Polícia Federal do RS conclui inquérito do Pronaf. Vereador do PT e mais 13 são indiciados.

A Polícia Federal indiciou 14 pessoas no inquérito criminal que investiga fraudes em financiamentos do Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no RS. Um dos indiciados é Wilson Rabuske, dirigente da Aspac e vereador do PT em Santa Cruz do Sul. O deputado petista Elvino Bohn Gass chegou a ser investigado, mas o STF mandou parar tudo sob a alegação de que ele possui foro privilegiado. 

Os desvios de dinheiro estão centrados em Santa Cruz do Sul e Sinimbu, no Vale do Rio Pardo. 

O repórter do jornal Zero Hora, Humberto Trezzi, revela hoje, em primeira mão, os resultados das investigações da Polícia Federal.

Leia o material:

As investigações, que levaram três anos, concluem que recursos desses empréstimos eram desviados por lideranças de uma associação de produtores rurais e teriam inclusive abastecido campanhas eleitorais.
A investigação, que começou em 2012 e levou o nome de operação colono, aponta como envolvidos no golpe dirigentes da Associação Santa-cruzense de Pequenos Agricultores Camponeses (Aspac) e também funcionários graduados das agências do Banco do Brasil (BB) na região. Dos indiciados, seis são dirigentes da Aspac (de Santa Cruz do Sul e Sinimbu) e oito são bancários — que estão afastados de suas antigas funções —, também das duas cidades.
O inquérito é conduzido pelo delegado Luciano Flores de Lima, que deve concluir o trabalho e encaminhar à Justiça Federal na próxima semana. Ao longo da investigação foram periciadas movimentações de mais de R$ 79 milhões, envolvendo cerca de 6,3 mil agricultores. Nos últimos cinco anos, a Aspac recebeu créditos de 6,3 mil produtores e efetuou débitos de 5,9 mil — o que, para a PF, significa ao menos 376 pessoas não chegaram a receber o dinheiro dos empréstimos.
A investigação se iniciou quando um pequeno plantador de fumo procurou a PF em Santa Cruz do Sul para denunciar que havia sido vítima de fraude. Ele relatou que a Aspac intermediava a concessão de financiamentos do Pronaf para agricultores da região, mediante autorização do colono para que o dinheiro, quando liberado, fosse transferido a uma conta bancária da associação.
O agricultor-denunciante e outros disseram à PF que a Aspac cobrava uma taxa para intermediar o financiamento e, pior: em alguns casos, informava ao agricultor que os recursos não haviam sido liberados. O tomador do empréstimo ficava sem dinheiro e a Aspac girava com o financiamento, devolvendo parte do empréstimo meses depois — muitas vezes, em quantias menores que as financiadas.
Os seis dirigentes da Aspac serão indiciados por obtenção de financiamento mediante fraude e aplicação de financiamento em atividade diversa da prevista em lei. Eles responderão também por formação de quadrilha. Os policiais vão mencionar no inquérito que algumas pessoas, desesperadas, teriam cometido suicídio quando descobriram débitos que juravam não ter contraído.
Mais de 20 bancários são investigados em escândalo do Pronaf
Dos oito funcionários do Banco do Brasil, quatro — que tinham cargo de gerente — serão responsabilizados por gestão fraudulenta de instituição financeira. Os outros quatro, servidores, por fraude na obtenção de empréstimos e formação de quadrilha.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho estranho o proc.Janot, entrar com processo no STF, contra o dep.Eduardo Cunha e para não dar mto na cara de que é perseguição com o presidente da câmara, tb inclui o Collor, grande aliado do PT. Pq que até agora o proc.Janot não fez nada contra os políticos do PT, será pq o PT é um partido QUE NÃO ROBA E NÃO DEXA ROBAR...??? como afirmava o sempre HONESTO E ÉTICO Zé MENSALÃO/PETROLÃO Dirceu.

Anônimo disse...

Quando começam a devolver o que roubaram?

Unknown disse...

E porque o Bohn Gass tem foro privilegiado?
Foro de São Paulo?

Bandidos!!!! Roubaram agricultores.

Anônimo disse...

CHEFIA (E B G) A TUA HORA VAI CHEGAR
!KKKKKKKK

elias disse...

Só no brasillll - o bananão - ladrão tem foro privilegiado. Ladrão é ladrão, não pode ser outra coisa.

Anônimo disse...

Espera-se que o vereador faça uma delação premiada e entregue os nomes e mais detalhes do esquema.

Anônimo disse...

O petista Elvino Bohn Gass pode praticar crimes, ele tem foro priveligiado! Tira o tubo! Só em banânia uma coisa destas!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/