Dênis Rosenfield diz que se avizinha dramática crise institucional no Brasil. Dilma já está com o pé na cova.

Cairá de novo apenas o laranja ? O filósofo nem fala em Lula. 


Neste artigo intitulado "Crise institucional". o filósofo gaúcho Dênir Rosenfield diz no jornal "O Estado de S. Paulo" de hoje que o País pode estar rumando para uma crise institucional. A velocidade dos acontecimentos políticos tem sido surpreendente. O governo dá mostras visíveis de perda de controle, sem que se saiba ao certo quem manda no País. Em linguagem hobbesiana: quem decide em última instância?

Leia tudo:

Até um ministro, o da Educação, chega a ser demitido por um anúncio do presidente da Câmara dos Deputados, como se não coubesse à presidente da República essa decisão. O próprio ministro, num tipo de jogada ensaiada, opta, com estardalhaço público, por sair do governo como se esse fosse um barco naufragando.
Estamos diante de uma situação completamente nova. O panelaço nem uma tradição nacional é. Importamos da Argentina. Tem, contudo, um profundo significado: as pessoas não mais querem escutar a presidente ou seus mensageiros - no caso, ministros. Não importa o que tenham a dizer. Não mais gozam de confiança e, nesse sentido, nem mais merecem ser escutados. Medidas paliativas como a reforma política ou o projeto contra a corrupção nem dignos de atenção são. O mesmo já foi dito em 2013.
As manifestações do dia 15 de março foram um marco nacional. Reuniram em torno de 2 milhões de pessoas! A população nacional disse nitidamente "Fora Dilma" e "Fora PT". O partido e seus movimentos sociais perderam completamente a rua. Já tinham sido enxotados em 2013.
Mesmo assim, jogaram uma carta temerária, a de organizarem uma manifestação própria dois dias antes, na sexta-feira. Ainda vivem na ilusão de acreditar em sua capacidade de mobilização. Ledo engano. Reuniram, no máximo, 150 mil pessoas e, ainda sim, com muitas delas pagas. O fracasso foi total. O contraste é gritante!
As manifestações de 2013 foram a expressão genérica e abstrata de uma revolta contra tudo o que está aí, concentrando-se, enquanto estopim, na questão da mobilidade urbana e no preço das passagens de ônibus. Agora, ao contrário, há uma proposta positiva que aglutina: é exigida a saída de Dilma do governo, assim como do PT.
O isolamento da presidente é manifesto. Mais do que isso, ele revela que ela está perdendo progressivamente as condições de exercício do poder. O PT, por sua vez, vê-se cada vez mais distante da sociedade e os políticos não quererão como aliada uma presidente que aparece como fraca.
O Congresso, ele também, tenderá ainda mais a não seguir as orientações governamentais, devolvendo medidas provisórias, "negociando" projetos de lei e tornando a vida da presidente ainda mais difícil. O ajuste fiscal pode ser, nessa perspectiva, prejudicado. A lógica política primaria sobre todo o resto.
Aqui, no entanto, pode surgir um elemento que sinalize republicanamente para o País impedir sua queda na anomia, podendo tornar-se um pária das finanças internacionais. O PMDB acena com apoio às medidas de ajuste fiscal, no que deveria ser seguido por outros partidos, seja de oposição ou o próprio PT. O que está em jogo é o País, enquanto bem coletivo, situado acima dos bens partidários particulares.
O PSDB hesita em seguir nesta direção, embora reconheça a importância de uma completa reformulação das condições econômicas. Coloca-se numa posição de recolher os dividendos políticos do que considera, com razão, um estelionato eleitoral. A presidente e o PT disseram uma coisa antes da eleição, acusando o seu adversário de pretender fazer tudo aquilo que estão, agora, efetivamente fazendo. A mentira foi o instrumento político da vitória e a descoberta da verdade, a expressão de profunda crise governamental.
A presidente da República não sabe o que fazer. Medidas políticas são requentadas, como se as ruas pudessem ser assim atendidas. Inimigos imaginários são culpados pela crise atual, como se fossem o mercado externo e a seca os responsáveis pelos erros governamentais. A realidade cobra o seu preço. Os erros nem são reconhecidos, o que se torna um obstáculo a toda interlocução com a sociedade. Um país cristão poderia reconhecer-se em quem erra, arrepende-se e pede perdão. Certamente não se reconhecerá na arrogância.
O PT é uma nave sem rumo. Não defende as medidas de ajuste econômico por considerá-las "neoliberais", como se fosse "neoliberal" o bom senso na administração das contas públicas. Imaginem se um(a) chefe de família gastasse indiscriminadamente sem atentar para o orçamento doméstico. Teria de cortar gastos se quisesse sobreviver. Seria, por isso, "neoliberal"?
O partido, porém, está radicalizando. O campo e a cidade já se encontram em tensão. A ofensiva do MST e de seu braço urbano, os sem-teto, está claramente delineada. Diga-se, a seu favor, que acreditaram no discurso eleitoral. São eles, porém, os bolivarianos do Brasil, pretendendo implantar o "socialismo do século 21". Embora não contem com o apoio da população, não deixam de fazer um jogo extremamente perigoso.
Invasões e depredações no campo, ocupações de rodovias e ruas das principais cidades já se estão tornando "normais", numa "anormalidade" que pode vir a ameaçar as instituições. Os que os estão apoiando e insuflando jogam gasolina no fogo. Não reclamem depois das consequências.
Não havendo uma recuperação da economia, uma recomposição governamental de sua base parlamentar, um afastamento da imagem da presidente do esquema do petrolão e um arrefecimento de ânimos dos movimentos sociais, poderemos viver uma crise institucional. E uma crise institucional significa a falência da capacidade de a presidente da República governar o País, havendo paralisia decisória e comprometimento do funcionamento de nossas instituições democráticas.
Sem condições, a presidente Dilma, nesse cenário, poderá cair. A sua continuidade no cargo, em determinado momento, poderá vir a ser interpretada por congressistas e pela população em geral como uma "ameaça existencial" à vida republicana. Trata-se de um cenário extremo, porém não descartável, dada a rapidez com que o cenário se está deteriorando no País.
*Denis Lerrer Rosenfield é professor de Filosofia na UFRGS. E-mail: denisrosenfield@terra.com.br 


