Planalto também acena para oposição depois de gesto de Lula

Os repórteres Daniela Lima, Bela Megale e Marina Dias, informam hoje na Folha de S. Paulo que o Palácio do Planalto expressou apoio à iniciativa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de buscar aproximação com seu antecessor, o tucano Fernando Henrique Cardoso, e indicou que a presidente Dilma Rousseff também está disposta a participar de uma conversa com ele e com outros líderes da oposição.

"Em todos os países democráticos é natural que ex-presidentes conversem e, muitas vezes, que sejam chamados pelos presidentes em exercício. Essa é uma prática comum nos Estados Unidos, por exemplo", afirmou o ministro Edinho Silva, chefe da Secretaria de Comunicação Social do Palácio do Planalto. Jaques Wagner, ministro da Defesa, falou no mesmo sentido.

Leia a reportagem do jornal:

"Vejo com bons olhos a possibilidade de diálogo entre Fernando Henrique e Lula, como vejo com naturalidade que o mesmo aconteça com a presidenta", concluiu.
Como a Folha revelou nesta quinta-feira (23), Lula autorizou amigos em comum a procurar Fernando Henrique e propor uma conversa entre os dois sobre a crise política.
O objetivo imediato da aproximação seria buscar conciliadores que pudessem frear os líderes oposicionistas que defendem o impeachment de Dilma. Além de FHC, Lula também procurou o senador tucano José Serra (SP).
Além de Edinho, outros ministros petistas manifestaram apoio à aproximação com a oposição, adotando discurso conciliador e abandonando o receio de que uma discussão pública sobre o assunto possa prejudicar as tratativas.
O Instituto Lula, que na quinta-feira afirmou que o ex-presidente não tinha interesse em falar com Fernando Henrique, mudou de tom. Dizendo que expressava apenas uma opinião pessoal, o diretor do instituto, Paulo Okamotto, defendeu o diálogo.
"Minha opinião é que tanto o presidente Lula como o presidente Fernando Henrique são políticos importantes, com responsabilidades e capacidade de analisar o que o Brasil está enfrentando. Sempre fui a favor de que a gente converse com quem faz política."
AGENDA
O ministro da Defesa, Jaques Wagner, disse que uma conversa entre Lula e FHC seria "benéfica". "O encontro de dois ex-presidentes teria uma agenda muito superior a essa [impeachment], que é conjuntural, sobre a briga da oposição com o governo", avaliou.
"Apesar da última campanha dura, não podemos deixar consolidar na alma brasileira, e na política brasileira uma dicotomia que não se conversa. Essas posições, governo e oposição, a gente troca. O que não pode perder é o norte do país", acrescentou.
Os contatos dos emissários de Lula com FHC foram feitos às vésperas de o tucano embarcar para uma temporada de férias na Europa, há cerca de dez dias. Segundo relatos feitos à Folha, o tucano teria deixado a questão em aberto, prometendo resposta após voltar ao Brasil, em agosto.
Por-email, Fernando Henrique disse à Folha que Lula tem seus telefones e que não precisa de intermediários para falar com ele. "Se desejar discutir objetivamente temas como a reforma política, [Lula] sabe que estou disposto a contribuir democraticamente. Basta haver uma agenda clara e de conhecimento público", disse o ex-presidente.
Líderes do PSDB viram os acenos do PT com desconfiança. "Eles [Lula e Fernando Henrique] não falam a mesma língua", disse o senador Aloysio Nunes (SP). "Uma hora correm para o MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] e na outra para o factóide da agenda nacional."
O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), disse que a oposição deve conversar com o governo "se o que estiver em pauta for do interesse do país". Procurada para comentar o assunto, a assessoria do presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), que também está no exterior, não respondeu.

Reações de petistas de grosso calibre:
"Tanto o presidente Lula como o presidente FHC são políticos importantes, com responsabilidades e capacidade de analisar o que o Brasil está enfrentando. [...] Sempre fui a favor de que a gente converse com quem faz políticaPaulo Okamottopresidente do Instituto Lula"
Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula

"O encontro de dois ex-presidentes teria uma agenda muito superior a essa [impeachment], que é conjuntural, sobre a briga da oposição com o governo. Apesar da última campanha dura, não podemos deixar consolidar [...] uma dicotomia que não se conversaJaques Wagnerministro da Defesa"
Jaques Wagner, ministro da Defesa


26 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Olha o "truquinho" do PT!!

