Veja conta que Marcos Valério exigiu R$ 200 milhões para livrar Lula no Mensalão

Na extensa reportagem deste final de semana, a revista Veja conta os segredos do mensalão, dez anos depois. A revista revela a história secreta de como o ex-presidente Lula escapou do escândalo de suborno que levou à prisão congressistas, empresários e toda a cúpula do PT.

A reportagem é assinada por Daniel Pereira. A foto ao lado é de Alex Majoli, da Magum Photos, disponibilizada na Internet pela própria Veja.

Leia um trecho:

O ex-presidente Lula sobreviveu à CPI do mensalão, não foi acusado pelo Ministério Público e não pôde ser incluído no processo do Supremo Tribunal Federal: mais que habilidade

O ex-presidente Lula sobreviveu à CPI do mensalão, não foi acusado pelo Ministério Público e não pôde ser incluído no processo do Supremo Tribunal Federal: mais que habilidade(Alex 

Na edição de 18 de maio de 2005, VEJA publicou uma reportagem exclusiva sobre um funcionário dos Correios filmado quando embolsava uma propina de 3 000 reais. Era puxado ali o fio da meada do mensalão, o primeiro dos dois esquemas de compra de apoio político engendrados no governo do PT. Nos doze meses seguintes, o Congresso esquadrinhou cada peça dessa engrenagem criminosa abastecida com recursos desviados dos cofres públicos. Os resultados produzidos representaram um ponto fora da curva na tradição de impunidade que beneficia os poderosos. Com base em provas colhidas pela CPI dos Correios, três deputados tiveram o mandato cassado, quarenta pes­soas foram denunciadas pelo Ministério Público e 24 condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A antiga cúpula petista foi sentenciada à prisão. Antes cotado para a sucessão de Lula na Presidência, José Dirceu passou quase um ano atrás das grades numa penitenciária em Brasília. Banqueiros e empresários ainda estão encarcerados. Os criminosos de punho de renda foram finalmente apresentados ao castigo - não sem antes ouvir uma reprimenda moral histórica. "São eles, corruptores e corruptos, os profanadores da República, os subversivos da ordem institucional, são delinquentes e marginais da ética do poder", disse o decano do STF, o ministro Celso de Mello.


Hoje, o mensalão ocupa um papel secundário no panteão dos escândalos nacionais. Foi superado, em cifras e ousadia, pelo petrolão, mas alguns de seus pontos ainda precisam ser elucidados. O mais intrigante deles é como o ex-­presidente Lula se livrou da responsabilidade no caso, se era, em última instância, o principal beneficiário dos votos comprados no plenário da Câmara. VEJA desta semana desvenda como Lula escapou do risco de ser apontado como o chefe do mensalão e de responder a um processo de impeachment durante a CPI dos Correios. O sucesso da blindagem ao ex-­presidente não decorreu apenas da capacidade de negociação de seus articuladores políticos. O PT negociou o silêncio do empresário Marcos Valério quando ele - às vésperas da conclusão da CPI dos Correios - avisou que acusaria Lula de comandar o mensalão se não recebesse uma ajuda financeira milionária. Um empresário amigo foi convocado para pagar a fatura e Valério se recolheu. Lula se livrou da CPI, reelegeu-se em 2006 e foi o efetivo cabo eleitoral de Dilma em 2010. Em 2012, Valério contou parte de seus segredos ao Ministério Público, tentando um acordo de delação premiada. Já era tarde. Lula não podia mais ser incluído no processo. O empresário cumpre uma pena de 37 anos de prisão. Definitivamente, não fez um bom negócio.

18 comentários:

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Bem feito se ferrou esse Marcos Valério, pois acreditou na grande mentira e farsa que são esses petralhas.

Vai curtir uma cadeia com milhões, mas literalmente tomou no rabo e agora vai apodrecer na cadeia, com uma AIDS ou tuberculose.


Anônimo disse...

Este é o "CAPO DI CAPO" o AL CAPONE tupiniquim.
Eis a pergunta que não quer calar...quem e como irá coloca-lo atrás das grades do pior presidio existente no Brasil?

Anônimo disse...

Os “burros de Tróia” na Folha:

Mordida pelo despeito e movida pela ignorância, a Folha segue, diariamente, sua campanha contra os acordos de investimentos feitos pela China com o Brasil.

Nem é preciso dizer que os faríamos com norte-americanos, suecos, alemães, finlandeses ou o que fossem, se as condições forem boas para o Brasil: áreas estruturantes da economia, longo prazo, pagamento não-escorchante, controle nacional, etc.

Ontem foi a versão “a China promete, mas não cumpre” propostas de inversão aqui. É verdade, em muitos casos. E não é, em tantos outros, porque não são doações que impliquem em obrigação moral, mas negócios. Sujeitos, portanto, às condições do mercado que, como só a Folha não sabe, se deterioraram no mundo, e aqui também, em parte.

Hoje, a asneira é completa.

Diz o Painel que sindicalistas “vão pedir ao Ministério do Trabalho detalhes sobre as condições negociadas para a vinda de mão de obra chinesa ao Brasil”. Alega Miguel Torres, da Força Sindical, que os investimentos da China podem ser “um cavalo de Troia” para a entrada de trabalhadores chineses no país.

De novo, tenho de praticar um hábito meio fora de moda no jornalismo e contestar com base em fatos.

Está lá ao final do post a tabela oficial da entrada de estrangeiros no Brasil, que é regulada – e tome de regulada, nestes tempos globais! – pelo Ministério do Trabalho. Quando estive lá, por delegação do Ministro, era eu quem assinava a autorização, após aprovação dos órgãos técnicos, e sei bem do que falo.

