Entrevista, Ivo Nesralla, presidente - Instituto do Coração do RS atende os pobres, sim.

O presidente do Instituto de Cardiologia do RS, Ivo Nesralla, falou esta tarde com o editor e garantiu que a grande maioria dos pacientes é internada pelo SUS. "Não é verdade que não atendemos gente pobre, como afirmou tua nota", disse Ivo Nesssrala.

O editor tentou ser atendido na emergência do hospital na terça-feira a tarde e foi repelido sob o argumento de que a área está fechada há nove meses por falta de repasses do governo (prefeitura de Porto Alegre, que possui gestão plena do SUS). A recomendação foi a de procurar um médico e forçar a internação por maca. Nesta terça, o editor checou tudo pelo telefone e recebeu as mesmas informações. Mais tarde, procurou os governos estadual e municipal. O governo estadual não tem nada a ver com o caso. O que acontece é que a prefeitura só paga até o teto esabelecido, credita a diferença e paga quando puder. A conta não fecha.

O Instituto de Cardiologia é referência na área e é por isto que o editor o procurava tanto. Ele sofre, como os demais hospitais públicos e particulares, porque os governos não alcançam recursos mínimos e em dia para cobrir sequer os custos da rede de atendimento. Trata-se de um crime diário cometido pelo setor público contra a população pobre e até contra a população de maior poder aquisitivo.

Acompanha a entrevista com o dr. Ivo Nessrala:

Nesralla - Não é verdade que o Instituto de Cardiologia não atende os pobres. Isto é uma injustiça conosco.
Editor - Na emergência não atende. Eu mesmo chequei isto pessoalmente e pelo telefone.
Nesralla - O que há ?
Estamos superlotados de modo permanente. Tem gengte enfartada que acaba sendo atendido na cadeira. Temos projeto para dobrar de tamanho. Já há parte do dinheiro garantido. Mas o atendimento é feito para todos.
Editor - Não na emergência para quem não chega de maca.
Nesralla - Só fecha quando superlota.
Editor - As informações que conferi pessoalmente são de que está fechada há 9 meses.
Nesaralla - Venha aqui. Vamos ver isto juntos. Isto não é verdade.
Editor - Aconteceu comigo.

14 comentários:

todos ao coxinhodromo disse...

Ué o editor não tem um planinho básico de saúde tem de buscar o sus dos governos que ele tanto critica.

Nelson Adams Filho disse...

Prezado Polibio - aproveito o gancho para fazer elogios ao Hospital de Clínicas de POA. Nunca fui tao bem tratado em minha vida. Fiz 2 safenas + 1 mamária, tudo em 1 semana, sem carteiraço. Pelo SUS - cirurgia custou R$ 12.7800,00 tudo pago pelo SUS. A única diferença é que dividia meu quarto com 1 pessoa e o banheiro era coletivo. Sou eternamente agradecido ao Clínicas, sua equipe e ao SUS. Nelson Adams Filho - 65 anos - jornalista/Torres-RS

Anônimo disse...

Uai, sô... será que entendi tudo errado? Pelo conteúdo do artigo, o título deveria ser: O INSTITUTO DO CORAÇÃO DO RS ATENDE? NÃO

gil, do www.prosaepolitica.wordpress.com

Anônimo disse...

Não entendi. O Editor queria ser atendido pelo SUS? O Editor não tem plano de saúde?
Queria ver se estivesse nos EUA(sempre tão elogiado aqui), já que lá não tem o ``SUS``. Ou paga ou morre. Essa ``direita`` também é engraçada, critica a esquerda a torto e direito, mas na hora quer usufruir de coisa de esquerda. Desculpe Editor, não resisti. Na minha opinião, só deveria usar o SUS, ensino público(incluindo as universidades públicas),os que não possuem condições ou que pagasse pelo serviço. Todo mundo quer tudo de graça. Aí não funciona mesmo, nem aqui, nem em qualquer lugar do mundo.

Anônimo disse...

Uma senhora conhecida precisou agora a noite de atendimento de emergência cardiológica e foi repelida pelo Instituto de Cardiologia sob a argumentação de que há 9 meses encerrou o atendimento para o SUS.

Anônimo disse...

Sinto muito mas a verdade é que se se o gestor (no caso município) não paga e/ou não autoriza as instituições tem todo o direito de fechar as emergências. Que tal o povo reclamar de quem deveria que é dos governos. Vai pra frente da casa do Fortunati protestar.

Anônimo disse...

Parece que o editor queria atingir Dilma e acertou o tiririca dos pampas e o Prefeito Girafalis. Agora está tentando contornar.

Anônimo disse...

Fiz 2 consultas no Cardiologia,( uma delas há bastante tempo) via plano de saude, sinceramente, não gostei do atendimento. Tenho amigos que falam bem. Talvez eu não tenha dado sorte.

Anônimo disse...

Olá Sr. Nelson, faltou apenas você informar quanto tempo precisou esperar para as cirurgias serem realizadas.