Só idiota cai nessa, né FHC!!

JulioK

Emmanuel disse...

Tudo errado!
Não deveriam os bandidos procurar o Aécio? Afinal, se não me falha a memória, Fernando Henrique nem era candidato. Mais que isso: pelo que anda dizendo, deve estar meio .... senil!
Tudo jogo de cena e é bom os "tucanos" ficarem atentos às traições peculiares ao PT e seus comparsas.

Anônimo disse...

AGORA QUER AFAGOS DO FHC...BANDO DE SAFADOS...O FHC SEMPRE FOI O CULPADO DE TUDO...AGORA QUEREM SOCORRO DELE..GRAÇAS AO FHC QUE "AINDA" O BRASIL ESTÁ RESPIRANDO COM APARELHOS,POR CAUSA DO PLANO REAL...SENÃO JÁ TINHA SUCUMBIDO...O PT PEGOU O PODER E NUNCA FEZ NADA PARA SEGUIR ADIANTE DO PLANO,SÓ SE PREOCUPOU EM ROUBAR E ROUBAR E ACUSAR O FHC...AGORA QUEREM PAPO COM O EX PRESIDENTE PORQUE A ÁGUA JÁ ESTÁ NO PESCOÇO...CRETINOS

Anônimo disse...

O governo bolivariano bateu, cuspiu, humilhou, roubou e desmoralizou o Brasil como nação e agora quer melzinho na chupeta? Que queimem no fogo do inferno e ai de alguém da dita oposição que venha a dar refresco a esta corja!

Anônimo disse...

O psdb não pode se deixar envolver por essa conversinha mole dos petralhas. Mas como o psdb é meio bobo é bem capaz de cair no truque do PT em nome da tal governabilidade que o PT só fala quando já está na lama.

Anônimo disse...

A cada eleição o PT demoniza o legado do FHC. Se o principal partidp da oposição aceitar mesmo essa conversa, é porque gosta de apanhar do PT e não merece voltar a governar o Brasil.

Anônimo disse...

O FHC AJUDOU O LULA A SE ELEGER. DEPOIS FOI CALUNIADO, INJURIADO, ACUSADO PELO PT, PELO LULA, PELA DILMA E AGORA É PROCURADO, ASSIM COMO FIZERAM COM O MALUF. ESSE PESSOAL NÃO TEM MORAL, NEM ÉTICA. SE O FHC CONCORDAR COM ESSA CONVERSA, CUJO ÚNICO OBJETIVO É BENEFICIAR O PT E A SUA PERMANÊNCIA NO PODER, SERÁ CONSIDERADO TRAIDOR DO POVO BRASILEIRO.

Anônimo disse...

CHEGA dessa dobradinha PT x PSDB! CHEGA, estão brigando entre si por 20 anos ou mais, e onde essa gentalha nos levou? Para o fundo do poço! Ambos, PT e PSDB são hiper-atrasados um representa a esquerda super-atrasada e o outro, acha que é moderno, contemporâneo,mas é igualmente atrasado, basta olhar quem são seus quadros e quais seus pensamentos.CHEGA dessa farsa, não aguento mais! Nenhum dos dois me representa,nem nunca me representou. Precisamos urgentemente de novos líderes, de novas cabeças, de pensamentos progressistas, preocupados com "coisas básicas" assim como família, educação, formação escolar, segurança pesquisa e desenvolvimento tecnológico. CHEGA de coitadismos, de ignorantes, de sub-desenvolvimento.

Esses dois partidos (PT e PSDB), os outros também, já nos provaram matematicamente que são incompetentes, basta olhar nossos indicadores, nossos números. São Vexatórios! Mas onde vai nosso esforço? O que foi feito com nossa vida de trabalho? Onde esses LADRÕES enfiaram o que nós construímos? Gentalha!

