Sai contrato de R$ 368,6 milhões para dragagem do porto de Rio Grande. O dinheiro é todo federal, do governo Dilma.

O ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), Edinho Araújo, assinou nesta quarta-feira (29/7) o contrato de dragagem para readequação da geometria do Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande (RS), com o consórcio formado pelas empresas Jan de Nul do Brasil e Dragabrás.

A licitação foi feita pelo regime de RDC – Contratação Integrada. O consórcio vencedor ofereceu R$ 368.627.656,58 pela obra, o maior desconto em relação ao valor inicialmente estimado pela SEP, que era de R$ 376 milhões.

Serão removidos aproximadamente 18 milhões de m³ de sedimentos, mantendo a profundidade do canal interno em 16 metros e do canal externo em 18 metros. O consórcio terá um prazo de seis meses para elaboração e aprovação dos projetos Básico e Executivo e de dez meses para executar a obra.

O ministro dos Portos, Edinho Araújo, lembrou esta manhã que, somente este ano, a SEP está investindo cerca de R$ 1,5 bilhão na dragagem de cinco importantes portos brasileiros: Santos, Paranaguá, Rio Grande, Rio de Janeiro e Vitória.

O PORTO
O Porto de Rio Grande é administrado pela SUPRG (Superintendência do Porto de Rio Grande), uma autarquia criada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul.Rio Grande é o segundo porto do País em exportações e o quarto maior em movimentação geral de cargas. A perspectiva, segundo o superintendente do Porto Janir Branco, é de aumento desta capacidade. “A movimentação de celulose pelo Porto do Rio Grande é crescente para países como China, Bélgica e Estados Unidos.  No contexto da exportação, a China aparece como principal destino do produto”, explicou.

10 comentários:

Anônimo disse...

Desta vez que a fiscalização na dragagem seja feita por empresa independente de modo a evitar a volta dos resíduos à praia do Casino. O superintendente sabe do que se fala!

Anônimo disse...

Parabéns Jornalista Polibio Braga,

pela forma autentica de fazer jornalismo, com analises despregadas do pedantismo conveniente aos jornalistas chapas-brancas tão na moda, onde fazem o puxa-saquismo oficial para colocar no prato migalhas e estampar sem vergonha a cara cheia de falta de vergonha.
Enfim, sua voz nessas crônicas, é maná no deserto onde tem prevalecido lacunas de gente honesta, de boa cepa e de boa prosa, onde cada analise é cheia de assertivas de boas verdades com pitadas de humor e sagacidade.

Naquilo que trata, é vergonhoso esse acharque da presidenta para cima dos governadores, que estão trilhando o caminho inverso da população. Numa hora dessas, esses políticos experientes já deviam saber que o papel ridículo que encenam, será facultado negativamente nas urnas (pelo menos assim espero).
É de se perguntar, aquele que se junta à Bandido Frouxo, é bandido ou é frouxo? Pois, parece que o único que irá se beneficiar desse arremedo de salvamento do governo, está lá em São bernardo tentando se limpar como pode da graxa suja da corrupção, embora seja para nada, pois logo, o juiz Sergio Moro chamará ele, o homem responsável por todo esse pisero que assola o país.

Continue firme no leme, como um grande Lobo do mar.

Abraço,
Rodrigo

Anônimo disse...

O contrato saiu, mas até a dragagem ser feita muita coisa vai acontecer.
Dilma será deposta, Lula Brahma será preso, o PT será extinto, os ladrões da petrobras serão realmente presos, o Levandoski largará a toga .... ?????
Papai Noel, Coelinho da páscoa ... existe viu !!!

Anônimo disse...

Sempre o governo dilma do PT botando & no RS, retorno ZERO.

Anônimo disse...

Por favor:
Não deixem o governo do estado - PMDB/PP/PDT botar a mão neste dinheiro porque não vai sobrar nada para investir.

Anônimo disse...

E tem quem acredita? Assim como o fies, o dinheiro estava lá, o problema é o sistema que estava com problema.
O governo federal não tem pago mais ninguém.

Anônimo disse...

A intenção de tal medida, acredito, nesta fase de carencia financeira, projeta mais um sacrifício do nosso Socialismo para o grande progresso e desenvolvimento do Império Comunista Chines. A AMBIÇÃO CHINESA NÃO TEM LIMITES. Há um grande movimento secreto entre as grandes empresas de navegação chinesas e coreanas para aniquilar o monopólio da Navegação de Cabotagem no Brasil. Estas Empresas não só desejam a livre penetração em nossos rios e portos fluviais como também o domínio marítimo de nossas costas. Alegam que tendo a liberdade de ir e vir, poderão dominar o mercado e os preços e tarifas de nossas comodities. Recentemente a China fez um movimento de looping, em seus embarques de soja no porto de Rio Grande, que deixou os produtores brasileiros aterrorizados... Apenas pra provar o seu grande poder de maior comprador de soja do mundo, começou a postergar o embarque dos carregamentos por alguns dias, alegando que os produtores deveriam dar um desconto no preço porque os compradores chineses tinham que arcar com o preço do frete dos navios brasileiros. E como o Brasil não permite que navios estrangeiros adentrem aos nossos portos, são obrigados a contratá-los...

Anônimo disse...

Branco...
Sempre tem um Branco numa função pública de indicação politica. Parece o Maranhão dos Sarney's.
Quando isso vai terminar?
Rio Geande não outra gente?

Anônimo disse...

POLÍBIO, SAI ASSINATURA DO CONTRATO. TEM TODOS OS TRÂMITES AINDA. E VERIFICAR SE ASSINATURAS SÃO VERDADEIRAS. DO JEITO QUE TÁ, TODO CUIDADO É POUCO.

PREFEITURAS DO PAIS ESTÃO ENTRANDO EM GOLPES. RECEBEM LIGAÇÃO DE PESSOA DIZENDO SER DA JUSTIÇA DE BRASÍLIA, FALA QUE AS CONTAS SERÁ BLOQUEADAS E NÃO PAGAR DETERMINADO VALOR. VÁRIA PAGARAM EM CRAU > ERA GOLPE. ASSESSORIA JURÍDICA SÃO SERVE PRA MAMAR MESMO. EM BLUMENAU CAIU NO GOLPE, AGORA PREFEITO ESTA A DIZER QUE CONSEGUIR RECUPERAR OS 40 MIL REAIS. SERÁ ??

Anônimo disse...

ERRADO, DINHEIRO NÃO É DO GOVERNO FEDERAL. DINHEIRO É DO POVO.

TEMOS QUE ACABAR COM ISSO. TUDO É DO POVO, QUE PAGA IMPOSTOS. SE MUNICIPAL,ESTADUAL,FEDERAL O CAIXA-FORTE É O MESMO, OU SEJA DO P O V O.

CORRUPTOS ESTÃO ROUBANDO DO P O V O.

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