Dilma valeu-se de espiões cubanos para convencer Mujica a expulsar o Paraguai do Mercosul, diz livro com inconfidências do ex-presidente do Uruguai

A presidente brasileira convocou uma reunião secreta em Brasília com um emissário do governante uruguaio, que não concordava com a punição. A revelação está na mesma obra que expôs a confissão de Lula a Mujica sobre o mensalão. Mujica contou aos jornalistas que produziram o livro um segredo que só agora é revelado: Dilma usou espiões cubanos para prejudicar o governo do Paraguai e expulsá-lo do Mercosul. 

Esta inconfidência poderá criar problemas incalculáveis para Dilma e o PT. 

Um livro dos jornalistas uruguaios Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz revela que a presidente Dilma Rousseff interveio diretamente para punir o Paraguai depois que o congresso do país votou pelo impeachment do presidente Fernando Lugo, em 22 de junho de 2012. Uma Ovelha Negra no Poder, sobre o ex-presidente do Uruguai José Mujica, é a mesma obra que revelou confidências do presidente Lula sobre o mensalão.

O editor está de posse de um exemplar desde sábado.

O livro também revela inconfidências sobre o apoio de Dilma ao projeto uruguaio do porto de águas profundas de Rocha, que poderá por a pique o superporto gaúcho de Rio Grande. Rocha fica a 200 quilômetros da fronteira do RS.

O texto a seguir é de veja.com desta noite:

Lugo sofreu impeachment por mau desempenho de suas funções a nove meses das eleições presidenciais no Paraguai. O posto passou a ser ocupado pelo vice-presidente, Federico Franco. Faz parte do jogo democrático ter instrumentos para afastar presidentes incompetentes, criminosos ou corruptos. No Paraguai, tudo ocorreu em obediência à Constituição, ainda que as votações no Congresso e no Senado tenham sido muito rápidas. Apenas um deputado e quatro senadores pediram a absolvição de Lugo. No total, 112 parlamentares votaram por "la condena", pela condenação. O prazo para o presidente apresentar sua defesa foi curto, mas não violou as regras para o impeachment.
Argentina e Brasil sustentaram que o processo significava uma "ruptura democrática", apesar de ter ocorrido em conformidade com as leis paraguaias. Para punir o governo interino, os governos dos dois países decidiram expulsar o Paraguai do Mercosul. Mas o uruguaio Mujica era contra a medida. O livro de Danza e Tulbovitz revela como o governo brasileiro o convenceu a mudar de ideia e como a presidente Dilma Rousseff foi fundamental para isso.

O trecho abaixo, contido no livro Uma Ovelha Negra no Poder, foi publicado no semanário Busqueda, do qual Danza, um dos autores da obra, é diretor de redação:

Quando Lugo foi destituído pelo Senado paraguaio e antes que se celebrasse a cúpula do Mercosul para resolver as sanções, uma das pessoas de maior confiança de Mujica recebeu uma chamada de Marco Aurelio García, mão direita de Dilma.

"Dilma quer transmitir uma mensagem muito importante para o presidente Mujica", disse o funcionário brasileiro em uma mistura de português e espanhol.

"Não tem problema, vamos estabelecer uma comunicação entre os dois presidentes", foi a resposta do uruguaio.

"Não, não pode haver comunicação nem por telefone, nem por email. É pessoalmente", argumentou o brasileiro.

Um encontro tão fugaz e repentino entre presidentes levantaria suspeitas, motivo pelo qual o governo brasileiro resolveu enviar um avião a Montevidéu para transportar o emissário de Mujica à residência de Dilma, em Brasília.

Assim foi feito, e quando uruguaio chegou, Dilma estava lhe esperando em seu escritório. A conversa formal sobre questões gerais durou apenas poucos minutos porque não havia muito tempo.

"Vamos ao que interessa", interrompeu Dilma e o emissário tomou uma caderneta e começou a anotar o que a presidente brasileira informava. "Sem anotações", disse ela e fez com que ele rasgasse o papel. "Esta reunião nunca existiu".

Durante a conversa, Dilma mostrou a ele fotos, gravações e informes dos serviços de inteligência brasileiros, venezuelanos e cubanos, que registravam como foi gestado um "golpe de estado" contra Lugo por um grupo de "mafiosos" que, a partir da queda do presidente, assumiram o poder. "O Brasil necessita que o Paraguai fique de fora do Mercosul para, dessa forma, acelerar as eleições no país", concluiu Dilma.