Agora estão aí os dois, com medinho dos desdobramentos da Lava Jato. O PT descobriu finalmente que o seu maoir inimigo não é o PSDB, e o PSDB por sua vez descobriu que o seu maior inimigo não é o PT. Ambos, sorrateiramente descobriram que o grande inimigo, o principal inimigo, aquele que poderá transformá-los em pó se não for detido, chama-se OPERAÇÃO LAVA JATO (falta ainda o BNDES, o Eletrolão e os Fundos de Pensão das estatais), ou seja, esse é só uma amostra da sujeira que está por ser descoberta.

E o que fazem os "democratas" de plantão? Nem mesmo um General de Guerra faria melhor, unem forças para eliminar o inimigo comum, salvar seus pescoços e depois, tranquilamente, ir um para cada lado e voltar a brigar novamente. Genial! E nós o povo, como é que ficamos?

Graças a Deus, parece que seremos salvos pela Cavalaria Americana, que está se preparando para entrar em campo, exatamente como acontecia nas matinês de domingo,antigamente, onde no finalzinho, aparecia a Cavalaria!

Esses "po-líticos" ficaram todos com as calças borradas quando souberam que Americanos, Suiços, Ingleses e não sei mais quem, irão convocá-los para explicar o inexplicável. E o bom dessa história, é que lá não tem essa porra chamada de Imunidade Parlamentar que só serve para proteger bandido. Se não conseguirem se fazer de amiguinhos e , parar com a Lava Jato, PT,PSDB (e outros mais) vão ficar em situação bastante ruim.

Infelizmente aqui no Brasil só temos o Juiz Sérgio Moro para nos defender, porque o outro, resolveu ir para a segurança da aposentadoria e volta e meia, dar uns pitacos. Agora não adianta mais, não tem mais a caneta. Deveria ter morrido atirando.

Anônimo disse...

Agora que acabaram com tudo , querem conversar !!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse partido de marginais nunca foi e nunca será de confiança. É só olhar o histórico de coligações que eles fizeram no passado em Porto Alegre, não teve alguma coligação que eles quebraram a coligação.
Agora estão pedindo pinico!!
É para tirar o de muitos da reta e logo depois colocar na bunda de alguém.

Anônimo disse...

É natural e democrático que conversem, mas no Brasil, só querem conversa se lhes for favorável, caso contrário, são considerados inimigos do governo e do povo. Conversar sim, apoiar nunca. Lembra o que o Lula disse que era o Aécio? Playbozinho.

Anônimo disse...

Isto é puro surrealismo! Mr. Silva e Dilmanta causaram toda esta crise com suas roubalheiras, que agora estão sendo desvendadas pela Operação Lava Jato e agora, que o Titanic afunda, buscam reuniões de conciliação com FHC que vilipendiaram a vida toda. Me admiro de FHC ainda dar ouvidos a esta gente. Se eu estivesse na pele de Mr. Silva e de Dilmanta, sinceramente eu não saberia o que fazer. Só teria uma certeza: A PRISÃO OS ESPERA. Não tem como ser diferente! Boa estadia na Papuda aos dois comediantes desta ópera bufa em que transformaram o Brasil. Fodam-se pelo resto de suas vidas, canalhas!

Anônimo disse...

ESSE PARTIDO DE MARGINAIS NUNCA FOI E NUNCA SERÁ DE CONFIANÇA. Né anônimo das 11,01...

Anônimo disse...

Acena para a oposição responsável, onde o PSDB, ligado ao aécio, o DEMos e PPS não estão incluídos.

Anônimo disse...

A cara de pau dos petralhas é INOMINÁVEL. Porque haveriam de se preocupar com a crise se são os seus protagonistas? Não tem tempo para mais nada, porque logo, logo, a Lava Jato baterá às suas portas e seus destinos serão, primeiramente as celas frias da PF de Curitiba e logo a seguir a Papuda, sem contar o DESPREZO DE TODOS OS BRASILEIROS DE BEM, inclusive dos que foram enganados e lhes confiaram seu voto.

Anônimo disse...

LADRÕES pedindo socorro para as vítimas! ROUBARAM as eleições agora pedem ajuda para quem foi roubado.

Na verdade, todos nós fomos e estamos sendo roubados por esta quadrilha que se apoderou do poder !

REGINA DUARTE avisou em rede nacional em 2002, "leite derramado" todos temos de fazer a faxina!


Anônimo disse...

