Números demonstram que começa a dar resultado aperto nas finanças públicas do governo gaúcho

Os gráficos ao lado são do jornal Zero Hora de hoje, conforme dados disponibilizados pelo Tesouro do Estado. - 


O relatório resumido da execução orçamentária do RS que foi divulgado no final de julho  – o documento que resume, a cada bimestre, a contabilidade estadual – revela queda, em termos reais, de 20,9% no custeio do Poder Executivo, em relação a igual período de 2014.

No caso do comparativo entre gasto e receita, os números demonstram que traçando um paralelo entre os primeiros 180 dias de 2014 e de 2015, descontada a inflação, a arrecadação total minguou 0,88% e as despesas executadas aumentaram 0,05%.

Falando ao jornal Zero Hora deste sábado, Leonardo Maranhão Busatto, subscretário do Tesouro do Estado, comemorou o resultado:

– Mesmo em um cenário de retração econômica e crescimento da inflação, estamos conseguindo realizar um ajuste significativo. As medidas de contenção estão funcionando – diz o subsecretário do Tesouro do Estado.

O subsecretário avisou que embora os valores usados na manutenção da máquina tenham decrescido, o Rio Grande do Sul permaneceu no vermelho e não deve sair dessa condição tão cedo. De janeiro a junho, no acumulado dos seis meses,  o rombo atingiu R$ 1,55 bilhão.

Houve, também, diminuição na capacidade de investimentos. Ao todo, o Piratini investiu 81% a menos do que em 2014.


O governador Ivo Sartori aposta em medidas estruturais para sair da crise. Parte das propostas, como a extinção de fundações e a reforma da previdência, já está na Assembleia. Uma nova leva deve ser encaminhada nos próximos 15 dias e promete causar polêmica, principalmente, pela tentativa de aumento de ICMS.

11 comentários:

Anônimo disse...

Este roteiro já é conhecido: um governo responsável ajusta as contas às custas de muito sacrifício do povo,mas o povo vota num irresponsável radicalóide despreparado(IRD), que com demagogia sobeja ganha as eleições e detona tudo outra vez.

Anônimo disse...

O executivo pode enviar projeto para eliminar penduricalhos do judiciário e legislativo, atrelar os aumentos anuais a reposição da inflação e aumentos reais somente por meritocracia e não indiscriminadamente?

Anônimo disse...

Mas tu viu editor que sub secretario do tesouro e filho do minhoco vulgo busatto aquele do modus operanti sera que o filho tanbem tem um modus para cobrar os sonegadores.Pois se apenas 30% das empresas pagasem em dia so o ICMS os estado quitaria suas contas e sobraria dimdim,falta fiscalizacao e punicao pois ladrao e ladrao igual ao que assalta mas esquinas.

Anônimo disse...

SINTO MUITO MAS CREIO QUE É PROPAGANDA ENGANOSA.

OU ANTES NÚMEROS ESTAVAM ERRADOS E ESTAVAM PERDIDOS, OU AGORA PARA "AJEITAR" A TRAPALHADA DO NÃO PAGAMENTO INTEGRAL ESTÃO AJUSTANDO NOTICIÁRIO PARA MINIMIZAR PERDAS POLÍTICAS.

Anônimo disse...

JUÍZA MANDOU PAGAR RESTANTE DE SALÁRIOS EM 72 HORAS. E AINDA NÃO APARECEU NENHUMA NOTA SOBRE ISSO.

Anônimo disse...

CONTRATANDO MAID CCS E MENOS CONCURSADOS DEVE ESTAR NO CAMINHO CERTO....
SÓ PRA.QUEM É SAFADO E APROVEITADOR.
sem vergonhas...

Anônimo disse...

Sartori deveria convocar um plebiscito e perguntar pra gauchada se preferem privatizar estatais e autarquias e diminuir o tamanho do estado ou se a gauchada prefere pagar mais impostos?
Duvido que tenha culhoes para isso.
Queria ver a gauchada escolher entre seu bolso e seu discurso estatizante.

Anônimo disse...

Eu queria saber quanto da a conta de celular do governo
Quanto pagam por mes ??

Anônimo disse...

O comentarista das 11,54 que nos vocaciona de gauchada,da qual me orgulho de ser nativo,mas ele nos chama visivelmente em tom jocoso,
(podem nos gozar)que vá cuidar das mazelas do estado onde mora,e nos deixe resolver as nossas,não precisamos dos seus conselhos preconceituosos.Se ele for melhor que nós(gauchada)que se apresente do anonimato .

Anônimo disse...

Claro que esta começando a dar resultado. Foi o suficiente para o Sartori nomear 52 CC's de tanto resultado que deu. O modelo de governo é o mesmo do Ex Governado Brito que fez PDV, Cortou direitos dos servidores, fez aconteceu. Porém, depois em um canetaço afundou o RS em uma divida com a união que é impagável. O resto é papo furado. Este governo não se reelege nem que a vaca tussa,e esta queimando o PMBD nas urnas para prefeito de Porto Alegre inclusive.

Anônimo disse...

Isto prova que não precisa mais aumentar o ICMS, porem vai ter aumento porque isso está no DNA do PMDB - veja os governos anteriores deste partideco.
Como é que vão roubar se não tivewr dinheiro a vontade

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/