Veja lá que os norte-americanos lideram com folga a entrada de pessoas para trabalhar no Brasil.

Tirando Filipinas e Índia, que têm números altos porque são a origem de trabalhadores de muitas embarcações e plataformas afretadas pela Petrobras e outras petroleiras – será que alguém acha que alugam um barco de alta tecnologia e especializadíssimo vazio, sem tripulação? – e Portugal, pelas óbvias ligações históricas e culturais, os países desenvolvidos nadam de braçada neste ranking.

Os chineses ficam num modesto 10° lugar, com menos de 3% das autorizações de trabalho temporário o que, para o país de maior população no mundo, é um nada: 1.348 em um ano.

Os números absolutos são ridículos se considerarmos que somos um país onde a força de trabalho, em todas as áreas e formas, anda acima de 100 milhões de pessoas.

Existem critérios restritivos bastante fortes para a concessão de vistos de trabalho no Brasil e que valem para todas as nacionalidades..



Há exceções e me recordo de uma, curiosa: um dirigente de um grande frigorífico – não era a JBS, coxinhas, calma… – telefonou-me para expor um problema: o Brasil é um grande exportador de frango halal, para o Oriente Médio e isso requer que o animal seja abatido por um muçulmano, que esteja voltado para Meca e ainda que se cumpra o ritual de invocar Alá no momento do abate, entre outras exigências......

Alguém avisa os EUA, as Europa que o quaisquer investimentos no Brasil é bem vindo porque $ não é comunista.

Anônimo disse...

E a Veja, atrasada em 10 anos... ano que vem eles anunciam a primeira ida do homem à Lua...

Anônimo disse...

Onde estava a OPOSIÇÃO, quando foi detectado que o CHEFE estava a par do assunto. POR QUÊ nunca questionaram o CAPO, ou pediram para o STF ouví-lo jo julgamento de seus companheiros, que foram condenados e, por um artifício legal tiveram suas penas reduzidas, podendo cumprir suas penas no semi-aberto ou aberto.?

Anônimo disse...

Marcos Valério recebeu isto e imagino o quanto outros receberam para manter livre este traidor até hoje.

Anônimo disse...

Ô petralha das 11.20...só fico imaginando os critérios restritivos bastante fortes que vocês ,os illuminatis da hora,exigem dos pseudos trabalhadores que vocês importam para o nosso país...esse papinho não cola mais prá ninguém .
Vai procurar tua turma do FORO DE SÃO PAULO, falastrão !!!!!!!

Anônimo disse...

A reporcagem ultra crivel lula pagou 200 milhoese ao marcos valerio. Ele tinha isso na cueca. Depois o mp e o stf nem cogitaram nda contra ele. Eh q ele comprou o marcos valerio. Entenderam? Hahaha nem eu!

Anônimo disse...

O silêncio e a consequente condenação e prisão de Marcos Valério têm servido, pelo menos, aos atuais acusados como um ótimo exemplo de não repetir o que ele fez.
Já muitos deles preferiram a delação premiada!

Anônimo disse...

"Um empresário amigo foi convocado para pagar a fatura"

Quem será este empresário?

Ainda tem muito dinheiro desviado para retornar, as 11:20 um texto bostado deve ter custado muito caro para o PT, a não ser que se trata do "DIABO"!

Anônimo disse...

QUE foi? -Os Petralhas que ainda não foram demitidos saíram do túmulo? -Vocês são a escória que ficará na história do Brasil para sempre junto com o saporoncador novededos. Pois saibam que os Empresários acusados estão fazendo Delação Premiada por pressão dos próprios filhos e parentes que sentem vergonha de ter baixado as calças para esta corja de malditos traidores que estão dando o rabo e o nosso país pra China, e ainda pensando que são heróis dos Comunistas Chineses. Eles estão se borrandp por voces, idiotas...

Anônimo disse...

Mas ele disse algo errado? Dinheiro ninguém recusa, mesmo que venha da China comunista... vide Apple!

Anônimo disse...

Delação premiada pra quem paga pra fazer cartel ... e saem como heróis do povo ...

Anônimo disse...

Vergonha? Na hora de fazer cartel e oferecer propina pra deixar as obras da Copa pela metade, essa turma não teve vergonha!

Unknown disse...

Essa turma não negocia em dinheiro. Dinheiro é papel moeda. Se o dólar cair, euro e tudo mais. Não muda nada.

Procura o livro do ministro da defesa do Canadá, The Money Máfia sobre o FEDERAL RESERVE.

Essa turma negocia é ativos reais. Nióbio, Ouro, Zinco, Cobre, Latão, Diamantes, Ferro, Manganês, Urucum e riquezas reais.

Quem colocou o Nelson Mandela na presidência da África do Sul foi o Nelson Rockfeller. Ele queria as minas de diamante de lá que era propriedade do ESTADO, colocuo o MANDELA lá e o MANDELA doou as minas ao Nelson Rockfeller.

Tanto é que a empresa THE BEERS do adido da Inglaterra, CECIUL ROTHES. É quem controla o cartel de diamante de lá.

Assim como o FHC fez com a VALE DO RIO DOCE, doando ao GEORGE SOROS.

Anônimo disse...

LULA deu para Marcos 200, quanto tú recebestes ANONIMO das 11:20?

Anônimo disse...

Socorro.........Socorro.......... Poribio alguém avisa a Justiça e o Lula que o Tribunal do Povo, digo, do blog, portanto acima do STF, condenou lula sumariamente, sem dereito a defesa, inclusive expediu mandado de prisão para a interpol para prender lula imediatamente, esteja onde estiver. Sai fora ho.

Anônimo disse...

Deve ser bem menos que os irmãos Koch pagam pro Kim "marchar" e não precisar trabalhar...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/