Na semana seguinte, no início do julho de 2012, todos os presidentes do Mercosul votavam, em uma cúpula na cidade argentina de Mendoza, a suspensão do Paraguai.

23 comentários:

Emmanuel disse...

A conclusão não poderia ser diferente: o Brasil é governado por um bando de delinquentes ...
Na verdade, todo mundo sabe disso e, em países sérios, Lulla e Dillma já teriam ido para a cadeia.
Só não sei o que esse pessoal lá de Brasília está pensando; mas quei isso é verdade, é sim!
Alias, pelo que sei estão arquitetando colocar mais um pau mandado no STF ... e parece que vão conseguir.
Em resumo: esse país é uma vergonha!

Anônimo disse...

Ex-presidente do PT em Salvador, Edson Valadares quer que "coxinhas e anti-PTistas" "se mandem foram (sic) do país". A afirmação foi feita em publicação no Facebook:
http://www.folhapolitica.org/2015/05/ex-presidente-do-pt-em-salvador-quer.html
http://www.bahianoticias.com.br/noticia/172144-ex-presidente-do-pt-quer-que-039coxinhas-e-anti-ptistas039-saiam-do-brasil.html

Anônimo disse...

Fato: quem se vende para empreiteiros, rouba estatais, roubas ONGs, rouba dinheiro de hospitais e instituições filantrópicas, também se vende para governos estrangeiros.

Alguém duvida que pode haver governos de fora molhando a mão do PT?

solrac disse...

esta matéria , está sendo censurada...ao retransmitir , aparece q. é matéria bloqueada, ñ vai adiante...tto. aki neste site ,como no da Veja

Anônimo disse...

Tentei compartilhar no facebook a tua postagem e o facebook bloqueou.

Anônimo disse...

Mas que barbaridade, seu Mujica!!! Que baita amigo da onça tu me saiu!!! Quer derrubar nosso herói macunaímico e nossa heroína tapírica, seu Mujica?!!!!!!

Cap Caverna disse...

Podridão pura! E são essas pessoas que querem instalar a tal comissão da verdade,e criticavam os militares! Podres, canalhas e fanáticos, incompetentes, como todo comunista, liderados pelo sanguinário Fidel Castro.

Anônimo disse...

SE VERDADEIRA FOR A INFORMAÇÃO, O PARAGUAY QUE CORTE A ENERGIA DE ITAIPU.

POIS, A DILLMA RECLAMOU QUE O OBAMA A ESTAVA ESPIONANDO E FEZ O MAIOR ESCARCÉU.

AGORA ISSO, É MIL VEZES PIOR.

QUE RESPONDA POR SEU ATO.

PETRALHADA SÓ EXISTE PRA PREJUDICAR.

Anônimo disse...

A DILLMA DISSE QUE "UM GRUPO DE MAFIOSOS" QUERIA TOMAR CONTA DO PARAGUAY ?

HUM . . . , ENTÃO TÁ.

Anônimo disse...

AQUI MAIS UMA MENTIRA DE VEJA CONFIRMADA PELO CITADO ENTREVISTADO PELO REPORTER DO ESGOTO DO TIETE.


De Marcelo Nova, no Facebook
:
ATENÇÃO!
Comentário de Marcelo Nova, a respeito da matéria (foto) da Revista VEJA desta semana (13/05):
“Fiquei surpreso quando li na revista Veja desta semana (13 de maio 2015), uma matéria sobre a volta da minha banda Camisa de Vênus Oficial, na seção CONVERSA.
Algumas das perguntas que lá estão nem sequer me foram feitas e as respostas ficaram a cargo de vai se saber quem.
Como se não bastasse essa abordagem amadora, há uma suposta frase minha sobre Raul Seixas: ‘Ele bebia muito e não aparecia para as apresentações.’
Eu e Raul fizemos juntos 50 shows e ele compareceu em absolutamente todos. Foi muito mais profissional do que quem publicou este absurdo.
Deixo uma pergunta: a quem interessa esse tipo de mentira barata?”

Anônimo disse...

PROGRAMA MAIS MÉDICOS, ENTÃO TAMBÉM SE PRESTA PARA ISSO ?

QUE OPOSIÇÃO TEMOS. O QUE FAZ O DINDINHO PARA ESTA GENTE.

SORTE, QUE COM O TEMPO, A NATUREZA SE ENCARREGA DE LEVAR ESTA GENTE.

