Reitoria da UFSM divulga pedido criminoso para a confecção da Lista Burmann-Schloesser

CLIQUE AQUI para ler, também, nota da UFSM desta noite, noite de sexta, sobre o caso. São feitos novos esclarecimentos, inclusive o de que o pedido feito sobre estudantes e professores israelenses AINDA não foi atendido. 


O texto a seguir é do jornalista Reinaldo Azevedo. Na publicação, é também revelado o fac simile do pedido feito para a confecção da Lista Burmann-Schloesser contra estudantes e professores israelenses. O documento foi divulgado pela própria Reitoria, depois de denunciada, como forma de justificar sua ação criminosa. Leia tudo:


A Universidade Federal de Santa Maria tornou público o documento em que se baseou José Fernando Schlosser, pró-reitor de pós-graduação da instituição, para enviar um memorando cobrando informações, em caráter de “urgência”, sobre a “presença (sic) de discentes e/ou docentes israelenses neste programa de pós-graduação”. A divulgação do documento torna tudo muito pior.
Se o reitor Paulo Afonso Burmann achava que poderia sair pela tangente nessa história, a reivindicação feita por entidades sindicais ligadas à universidade e por um certo Comitê Santamariense de Solidariedade ao Povo Palestino torna tudo pior, dada a delinquência política e intelectual em que é vazado o documento. Leiam (se preciso, clique na imagem para ampliá-la).

Como se nota, os postulantes transformam Israel num estado criminoso e partem do princípio de que o Brasil não mantém relações diplomáticas com o país. A sua avaliação sobre o conflito israelo-palestino é marcadamente ideológica. Pior: apela a um legalismo tosco para, ao fim e ao cabo, propor um ato claramente discriminatório, conforme se lê no item 4 do documento:
“Há, no momento, ou a perspectiva, de [NR: MANTIVE A PONTUAÇÃO ANALFABETA DO ORIGINAL] a UFSM receber alunos/professores/autoridades/profissionais israelenses? Se positivo, a convite/proposta de quem?”
Observem que não se mira uma campanha persecutória apenas contra os israelenses, mas também contra quem os convidou.
Burmann pretende se escudar na Lei de Acesso à Informação para justificar o pedido. É uma tentativa de enrolar o público. Sim, a lei existe. Uma autoridade não é obrigada a fornecer informações se julgar o pedido improcedente, a menos que o solicitante obtenha na Justiça uma ordem para a divulgação dos dados. Considerando os prolegômenos da petição, duvido que algum juiz autorizasse tal coisa. E, se o fizesse, seria o caso de apelar ao Conselho Nacional de Justiça.
O Conselho Universitário e o Ministério da Educação têm de entrar em ação. Reitor e pró-reitor têm de deixar imediatamente os cargos de confiança que ocupam, sem prejuízo de demais órgãos competentes tomarem as devidas medidas legais.
Um dos muitos aspectos nojentos do documento é sua tentativa malsucedida de esconder o preconceito, a discriminação e a perseguição política numa linguagem supostamente decorosa. Será que as tais entidades que assinam esse lixo se lembram de que a Constituição da República Federativa do Brasil repudia o terrorismo no Inciso VIII do Artigo 4º? Quem é governo na Faixa de Gaza, onde teria ocorrido o suposto “massacre”? A que prática recorre o Hamas?
É fácil entender: caberia, agora, aos que discordam desse absurdo enviar uma petição à UFSM, ancorando-se no Artigo 4º, para cobrar uma lista de todos os alunos e professores que tenham eventuais ligações com países árabes?
Não! O que se deu na universidade é intolerável e tem de ter consequências administrativas e penais, com base na mesma Constituição evocada para fazer aquela solicitação. A propósito: cadê a determinação judicial para que aqueles dados fossem divulgados?
Quem é?
O caso despertou em mim outras curiosidades. Quem integra o tal “Comitê Santamariense de Solidariedade ao Povo Palestino”? Quais são suas atividades regulares? Quem financia o grupo? Qual é a sua pauta? Que interferência tem na UFSM? Há membros do corpo discente e docente envolvidos com essa entidade?
Doze anos de poder petista transformaram as universidades federais em antros de militância política. O encadeamento do raciocínio que sustenta o documento busca transformar a perseguição num ato humanista.
“Burritsia” nacional
Mundo afora, as universidades concentram a “intelligentsia” dos respectivos países. A nossa reúne a “burritsia”. Na estupidez sem limites em que se ancora o texto, a gente lê que “a atual (sic) política externa brasileira se baseia no tripé democracia, desenvolvimento e descolonização”.
Como??? ATUAL? O chamado discurso dos “Três Ds” — nesta ordem: democracia, descolonização e desenvolvimento — foi pronunciado na Assembleia Geral das Nações Unidas por um brasileiro em 1963 — HÁ CINQUENTA E DOIS ANOS, PORTANTO! Quando a África e parte considerável da Ásia ainda abrigavam colônias. Quem fez tal defesa foi o chanceler João Augusto de Araújo Castro.
Afirmar que, ainda hoje, a “descolonização” é uma prioridade da política externa é coisa de gente que tem os dois pés no chão e as duas mãos também… Onde estão as colônias? Pior: tratar os palestinos como um povo sob ação colonial é de uma delinquência intelectual e moral sem-par. Se israelenses são colonizadores, onde fica a matriz? Eu não tenho dúvida de que essa gente responderia: “Nova York”! Tal consideração, embora não pareça, reflete a opinião de quem é contra a existência do próprio estado de Israel.
Cadê o senhor Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação e professor de ética? Cadê o Ministério Público? Cadê a Secretaria Nacional de Direitos Humanos?
Os humanistas no geral e os judeus, em particular, não podem deixar isso barato. Ainda que os tais convênios secretos existissem — acusação típica de mentes paranoicas —, por que estudantes e professores israelenses deveriam, por isso, merecer alguma forma de tratamento especial? Ainda que Israel fosse o que dizem esses celerados, por que cidadãos daquele país deveriam ser expostos a alguma forma de restrição ou molestamento? Porque são judeus ou porque são israelenses?
Existe boa resposta para isso, reitor Burmann?
Existe boa resposta para isso, professor Schlosser?
Tenho uma recomendação a ambos: renunciem aos respectivos cargos, ainda que permaneçam, por enquanto, como professores da universidade. Vocês perderam a autoridade moral de ocupar suas cadeiras, na hipótese de que a tenham tido algum dia.