Anônimo disse...

Até pode atender pobres, mas que dificulta a vida destes pobres eles dificultam. Nesta semana liguei para o IC para marcar uma consulta (fone 3230 3620 e apertei, sem querer a OPÇão 1, que é a do SUS). Minha chamada era a de número 15 e a gravação pedia que eu aguardasse. Bem, liguei as 10h58 minutos. E as 14h10min eu continuava esperando. A ligação demorou mais de - pasmem os leitores deste blog - MAIS DE 3 HORAS E NÃO CONSEGUI MARCAR A CONSULTA POIS TINHA QUE SAIR.
Se o dr. Nesralla quiser, tenho em casa todos os registros das ligações e fotos do tempo da duração da chamada. Quando cheguei a segunda posição fiquei 50 minutos esperando para passar para a primeira posição e depois ser atendido. Mas não consegui o atendimento para agendamento.
O serviço de marcação de consulta por telefone para o SUS é uma MERDA.
À noite, quando tentei novamente, desta vez discando a OPÇÃO 2 - Convênios, o atendimento foi rápido. Menos de 5 minutos.

Anônimo disse...

Até pode atender pobres, mas que dificulta a vida destes pobres eles dificultam. Nesta semana liguei para o IC para marcar uma consulta (fone 3230 3620 e apertei, sem querer a OPÇão 1, que é a do SUS). Minha chamada era a de número 15 e a gravação pedia que eu aguardasse. Bem, liguei as 10h58 minutos. E as 14h10min eu continuava esperando. A ligação demorou mais de - pasmem os leitores deste blog - MAIS DE 3 HORAS E NÃO CONSEGUI MARCAR A CONSULTA POIS TINHA QUE SAIR.
Se o dr. Nesralla quiser, tenho em casa todos os registros das ligações e fotos do tempo da duração da chamada. Quando cheguei a segunda posição fiquei 50 minutos esperando para passar para a primeira posição e depois ser atendido. Mas não consegui o atendimento para agendamento.
O serviço de marcação de consulta por telefone para o SUS é uma MERDA.
À noite, quando tentei novamente, desta vez discando a OPÇÃO 2 - Convênios, o atendimento foi rápido. Menos de 5 minutos.

Anônimo disse...

Até pode atender pobres, mas que dificulta a vida destes pobres eles dificultam. Nesta semana liguei para o IC para marcar uma consulta (fone 3230 3620 e apertei, sem querer a OPÇão 1, que é a do SUS). Minha chamada era a de número 15 e a gravação pedia que eu aguardasse. Bem, liguei as 10h58 minutos. E as 14h10min eu continuava esperando. A ligação demorou mais de - pasmem os leitores deste blog - MAIS DE 3 HORAS E NÃO CONSEGUI MARCAR A CONSULTA POIS TINHA QUE SAIR.
Se o dr. Nesralla quiser, tenho em casa todos os registros das ligações e fotos do tempo da duração da chamada. Quando cheguei a segunda posição fiquei 50 minutos esperando para passar para a primeira posição e depois ser atendido. Mas não consegui o atendimento para agendamento.
O serviço de marcação de consulta por telefone para o SUS é uma MERDA.
À noite, quando tentei novamente, desta vez discando a OPÇÃO 2 - Convênios, o atendimento foi rápido. Menos de 5 minutos.

Anônimo disse...

Até pode atender pobres, mas que dificulta a vida destes pobres eles dificultam. Nesta semana liguei para o IC para marcar uma consulta (fone 3230 3620 e apertei, sem querer a OPÇão 1, que é a do SUS). Minha chamada era a de número 15 e a gravação pedia que eu aguardasse. Bem, liguei as 10h58 minutos. E as 14h10min eu continuava esperando. A ligação demorou mais de - pasmem os leitores deste blog - MAIS DE 3 HORAS E NÃO CONSEGUI MARCAR A CONSULTA POIS TINHA QUE SAIR.
Se o dr. Nesralla quiser, tenho em casa todos os registros das ligações e fotos do tempo da duração da chamada. Quando cheguei a segunda posição fiquei 50 minutos esperando para passar para a primeira posição e depois ser atendido. Mas não consegui o atendimento para agendamento.
O serviço de marcação de consulta por telefone para o SUS é uma MERDA.
À noite, quando tentei novamente, desta vez discando a OPÇÃO 2 - Convênios, o atendimento foi rápido. Menos de 5 minutos.

Janice Morais disse...

Minha mãe que tem 71 anos veio do interior hoje, onde saiu as 5h da manhã de sua residência e as 7h da manhã chegou no Instituto do Coração para fazer a marcação do exame ecocardiograma Doppler pelo SUS pois não tem condições de pagar e não tem plano de saúde e foi informada que a marcação do exame estava fechada e a atendente mandou ela voltar em setembro para Pasmem "MARCAR" novamente o exame!! Isso é uma vergonha com uma senhora de idade!!

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