FHC chama Lula pra briga. O líder tucano diz que o pai de todos os corruptos do PT é Lula.

A responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras recai mais sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do que sobre a presidente Dilma Rousseff, avaliou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acrescentando que as indicações de diretores da estatal feitas por partidos não eram um segredo para ninguém.

O ex-presidente tucano afirmou que Dilma provavelmente merece receber menos culpa pelo escândalo de corrupção na Petrobras do que seu antecessor e padrinho político.

"Lula está calado", afirmou Fernando Henrique em entrevista à Reuters. Leia tudo:

Lula governou o Brasil entre 2003 e 2010 --período em que, segundo os procuradores, o esquema foi mais intenso. O ex-presidente pode estar planejando uma volta ao poder nas eleições presidenciais de 2018.
"Se alguém tem mais responsabilidade política por isso (caso Petrobras), é ele, não ela", disse Fernando Henrique, lembrando que os ex-executivos da Petrobras agora acusadas foram nomeações políticas feitas durante o governo Lula.
Entretanto, um dos delatores de esquema, o ex-gerente de serviços da Petrobras Pedro Barusco, disse que o esquema de pagamento de propinas na Petrobras começou em 1997, durante o governo tucano.
Apesar das turbulências políticas e dos protestos das ruas pedindo a saída da petista do cargo, o PSDB, principal partido de oposição a Dilma, não tem interesse no impeachment da presidente, segundo o ex-presidente tucano.
FHC, que aos 83 anos ainda é um líder influente no PSDB, disse que a deposição de Dilma pouco depois de sua reeleição, em outubro de 2014, seria um processo destrutivo para a democracia brasileira, retomada somente há 30 anos, principalmente porque o Ministério Público ainda não encontrou nenhuma evidência de que ela tenha participado do esquema de corrupção na Petrobras.
"Ninguém pode querer impeachment, é um problema complicado", disse o ex-presidente, que governou o Brasil entre 1995 e 2002.
Ele, no entanto, se recusou a descartar a possibilidade de um impeachment caso novas evidências surjam, mas disse que aqueles que pedem o impeachment agora não sabem as consequências que geraria e não conhecem as pré-condições necessárias para que se concretize.
"É preciso ter um delito e ter um consenso político tanto no Congresso quanto na rua. Eu não acho que estejamos nessa situação", avaliou o ex-presidente, acrescentando que a maioria dos líderes do PSDB pensa da mesma forma.
Mais de 1 milhão de pessoas foram às ruas de dezenas de cidades no dia 15 de março para protestar contra o governo Dilma. Embora o slogan dos manifestantes fosse favorável ao impeachment, pesquisas e entrevistas mostraram posteriormente que a maioria estava mais interessada em expressar seu repúdio à corrupção e a forma como Dilma cuida da economia.
Recente pesquisa Datafolha mostrou a popularidade de Dilma no menor nível desde que ela assumiu o governo em 2011 e quase dois terços da população consideram seu governo "ruim" ou "péssimo". Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira trouxe o mesmo cenário.
Fernando Henrique disse ainda que a pressão popular dos envolvidos no escândalo tornará difícil ou impossível para Dilma fechar um acordo político ou legal para minimizar os danos a dezenas de empresas acusadas de envolvimento no esquema envolvendo a Petrobras, políticos e partidos e as maiores empreiteiras do país.
"Não haverá solução rápida para isso. É necessário que a Justiça prevaleça. É isso que a sociedade está exigindo", afirmou.
ECONOMIA: RECUPERAÇÃO LENTA
Isso, por sua vez, significa, na avaliação do tucano, que a economia brasileira não se recuperará até pelo menos o fim de 2015, já que as empresas adiam investimentos e esperam para ver se o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, vai conseguir aprovar no Congresso medidas de austeridade fiscal.
Fernando Henrique classificou Levy, um economista formado na Universidade de Chicago e muito mais ortodoxo do que Dilma, como um "técnico competente que está fazendo o que precisa ser feito".
O ex-presidente disse que a falta de apoio político a Levy no Congresso, aliado ao baixo preço das commodities brasileiras e ao iminente aumento da taxa de juros nos Estados Unidos, o deixam mais pessimista no curto prazo.
No entanto, após comandar o Brasil em meio a uma série de crises econômicas na década de 1990, Fernando Henrique disse que a história mostra que os recursos naturais do país e sua jovem população são motivos para ter esperança no longo prazo.
"Para quem é investidor neste momento, ele não vai investir, salvo os que conhecem bem o Brasil", disse o ex-presidente sorrindo.

"Porque eles vão dizer: 'bom, daqui a pouco isso aqui passa, o Brasil tem potencial'. Então, alguns vão começar a investir na baixa aqui pensando no futuro."

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu já tinha comentado que o FHC iria passar a mão na cabeça da Dilma, e ele está fazendo um esforço, assim como a tucanagem de modo geral, para que não seja feito o impedimento da petralha! Mas por qual razão o PSDB protege tanto o PT? Alguém precisa avisar o FHC de que, quem está na presidência do país no momento atual é a Dilma e não Lula e é ela que deve ser impichada!

Emmanuel disse...

Ohhh .... conversa!
É claro que Dilma sabia de tudo. O que nos faltava era o Fernando Henrique se postando de defensor de Dilma.
Ele que largue mão de bobagem - mesmo porque é achar que o povo é parvo - é fale a verdade: hora de mandar para a cadeia toda essa corja

Anônimo disse...

após as eleições tiram essa múmia safada e ladra do armário eheheh...em época de eleicão a tucanada esconde ele ehehe

Anônimo disse...