Cadê Janine? Espero que ele não se esconda na “autonomia universitária”, ou terei de considerar que as universidades brasileiras são livres para praticar antissemitismo e para violar a Constituição.

23 comentários:

Anônimo disse...

Deu na Veja , no O Globo, mas na ZH não achei nada. Apenas briga de boite em Santa Maria.

Anônimo disse...

Essa judaiada semore se fazendo de vitima pra ganhar alguma coisa

Anônimo disse...

DÊ UM GOOGLE EM UFSM,

LEIAM O INTEIRO TEOR DO REQUERIMENTO.

É DE CONTEÚDO ABSURDO.

PIOR...

ASSISTAM AO VÍDEO COM AS JUSTIFICATIVAS .

MAIS ABSURDAS AINDA.

O CORPO FALA.

O GESTUAL FALA.

O OLHAR REVELA. ELE É A JANELA DA ALMA.

OBSERVE E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

O SOM DAS PALAVRAS GRITA...

GRITA O ABSURDO DE TUDO ISSO !

EXPLICAÇÕES VANS !

JUSTIFICATIVAS EVASIVAS...

AMEAÇAS JÁ NÃO MAIS VELADAS...

ELES É QUE VÃO PROCESSAR QUEM DISCORDA DE TUDO ISSO ?

DESSA ILEGALIDADE ?

QUE BELO SENSO MORAL !

QUE ZELO NO CUMPRIMENTO DAS LEIS.

QUE INVERSÃO DE VALORES !

SE O OFÍCIO DA UFSM É UMA FRAUDE, A PETIÇÃO , EM SENSO CONTRÁRIO NÃO É !

É UMA PROVA DOCUMENTAL. AUTÊNTICA.

QUE VERGONHA. A NAÇÃO DEVE LAMENTAR !

Jose Manuel Martin Vega Garcia disse...

Quanta lenga lenga Se faz em clma de judios na semana passada os mesmos que criticam a UFSM eram contra a entrada dos haitianos quer mais racismo que este que se fodam se são judeus ,palestinos ,mouros ou cristianos.E mais um perguntinha porque não querem ser identificados com sua patria mãe tem algo a esconder?

