U. da PUC-RS em 1988 e um tempo depois subiu na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa.Papi e mami ensinaram, fazer o quê? Aposto todas as minhas fichas de que nem um deles trabalha e nunca trabalhou. Só vadiagem.

Não se assustem, essa gente está em treinamento de campo, pois em breve nos governarão, serão nossos representantes nos Legislativos e Executivos.

E tenho dito.

Anônimo disse...


Aqualito e Pingo de Cristal
Esse assunto vai voltar em 2016, e quem vai pagar a fatura é a candidata Luciana Genro e seus candidatos a vereadores! Às vezes os Partidos dão um tiro no pé. O PSOL conseguiu a proeza de dar um tiro na cabeça!

Anônimo disse...

Pq não se mataram? Assim teríamos um Rio Grande do Sul menos podre.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/