FHC após o ostracismo, reaparece para atacar Lula, a quem muito elogiou durante o Governo do Borbudo.
FHC infelizmente está senil.

Anônimo disse...

Anonimo, saiba que o PSDB não é oposiçã ao PT, ambos são comunistas e FHC faz parte da diretoria do FORO de SÃO PAULO

Anônimo disse...

Anonimo 21:19, pesquise sobre o "Pacto de Princeton", acordo entre Lula e FHC, onde simulam direita x esquerda, PSDB e PT se alternando no poder, mas Lula "roeu" a corda, traiu FHC e quer se perpetuar no poder !! Estratégia das tesouras da Rússia, foi implantada aqui por FHC, sendo o FHC uma falsa "direita", sendo que só há dois partidos de esquerda disputando o poder no país nos últimos 22 anos, dando a impressão que havia "alternância" no poder, sendo que não há, são todos do mesmo lado. Lula chegou ao poder através de FHC, quer gostem ou não!! FHC precisava de Lula para atingir as classes mais baixas, populismo, coisa que FHC não conseguiu fazer, mas Lula já entrou roubando, e hoje, FHC vê seu projeto de poder das esquerdas "ruir" por insanidade do PT, e se os militares tomarem o poder os planos das esquerdas no Brasil e na AL estarão irremediavelmente "perdidos", isso está por um fio, Lula e a cúpula petista não querem ir para a "cadeia", e o sonho das esquerdas em montar seu próprio império aqui na AL, sob os auspícios da mãe "Rússia", está à perigo !!!!!! Os militares não são trouxas, deixaram o Art.142 na nossa CF de propósito, para retomarem o poder caso o Brasil esteja para cair nas mãos dos comunistas!!! Agora mais do que nunca, com a popularidade baixa da "presidenta", com a indignação do povo com as administrações desastrosas petebas, é o ambiente propício as FFAA retomarem o poder à força, pois não adianta usar "guerrilha" com armas leves, contra um exército equipado com armas de guerra, enfim, o PT e as esquerdas brasileiras estão com seus dias contados, caso as FFAA tomem o poder, o povo não vai ficar ao lado da presidente, facilitando a "intervenção", pois a reação só viria da "guerrilha", e a guerrilha será varrida do mapa paulatinamente !!!!!!!! FHC deve ter se arrependido de ter feito acordo com Lula nos anos 90, e agora tenta usar toda a esquerda para dar sustentação ao governo peteba por desespero, mas sabe que o seu sonho acabou !!!!!!!!! A direita resurgiu com força, 70% da população brasileira ainda é composta de conservadores, e não há como segurar a onda, mesmo Lula ameaçando com guerrilha de Maduro e MST, não há como segurar mais o rojão !!!!!!!!!

Geraldo disse...

O FHC está senil, só de defender o PT já é demonstração disso. Quanto ao Lula o que podemos dizer é que a bebida destruiu seu senso de responsabilidade, e como um covarde que sempre foi, deixa recair sobre um companheiro, no caso Dilma, a culpa pela quadrilha que ele montou. Agora ele vai se esconder e calar, se as manifestações tomarem vulto maior, aí ele aparecerá pedindo desculpas por ter indicado e apoiado a Dilma, e se juntará a massa pedindo o impeachment dela.

Anônimo disse...

É como o professor Olavo de Carvalho diz: não são tucanos, são cucanos: "tomam no c* e entram pelo cano".
É isto o que acontece com esta conversa mole de FHC: vão cucanar novamente. Talvez seja esta a função do PSDB, vai saber...

Anônimo disse...

Povo aqui é meio bobo ou o que?
FHC está atacando o LULA pq sabe que ele será candidato daqui a 4 anos!
De que adianta atacar a Dilma se ela ja é atacada por 80% da população??? Depois vão acusa-lo de golpista!!!
Tem que é acabar com a imagem do Lula, a população precisa saber que o grande culpado disso tudo é o LULA, é ele que é o cabeça do FORO DE SAO PAULO, é ele que iniciou a roubalheira na Petrobras, ele é o chefe!!!! A Dilma é marionete do LULA!!! Pensem um pouco antes de falar M. do FHC, ele é mais sábio que todos vcs aqui juntos!

Anônimo disse...

ORA! SENHORES!

Respeito e respeitem quem é na verdade esquerda, ou de centro esquerda como FHC (eu sou de direita).

SAIBAM de uma coisa, LULA é cria da direita militar para enrolar as verdadeiras esquerdas da época, hoje enrola todos para se manter no poder.

LULA NÃO É DE ESQUERDA e NEM DE DIREITA, LULA, simplesmente é um MERCANTILISTA, vende ilusões a todos, enrola e quer ser chamado de estadistas pelos trouxas, ignorantes.

A DIREITA sumiu, se escondeu atras das saias da Dilma, ou vão me dizer que os empreiteiros são de esquerda?

GETULIO, latifundiário, era o que? Esquerda ou direita, ao fazer a CLT e criar estatais?

VEJAM Senhores, não existe direita e nem esquerda no Brasil, ou então, nos digam a MAFIA PTISTA é o que?

ESTA DISCUSSÃO só serve para LFV, Olavo de Carvalho e outros bostas ganharem seu dinheirinho, depois vão juntos beber café em Paris ou NY!

Sejamos pragmáticos, vamos ao trabalho e derrubar este sistema eleitoral nojento vigente.





yoyo disse...

E quem evitou o impeachment do Lulla na epoca do mensalao foi o bonzinho FHC
Agora deu no que deu!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/