Artigo, Bruno Eizereik, Zero Hora - Mais uma da pátria educadora

Passado o fiasco do Fies, quando o governo federal fez pouco-caso, durante meses, com milhares de estudantes, para finalmente admitir que não teria dinheiro para financiar o ensino superior de 250 mil brasileiros, e do recente corte de R$ 9 bilhões no orçamento destinado à educação, o que vem à tona agora é o escândalo do Pronatec. A grande vedete da campanha eleitoral da presidente Dilma, cantado em prosa e verso no horário nobre da TV, o Pronatec foi sucateado pelo governo federal.

Os dados obtidos no site oficial do governo são alarmantes: serão abertas menos de 30% das vagas disponibilizadas pelas instituições que oferecerem cursos de formação técnica no ano de 2015. Apenas 33 instituições, em todo o Rio Grande do Sul, terão turmas novas para o Pronatec no ano de 2015, sendo que mais de 110 ofereceram vagas para o programa. A situação ainda é mais grave na Capital, onde apenas duas instituições vão oferecer cursos técnicos gratuitos para a população. A situação em nosso Estado em nada difere da realidade nacional.

Em breve, assim como ocorreu com o Fies, o governo federal deverá lançar uma campanha publicitária milionária para comunicar a nossa desavisada população de que estão abertas as inscrições para o Pronatec. Não é difícil imaginar o texto: O governo federal, cumprindo seu papel de pátria educadora, oferecerá de forma gratuita cursos técnicos para a população.

Infelizmente, nesse comercial não será dito o número de vagas e muito menos a escolha do governo federal em deixar de fora 70% das instituições públicas e privadas que ofereceram vagas. Serão as escolas técnicas e não o governo federal, que terão que dizer para os alunos, quando forem procuradas, que não têm vagas do Pronatec. Programas como o Fies e Pronatec não podem servir de plataforma política para partido político, qualquer que seja.


O investimento em educação deve ser um projeto para o país, uma política de Estado, uma questão de soberania nacional. É só através do investimento e não de cortes na educação que faremos do Brasil um país melhor.

9 comentários:

Justiniano disse...

O PT quebrou o país, roubaram tanto, mas tanto, que conseguiram a façanha de quebrar o Brasil. Uma tremenda recessão está vindo com essa crise financeira (agora aumentam o juro para 13,75% e logo, logo estará em 14% e por aí vai), o desemprego já bate recordes.

Essa semana a mineradora Vale demitiu mais de 2.800 funcionários do alto escalão, porque o custo da exploração de minério ficou inviável, associado a queda do preço internacional em 50% e, além da queda de consumo de aço pela China (crescimento estimado em 6% - a marolinha chegou lá). Logo virão desemprego em massa nos outros setores da mineradora.

As féria coletivas das montadoras, acabarão logo e aí começa a degola. A VW tem mais de 12 mil demissões prontas (50% da mão-de-obra), a GM estão falando em mais de 8 mil (2.000 em Gravataí). As de caminhões serão cortes significativos na mão-de-obra das fábricas.

Esse é o legado de 12 anos de incompetência e corrupção generalizada do governo do PT. Chegou a hora da colheita e serão frutos muito amargos para a população brasileira (desemprego em massa, inflação alta, queda de poder aquisitivo e de consumo).


Anônimo disse...

PSDB contra PSDB

Essa é mesmo muito divertida.

Aficcionados do PSDB promovem um festival gastronômico que recebe protestos com panelaço justamente do... próprio PSDB!

Eta turminha sem noção, sô!

De O Tempo

Protesto ‘atrapalhado’ gera embate no PSDB de Minas

Na tarde de segunda-feira, o movimento Patriotas, um dos presentes na manifestação, chegou a entrar em contato com a coluna para informar sobre o protesto

Um protesto organizado por movimentos sociais anti-PT e, indiretamente, por membros do PSDB mineiro causou mal-estar na cúpula do próprio partido. Na noite da última segunda-feira, cerca de 30 pessoas, equipadas com panelas e faixas, foram ao Palácio da Liberdade para protestar contra o governador Fernando Pimentel durante um suposto “jantar oficial” no edifício.

Mas, ao contrário do que pensavam os ávidos manifestantes, o evento não era do governo estadual. Naquela noite, um parceiro do governo realizava, no Palácio, um projeto gastronômico. Coincidentemente, o organizador do evento havia sido um grande apoiador da campanha de Pimenta da Veiga (PSDB) em 2014. Do lado de fora, entre os revoltados, estavam Pedro Pimenta da Veiga, filho do ex-ministro, e Anna Paola Frade, mulher do tucano.

Irritado com o barulho e a confusão protagonizada pelos protestantes, que bradavam palavras de ordem do lado de fora, o organizador do evento chegou a entrar em contato com lideranças do PSDB para reclamar da situação.

“Foi uma situação inacreditável. O evento que acontecia no Palácio nada tinha a ver com o governo Pimentel. Aliás, foi uma iniciativa do Anastasia, quando governador, apoiar esse tipo de projeto”, diz, ao Aparte , um interlocutor ligado ao PSDB que presenciou o desenrolar da trapalhada.

Xiiiiii........Xiiiiiiii.........Xiitas do PSDB, igual aos do blog do Poríbio.

Anônimo disse...

Se incompetência e má fé matassem, todos os petistas teriam morrido antes de nascer e por aborto espontâneo!

Anônimo disse...

O que esperar de um partido como o PT que segue a ideologia comunista, que é mentir, mentir, mentir sempre, enganar a população sob todas as formas. O que interessa prá elles é se manter no poder a qq custo. Mentir sobre o número de vagas no Pronatec, é uma mentira pequena, ora essa.

Anônimo disse...

Petralha xixi vai chegar a hora que será petralha kh.

Anônimo disse...

Hoje eu nem sei como anda hoje, mas o ano passado eu me dei ao trabalho de entrar no site do Pronatec, e vi que só tinhas umas porcarias de cursos mequetrefe, tipo curso para garçom e outras porcarias, isso antes das eleições, quer dizer, isso tudo não passa de mais uma forma desta quadrilha desviar dinheiro.

Anônimo disse...

Realizar curso profissionalizante para brasileiros sempre foi um negócio muito complicado, pela baixa assiduidade, professores e locais despreparados.Durante a campanha, o PT anunciava milhares desses cursos pronatec,como de um sucesso estrondoso. Mas e os resultados quem fiscaliza? A oposição fiscalizava? E a roubalheira na petrobrás que prosperou nos últimos doze anos, ninguém via isso? Mas que oposição que esses caras fazem aos petralhas. Devem estar todos com o rabo preso e o PT sabendo disso, abusou como quis. Cadeia para toda essa cambada. Estamos com nojo de todos.

Otaviano Nunes disse...

"Educação faz um povo fácil de ser liderado, mas difícil de ser comandado. Fácil de ser governado, mas impossível de ser escravizado”.
Lord Henry Peter Brougham

fred oliveira disse...

Partidos como o pt e lideres como os que temos nao tem interesse em uma patria educada, so' isso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/