A charge ao lado é de Latuf e está disponibilizada no Google.
Nesta entrevista, intitulada "Para Stadtbus, requisitos do edital são ’perversos’, o diretor da empresa de ônibus Stadtbus, de Santa Cruz do Sul, conta as dificuldades que enfrenta para disputar a licitação do transporte coletivo de Porto Alegre. Ele não fala em jogo de cartas marcadas (a Stadtbus é a única empresa que não pertence aos atuais consórcios), mas o que ele conta é muito estranho e merece uma CPI. O cartel que domina o transporte coletivo da capital gaúcha está entronizado no mercado durante décadas - sem licitação alguma.
A reportagem e a entrevista são de Jessica Gustafson.
Leia tudo, porque raramente os jornais locais abordam o assunto sob o ângulo colocado pelo jornal.
Tolotti alega que a Stadbus foi prejudicada na licitação
dos ônibus
A única participante da licitação do transporte coletivo
de Porto Alegre que ainda não opera na cidade é a Stadtbus, de Santa Cruz do
Sul. Atuando no ramo do transporte desde 1966, em cidades do Estado, do Mato
Grosso e de São Paulo, a empresa foi desclassificada nos três lotes que
concorreu, mas entregará hoje suas contrarrazões para tentar voltar à disputa.
Em entrevista ao Jornal do Comércio, Géferson Tolotti, diretor da
Stadtbus, diz que as exigências do edital prejudicaram a competitividade, pois,
ao contrário dos atuais consórcios, que já possuem frota nos moldes definidos,
seria necessário adquirir 200 ônibus em cada um dos lotes.
Jornal do Comércio - Como a Stadtbus avalia a licitação
do transporte da Capital e a sua participação nela?
Géferson Tolotti - A participação na licitação não é
muito fácil, pois requer um investimento de cerca de 200 ônibus para cada lote
licitado (nesta licitação, as três bacias existentes foram divididas em seis
lotes). Cada ônibus simples, no modelo que o edital determina, custa cerca de
R$ 280 mil. Nós acreditávamos que poderiam ser lotes menores para aumentar a
competitividade, com mais empresas do Interior do Estado e de outros lugares do
Brasil participando. Não estamos falando só de capacidade de investimento, mas
de ter o atestado de 50% dos passageiros transportados e do número de ônibus.
Isso é raro de as empresas terem. Em cidades europeias, podemos verificar
empresas com dez ou 15 ônibus apenas. O que é necessário é ter um órgão que
faça a gestão das empresas, definindo regras para o serviço. Neste modelo, a
competitividade é prejudicada, e podemos verificar isso pelo fato de que só uma
concorrente não faz parte dos atuais consórcios.
JC - A empresa foi desclassificada no lote 4 por
apresentar tarifa superior ao estabelecido. Por que isso foi feito?
Tolotti - Aconteceu uma coisa perversa nesse edital.
Um mês antes de enviar a proposta, nos demos conta de que não existiam ônibus
usados com os pré-requisitos definidos para Porto Alegre para aquisição no
País. Os ônibus de Curitiba não servem para a Capital, os de São Paulo e Rio de
Janeiro também não etc. Para alargar uma porta de um veículo já existente, é
extremamente caro. Para encomendar um novo, não tem problema, é só definir as
medidas. Anos atrás, foram criadas exigências sobre o tamanho do degrau e da
porta, com diferença de um centímetro para cada lado. Colocamos uma tarifa
superior, pois era a única possível para algumas bacias e para demonstrar a
perda de competitividade. Só conseguiríamos nesse lote com ônibus usados, mas
eles não estão disponíveis no mercado.
JC - Mas no lote 5 a tarifa apresentada foi menor que a
das concorrentes?
Tolotti - Então, nós fomos aos fornecedores de
ônibus do Estado. Conseguimos, mesmo colocando toda a frota operante com menos
de um ano de uso, fazer uma proposta ainda melhor que as outras no lote 5. Ao
longo do contrato, nossa proposta representa uma economia de R$ 20 milhões em
relação à oferecida pela concorrente. Agora, tentam nos desclassificar tanto no
lote 5 quanto no lote 1 pelo tal fator de utilização, que se refere ao número
de motoristas e cobradores que se coloca na planilha para cada ônibus. Em 200
ônibus, a nossa proposta divergiu, sob o ponto de vista de interpretação da
EPTC, em 1,4 motorista. Eles querem nos desclassificar por uma planilha que nós
não temos, que não nos passaram, fazendo com que a população de Porto Alegre
gaste R$ 20 milhões a mais e ande em ônibus com mais tempo de uso. Nossa frota
ficou com cinco anos a menos do que a frota da concorrente.
JC - Vocês consideram que esse motivo é irrisório?
Tolotti - Eles permitem que as empresas atuais
tenham mais de 57 diretores juntas, recebendo mensalmente R$ 10,8 mil cada,
somando um valor anual de mais de R$ 7 milhões. O número é maior do que o de
vereadores em Porto Alegre. Se são seis lotes, deveriam ser seis diretores. A
nossa empresa está oferendo um diretor, que sou eu. Nada disso foi levado em
conta.
JC - O que deveria ter sido feito para tornar a licitação
mais interessante para as novas empresas?
Tolotti - Poderia ter sido pedido ônibus com padrão
nacional para todos ou que pudessem ser apresentados coletivos com outros
moldes e, na renovação, fosse solicitado o padrão de Porto Alegre. Entretanto,
essa não é a questão agora. Amanhã (hoje), nós entregaremos as contrarrazões
relativas à desclassificação, apontando uma série de problemas das outras
empresas (divergência entre a frota operante informada e a utilizada no cálculo
da tarifa, utilização de percurso médio mensal operacional em desacordo com a
proposta, utilização de declaração de preço de combustível sem validade etc.).
Acreditamos que a Comissão de Licitação abrirá os olhos para isso. Se
aceitarem, poderemos nos habilitar para os lotes 1 e 5.
7 comentários:
tudo carta marcada...bando de lacaios...por isso que aqui fazem o que querem,a Carris então nem se fala...aquela demissão dos funcionários é cascata,eles vão voltar,como no filme O exterminador do futuro. "I'll be back...tudo aqui vira política e corrupção...
A licitação que deveria promover a ideia de baixar a passagem,já parte de um preço da passagem definido. As regras não beneficiam a disputa de pequenas empresas. Na verdade trata-se de uma homologação do cartel já instituído. A CPI não ocorrerá pois todos os partidos já mamaram nesta teta.
Parece que houve uma desclassificação dirigida, com alegação técnica, realmente, duvidosa. Deve haver interesse e lobby para a permanência das atuais empresas. O reino da política não tem santidades, esta existe só em Roma.
Quem sabe o empresário não aciona o MP e embarga a licitação.
ISSO NÃO É NOVIDADE. DE ONDE PARTIRAM AS PRIMEIRAS INVESTIGAÇÃO EM SANTO ANDRÉ? CASO DANIEL ?? -
Onde está o MP ??
Infelizmente temos apenas 1 Juiz Moro no Brasil, com coragem e determinação para fazer o que deve ser feito !!!!
Não só neste caso, mas em milhares de situações no nosso país!
Com todo o respeito...bem fraquinhas as alegações desta empresa....Se os concorrentes que se apresentam são frágeis, continuaremos com este transporte de terceiro mundo. Bem que merecemos. Todo dia tem criminoso botando fogo em onibus Brasil a fora.
Quem é o trouxa que vai fazer grandes investimentos.
Jamais publiques charges do Latuf. Merecemos coisa melhor.
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