Bateu um salve-se quem puder entre os petralhas, nesta hora a situação deles está pior que paciente desenganado por médico onde vale tudo para tentar se salvar, qualquer coisa mesmo, desde reza
braba, consulta a pai de santo,colocar despacho em encruzilhada e
o que mais tiver. Porém a situação é IRREVERSIVEL, a crise se deteriora rapidamente e logo até o povão sem cultura conseguirá
identificar na rua em cada petralha o responsável pelas desgraças, como os sanguessugas, os receptores dos pixulecos, propinas e outros. E então como diz o paizinho dos petralhas, NUNCA ANTES se
viu ou quem sabe se verá reação tamanha. É de duvidar?

Anônimo disse...

anonimo das 12:48, não sou CC, nem filiado ao PT, mas voto no PT, não sou bobo, de deixasse o PSDB continuar governado tinham privatizado(vendido as empresas brasileiros a preço de banana - que é diferente de CONCESSÃO). Os pobres estariam mais pobres, continuando sem frequentar a Federal, sem comprar casa, sem comprar carro, sem andar de avião, se concorrer taco-a-taco nos concursos públicos mais procurados (Juiz, MP, Delegado, Receita Federal, etc. Roubo por roubo, no governo FHC teve, todos sabem, e o Procurador Geral da República, na época Geraldo Brindeiro, apelidado pelo ex-senador Pedro Simon de "engavetador geral da república", não permitia ou arquivava, talvez um dia venhamos a seber a dimensão da corrupção dessa época. Hoje não, a PF e o MPF investigam a rodo e o Judiciário julga e condana, quem tem de condenar. Na época de FHC, do PSDB não havia essa possibilidade. Peguem o número de operações da PF no governo FHC, do PSDB, dá para contar com os dedos das mãos, já no governo Lula/Dilma puxa uma calculadora.

Anônimo disse...

oo anônimo das 14 e 41

Faz um esforço e pensa ai, por alguns segundinhos, porque mesmo que no governo petista a PF esta mais ocupada.

Se FHC e tão bandido, porque agora, na hora do Impechmeant, vocês querem tanto conversar com ele.

Da trabalho pensar ne'

Gustavo disse...

a repórter que faz essa matéria é filha de petista (josé américo) e está entrevistando o padrinho (edinho)..
e nos usa os ex-presidentes não costumam conversar com os que estão dando plantão na casa branca.. dindo mentiu (p/ variar).

Anônimo disse...

Por falar em operações da PF:

Em 12 anos do PT no Planalto, PF fez 2.226 operações; com FHC, foram 48:

Número de investigações no Brasil aumentou após gestão PT assumir o governo. Cientistas políticos avaliam que partido acaba sofrendo muita pressão por estar no Poder

O número de operações da Polícia Federal (PF) aumentou consideravelmente desde que a gestão PT assumiu o governo federal, em 2003, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Somente nos últimos três anos, foram 783 operações, segundo estatísticas do Departamento da Polícia Federal.

Entre 2003 e maio e 2014, a PF realizou 2.226 operações, em comparação com 48 realizadas durante os oito anos do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Além do trabalho da PF, o governo petista garantiu autonomia ao Ministério Público e fortaleceu os órgãos de fiscalização, como a Controladoria-Geral da União, criada em 2003 e o Conselho de Controle das Atividades Financeiras (COAF), que tem o papel de monitorar movimentações atípicas que possam caracterizar lavagem de dinheiro ou corrupção e enriquecimento ilícito de agentes públicos.

Pelo Twitter, nesta segunda-feira (20), o ministro da Defesa, Jaques Wagner afirmou que “nenhum governo antes de @LulapeloBrasil e @dilmabr deu tanta autonomia às instituições para que elas investigassem e punissem”, disse.

Independentemente dos políticos envolvidos em corrupção, o PT é uma sigla a favor do combate à corrupção. Em maio deste ano, durante propaganda partidária, o presidente Nacional do partido, Rui Falcão, defendeu que qualquer petista responsabilizado por malfeitos e ilegalidades, seja expulso da legenda.

“O PT não aceita que alguns setores da mídia queiram criminalizar todo o partido por erros graves de alguns filiados”, destacou.

