CVM investiga Dilma, Gerdau e Mantega por possível deslealdade na compra de Pasadena pela Petrobrás

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu um processo sancionador contra ex-integrantes do Conselho de Administração da Petrobras e um conselheiro atual para investigar se eles induziram investidores ao erro por terem aprovado medidas que inviabilizavam o plano de negócios da estatal. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

Nesta terça-feira, foi também  revelado texto da defesa do ex-diretor da Petrobrás, Paulo Costa, que responsabilizou Dilma pelo mau negócio. Costa falou no âmbito do processo do TCU, que encontrou prejuízo de R$ 780 milhões na compra de Pasadena.

Antes de Paulo Costa, também o ex-presidente da estatal, José Gabrielli, e o ex-diretor Nestor Cerveró, responsabilizaaram igualmente Dilma.

Os investigados são o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, a ex-ministra do Planejamento e atual presidente da Caixa Econômica Federal Miriam Belchior, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ex-secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e atual presidente da Eletrosul, Marcio Zimmermann, Sérgio Quintella, Jorge Gerdau, José Maria Ferreira Rangel e Francisco Roberto de Albuquerque.

Atualmente, apenas Luciano Coutinho faz parte do Conselho da Petrobrás.

De acordo com o órgão regulador do mercado de capitais, o processo é para apurar a responsabilidade dos investigados na suposta indução dos investidoresa erro ao aprovarem o Plano de Negócios 2014-18. Junto, eles teriam concordado com uma política de controle de preços de combustíveis do governo que inviabiliza o cumprimento das metas.

12 comentários:

Anônimo disse...

E eu aqui, faz tempo que estou ansioso para ouvir mais uma das lições de moral do Dr. Jorge aos gaúchos !
Fala Dr. Jorge, fala !
Queremos suas sábias palavras com relação a competência, qualidade e honestidade !

Anônimo disse...

Ninguém do conselho viu nada, ninguém ouviu nada e principalmente, ninguém sentiu nenhuma vergonha por dizer tudo isto e ter proporcionado um prejuízo de bilhões ao Brasil.

Anônimo disse...

TO ACHANDO QUE O SARTORI NÃO É TUDO O QUE DIZ , SE FOSSE GAUCHO MACHO JÁ TINHA DEMITIDO TODA A MÁFIA DO PT, MEIO FRACO .........

Anônimo disse...

Mas bah tche ! Eu nao sabia de nada.

Anônimo disse...

Lealdade deste pessoal é como esperar bondade de Stálin!

Anônimo disse...

Era obrigação, há muito tempo, do TCU, ter concluído, no âmbito de sua competência, sobre o assunto, e após ter remetido os elementos colhidos à Procuradoria da República, para as medidas judiciais cabíveis.

elias disse...

CVM? Já combinaram com os russos, ou melhor, com o janot, toffoli, teori, lewandoski, rosa weber e catrefa?

Anônimo disse...

Será que algum diretor da Gerdau, Marcopolo, RBS vai ser chamado pela receita federal para dar explicações em função da operação Zelotes?

A receita é muito célere em infernizar a vida da pessoa física comum e honesta, que basta colocar um valor num campo errado no IR eles já te perturbam.

Mas quando a Pessoa física é um dos poderosos empresários apoiadores do PT, fica tudo abafado.

Qual a moral que a Receita terá se não fizerem estes grandões pagarem tudo que sonegaram?

Anônimo disse...

Essa turma chefiada pela Dilma nessa pilantragem não pode sair ilesa depois desse crime cometido contra a petroleira!

Anônimo disse...

Esse senhor ( gerdau ) tem e' mesmo ir para a cadeia .enriqueceu roubando nosso dinheiro

Anônimo disse...

O PIOR DE TUDO é ainda ganhar uma bolada de dinheiro mensalmente, para dar os tais "conselhos". Os R$ 60 mil mensais, para o Gerdau, devia ser para comprar ALFAFA. Para os cavalos dele, bem entendido.

Anônimo disse...

Ta editor mas onde entra a Dilma pois so no titulo do post bostado ops colado da felha sua pessoa a cita na materia não tem o nome da mesma seria mais uma barriga sua ou faz parte do sua caixa de maldades mentirosas (CMM).

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/