Anônimo disse...

O Nacional Socialismo do PT está seguindo a cartilha de Hitler, no início só eram sinais como os de agora, depois terminou em campos de concentração. Temos a chance de expulsar aqueles que agora pisam no nosso jardim, senão um dia eles nos levarão de nossas casas ao extermínio como já lentamente fazem na Venezuela.

Anônimo disse...

Ainda bem que o Jose Garcia apareceu com um contraponto. O Sr. Polibio Braga deu uma importância a esse assunto que assusta. Aos mais desavisados o Marxismo é uma obra genuinamente judaica, portanto os marxistas são os mais próximos aliados do judaísmo. De minha parte não quero nem os haitianos e muito menos os israelenses e afirmo a isso a quem quiser ouvir pois ao que me consta a nossa constituição protege a livre expressão. Sou servidor público da esfera federal e acho que qualquer pessoa pode bisbilhotar na minha ficha funcional, afinal isso não é a minha vida pessoal. Não divulgo meu nome aqui por saber do papel poderoso que o Estado judeu dispõe e das retaliações que poderão vir ao meu posto profissional.
E por fim: em qualquer lugar do planeta que eu esteja quero ser identificado como Gaúcho, para mim é um elogio.

Anônimo disse...

josé manoel vega garcia, Vai prá cuba, venezuela, equador vai para o raio que te parta . Aqui já temos bolivariânus comunistas demais!!!!

Anônimo disse...

NA MULTIDÃO DE CONSELHEIROS HÁ SABEDORIA!

D'US JUROU, POR SI MESMO, QUE ABENÇOARIA A DESCENDÊNCIA DE ABRAHÃO.

E TEM CUMPRIDO ESSA PROMESSA AO LONGO DOS SÉCULOS.

A PROTEÇÃO DELE PARA AQUELES A QUEM ESCOLHEU NÃO TEM POR ESCOPO QUE DOMINEM SOBRE OUTROS POVO.

MAS, TEM POR OBJETIVO DEMONSTRAR A PEDAGOGIA DO SER DIVINO.

ELE ESCOLHEU UMA TRIBO REBELDE, AGUERRIDA, OBSTINADA, E PEQUENA, PARA DEMONSTRAR O SEU PODER.

E A SUA MISERICÓRDIA.

ASSIM, SE ELE PODE AMAR AOS FILHOS MAIS REBELDES, QUANTO MAIS NÃO AMARÁ AS DEMAIS TRIBOS - OU NAÇÕES - QUE LHE SÃO MAIS DÓCEIS.

ESSA A MENSAGEM DA DIVINDADE.

COMO EXPLICAR ESSE PEQUENO POVO, CHAMADO POR ELE COMO "VERMEZINHO DE JACÓ"?

OU, COMO EXPLICAR, QUE NAS ESCRITURAS, AFIRMA QUE O COLOCARÁ "POR ESPINHO ENTRE AS NAÇÕES" ?.

OU, AINDA, COMO ESTÁ ESCRITO, "QUEM ABENÇOAR O JUDEU SERÁ ABENÇOADO. QUEM O AMALDIÇOAR AMALDIÇOADO SERÁ"

ONDE ESTÃO AS NAÇÕES QUE OS PERSEGUIRAM ?

O ANTIGO EGITO, FILISTIA, ROMA ?

ONDE SE ENCONTRAM OS QUE GUERREARAM CONTRA ELES NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ?

A HISTÓRIA É TESTEMUNHA DISSO.

TALVEZ A RAZÃO ESTEJA NO PRÓPRIO NOME DAQUELA NAÇÃO:

IS-RA-EL SIGNIFICA "DEUS LUTA"!

TENHO MUITA, MUITA, PENA DAQUELES QUE OUSARAM LUTAR CONTRA ELES.

NÃO CONHEÇO NENHUM QUE TENHA SIDO BEM SUCEDIDO.

ISSO NÃO É RELIGIÃO. NEM SECTARISMO MUITO MENOS PRECONCEITO. OU SEQUER ILUSÃO.

É PURA LÓGICA.