O POVO SABE ESPERAR, SEMPRE O FEZ.

Anônimo disse...

PARAGUAI está muito melhor sem esta turma de esquerdalhas nojentos!

Avisem a esta turma que os EUA tem bases no Paraguai.


Anônimo disse...

E A ABIN DIZ AMEM A ISSO ?

REALMENTE TEMOS UM GOVERNO PARALELO AO GOVERNO OFICIAL.

O CASO É EXTREMAMENTE GRAVE, CABE AS FORÇAS ARMADAS SE PRONUNCIAREM.

Anônimo disse...

ALEM DE ministros PETRALHAS TEMOS ESPIÕES CUBANOS ATUANDO EM NOME DO ESTADO BRASILEIRO EM OUTROS ?

TERCEIRIZAÇÃO DE ESPIONAGEM.

AOS POUCOS AS FALÁCIAS DESTA gente VAI VINDO A PÚBLICO.

PAGARAM OS CUBANOS COM O DINHEIRO DO PROGRAMA + médicos ?

OU COM CARTÃO CORPORATIVO ???

Anônimo disse...

O PT se vale da espionagem Cubana muito antes de assumir o poder no Brasil....o PT movimenta dinheiro no exterior muito antes de se tornar poder no Brasil...Governo brasileiro assessorado por espiões estrangeiros.. e movimentação de dinheiro no exterior por partido politico brasileiro .. tudo ilegalidades.. e o que os politicos estão esperando ????

Anônimo disse...

Quem disse que a Dilma não é apenas uma intervencionista cubana. O Brasil é há muito uma reles província cubana, tanto que hoje EUAS, UE, Vaticano etc. vão a Cuba e nem passam por aqui.

Anônimo disse...

Estamos sendo orientados por Cubanos...

Significa que vamos pro mesmo caminho da ilha prisao, que nao possui barcos de pesca para evitar fugas em massa do paraiso socialista moreno.

Dilma o que mais pode acontecer pra provar que ela eh a mais absoluta incompentente, pateta e inepta presidente que ja tivemos?

Biriva do cerro do Tigre disse...

O Paraguai agiu dentro dos limites da lei ao processar e fazer impeachment de Lugo, que queria fazer mais um republica bolivariana na América do Sul.

Aviso ao navegantes o Paraguai cresceu 4,5% no ano passado e a projeção agora é de 3% para esse ano, enquanto que aqui ficamos na recessão.

O presidente paraguaio é empresário e busca empresas brasileiras para investir no Paraguai. O setor de agronegócio é o que mais tem potencial (produz muita soja e milho), cogita-se a ida da BRF e da JBS montarem frigoríficos para frangos, visto serem importados, outro setor é o de carne bovina que hoje o Paraguai exporta para Alemanha, Itália, França e Espanha e tem um potencial enorme para crescer. Cogita-se por lá a ida de empresas americanas para produção de etanol de milho, pois já existe uma usina de etanol que produz em solo paraguaio e é todo exportado. A gasolina paraguaia(nafta) é 100% gasolina e é fornecida pela Petrobras e é mais baratas que a garapa vendida no Brasil.

Lá não tem obra do BNDES e Odebrecht, pois não faz parte dos amiguinhos da camarilha do Planalto.

Dilma tem milhares de espiões cubanos travestidos de médicos!!

Anônimo disse...

Depois de ver médico cubano dizer que o paciente tinha uma "VIROSE BACTERIANA" e bem possível que nunca passou num banco de medicina e sim está a serviço da espionagem cubana.

Anônimo disse...

Contra fatos não há argumentos.
A economia do Paraguai cresce; já a do Brasil é o que estamos vendo. Um governo de pinóquios se estabeleceu e promoveu um desgoverno no país.
Onde é mesmo que está a máfia?

Luiz Vargas disse...

E os trouxas e esfolados contribuintes brasileiros pagaram a ida e a volta do avião que tranPorTou o emissário uruguaio. Que beleza hein, Vaca To$$idora!

Anônimo disse...

Concordo com sua opinião.

Anônimo disse...

O que pensar desta presidente. Esse partido nao pensa em outra coisa a ngão ser fazer 'idealismo', enquanto isso mil coisas em nosso pais para resolver como : pacientes em corredores de hospitais, falta de segurança, educação, moradia inflação...mill coisas pra resolver e ela preocupada com a manutenção do comunismo na América latina... Que pobreza de espírito e principalmente inteligência.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/