Acabar com a corrupção no país é um desafio para a sigla e para o mundo. De acordo com um estudo feito pela ONG Transparência Internacional, “todos os países enfrentam ameaça da corrupção em todos os níveis de governo”, disse na época da pesquisa o presidente da organização, Huguette Labelle.

O Brasil ocupa atualmente a 69ª posição dos países mais corruptos do mundo, está atrás de países como Chile, Uruguai, de acordo com a pesquisa da ONG Transparência Internacional feita em 2014. O estudo avaliou 175 países e territórios. A mesma pesquisa feita em 2013 registrava posição 72ª ao país brasileiro.

Cobertura midiática

O cientista político, Luciano Dias, destacou que no Brasil as instituições e órgãos de fiscalização do país foram estabelecidos pela Constituição, e que nos últimos anos, o trabalho da PF tem aparecido mais porque a mídia tem noticiado frequentemente os fatos de corrupção. Além disso, ele destaca que no governo Lula a imprensa passou a cobrir mais as denúncias de corrupção no país.

“Antes do Lula entrar no poder, não havia no sistema político brasileiro competição. O PT era a oposição do governo, mas assumiu, então foi necessário criar uma disputa política. Os escândalos de corrupção e o processo de fiscalização do Estado facilitam essa competição”, disse.

Os ataques ao governo, quando há investigação de corrupção ocorrendo no país, são uma consequência que os chefes de Estado acabam enfrentando, avalia o cientista político João Paulo Peixoto.

“Como o PT é governo acaba sendo o alvo da mídia”, ressalta.

Peixoto destaca que as “investigações no país contra a corrupção sempre existiram”, mas passou a ter visibilidade por parte da mídia nos últimos anos, diferentemente dos anos anteriores a gestão PT.

“O que era feito de uma maneira discreta, teve maior visibilidade por parte da mídia que passou a divulgar mais em virtude da expansão dos veículos de comunicação”, afirma.

Xi...Xiii.....anônimos tucanos & cia: Caladas....Caladassssss

Carlos Flávio disse...

É bom lembrar que o PSDB e o PT integram a Internacional Socialista (organização mundial de partidos, social-democratas, socialistas e trabalhistas). As bases do PSDB estão alicerçadas no Socialismo Fabiano e a diferença entre ambos esta no método e não nos objetivos e fins. Portanto Lula e FHC integram a mesma lógica pensante e o resto é jogo de cena. Não há antagonismo quanto à implantação do mais nefasto modelo de destruição da sociedade em todos os tempos: socilaismo/comunismo. Até quando o povo brasileiro deixar-se-á envolver por esta mentira.

Anônimo disse...

Petralha 14:41, vocês ROUBAM DEMAIS,SEM TRÉGUAS E NEM DESCANSO, NOITE E DIA, FERIADOS E DIAS SANTOS!!! Então a PF PRENDE MAIS. Se prendendo tanto está esta PUTARIA da qual fazes parte, apoias e és CÚMPLICE o que fazer? Sendo assim, AVANTE PF e SÉRGIO MORO, SEGUE O BAILE porque tem petralha a reviria para ser preso e o tempo urge na Sapucaí.

Anônimo disse...

Xii.. COITADO DO PTRALHA das 17:05: "nunca na história deste País" se tem tantos ladrões nos governos; "Em 12 anos do PT no Planalto, PF fez 2.226 operações; com FHC, foram 48". Tua vez vai chegar!

Estes funcionários públicos concursados, sem ingerência politica para realizar as suas tarefas constitucionais, foram aparelhados nos governos de FHC.

Podes ainda escapar de uma investigação PTRALHADA das 17:05, basta ir até o caixa da PETROBRAS e devolver dinheiro desviado que recebestes para vir aqui bostar textos, e delatar os seus companheiros.

Anônimo disse...

Ta na hora de aposentar o FHC . Nao e' a primeira vez que salva o Lula ladrao .Ladrao protege ladrao . Ta na hora de fundar um novo PSDB .
Se for para condenar o Lula e salvar o Brasil que se queime Fernando Henrique Cardoso .O Brasil e' mais importante que um midiocre politico

Anônimo disse...

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/07/lula-diz-que-ha-clima-de-odio-e-mentira-no-pais-ando-de-saco-cheio.html

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/