E O BRASIL FOI DECISIVO, EM 1947 NA CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL QUE NESTE MÊS COMPLETA 68 ANOS.

WILSON SIMONAL NÃO RECONHECEU ISSO CHAMANDO O BRASIL DE "ABENÇOADO POR DEUS"??? "E BONITO POR NATUREZA" ?

Anônimo disse...

O que é isto? Este marginal está numa confusão mental. Bebeu ou se drogou. Coitado, não deve ter conhecido o pai e a mãe passava as noites fora exercendo a profissão mais antiga do mundo.

Anônimo disse...

O seu bunda mole tenha respeito ao se referir ao povo judeu
até um cachorro judeu tem mais valor que um bosta que nem você.

Anônimo disse...

Políbio,

O anti-semita das 20:48 não sabe o que escreve(pensa).

É apenas um pau-mandado, um escravo que segue as "ordens" dos seus senhores de engenho.

Tadinho!!!

JulioK

Anônimo disse...

São idiotas e nazistas como você que dão causa a monstro e genocidas. VÊ SE CALA BOCA E PARA DE FALAR BOBAGEM!

Anônimo disse...

a parte cômica da nota fica por conta do tal "respeito internacional" que a UFSM teria...

ô, não se fala em outra universidade no mundo acadêmico internacional...

Anônimo disse...

O que faz o cubano alcunha Jose Manoel aqui? Coisa que preste é que não é.

Anônimo disse...

O comentarista das 21:04h mostra claro e inequívoco antissemitismo aliado a um cinismo típico das esquerdas e certamente assinaria o pedido da lista de judeus a serem execrados na UFSM. Não sou judeu, mas sou civilizado, brasileiro e defensor da democracia, e tenho cultura e liberdade suficientes para saber o que já houve no mundo quando pessoas como o comentarista das 21:04h tiveram o poder na mão. Hitler começou assim e deu no que deu. Abaixo a estrela, a foice e o martelo, pois o Brasil é verde e amarelo.

Anônimo disse...

tem nada de antisemitismo .. tem é colocar o dedo na moleira de qm sempre se faz de coitadinho prá ferrar os outros..usam até hoje os crimes hediondos praticados na segunda guerra mundial , como pano de fundo e desculpa pra exploração e vitimologia

Anônimo disse...

POLIBIO:

ELES TIRARAM A PÁGINA DA UFSM DO AR !

ONTEM, AINDA, CONSEGUI LER A INTEGRA DESSE DOCUMENTO NAQUELA PÁGINA, E ASSISTIR A INJUSTIFICÁVEL DESCULPA DO REITOR.DEPOIS ELA SAIU DO AR.

ESSE RECUO, ESSA FUGA, SÓ FAZ PROVAR A VERDADEIRA MÁ INTENSÃO E RECONHECER A ILEGALIDADE DO ATO PRATICADO.

AFINAL, QUEM NÃO DEVE NÃO TEME !

Anônimo disse...

gostaria imenso que os anti-semitas, por uma questão de coerência, renunciassem ao uso de medicamentos desenvolvidos por cientistas israelenses quando precisassem...

e são muitos...

gostaria que fossem procurar alivio para suas dores na ciência do Haiti, da Palestina ou de Cuba...

passar bem...

Anônimo disse...

O anônimo das 21:04h 04/06 deve ser agente do exército da UNASUL em território brasileiro. VAI PRÁ CUBA!!! Não vem dar pitaco aqui!!!

Anônimo disse...

Anônimo das 21:57h 04/06, tu deves ser colega de farda do tal jose vega. Teu nome, por acaso, não é marco aurélio garcia??? Se não for grave o Hamas instalado dentro de uma universidade federal brasileira e dando ordens ao reitor, eu não sei mais o que é grave.

Anônimo disse...

cristianos?

é assim que se escreve cristão em castelhano?

pelo sobrenome, aquele individuo lá de cima tem cara de ser cubano ou venezuelano...

e pelo pensamento, é bolivariano, comunista e, quem sabe, petista...

Anônimo disse...

Mas insistem nesse papo de bolivarianismo, enquanto POA está toda esburacada...

Anônimo disse...

POA esburacada, RS sem dinheiro e agora querem trazer pra cá o conflito Israel/Palestina? Tá faltando lenha pra cortar?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/