12 comentários:

Anônimo disse...

1aNÔNIMO
O desenho animado da política brasileira: O coiote (a direita brasileira) contra o papa-léguas (o PT)...
Desde que o PT ganhou as eleições lá pelos idos de 2003, que existe a turma que está secando, secando e secando... Mas para azar deles, o PT sempre sai vitorioso! Primeiro a crise da Europa e dos EUA ia chegar no Brasil com toda a força. Riram de Lula quando ele disse que aqui seria uma "marolinha"!Ponto para o Lula, zero para os secadores. E a tal da "bolha" da economia que estouraria em breve? Nada. Depois uma nova tentativa: uma tragédia anunciada na Copa do Mundo. O evento foi um grande sucesso! Silêncio novamente... Lula se aproximou do Irã! Foi criticado e apedrejado. Hoje os EUA estão se aproximando do Irã! A imprensa se calou. E aproximação com Cuba? Lula, Dilma e o PT foram execrados! Pois eis que agora Obama quer se aproximar de Cuba. Novamente o silêncio da imprensa. E o mensalão que iria destruir o PT? Dilma se reelegeu! E agora, depois da Operação Lava-jato, vão ter que se conformar! Vai ser Lula em 2018! Parece aquele desenho animado do coiote contra o papa-léguas! O coiote (a direita e a mídia secadora) perde todas!

Anônimo disse...

Os protestos do dia 15 foram em mais de 200 cidades, na verdade foram bem mais que 02 milhões de pessoas que saíram as ruas, mas tudo bem, deixa este número mesmo !!

Na verdade a crise institucional já vem de muito tempo, mas só agora o povo acordou para tais desatinos. O PT nunca teve e não tem um projeto para o Brasil, e sim apenas um projeto de poder, isso não é mais segredo para ninguém.

Cresce cada vez mais o movimento pró "Intervenção Militar", não é que somos a favor de uma "Intervenção Militar", mas do que jeito que as coisas ficaram, não há outro modo mais de tirar o país da situação em que se encontra.

Chega de blá blá blá, que vivemos numa democracia e que devemos usar os meios democráticos para tirar o PT do poder, pois não há como usar mais as instituições democráticas para isso, nem Congresso, nem STF e muito menos o executivo !!

Porque será que os partidos políticos, a exemplo do PSDB são contra tirar Dilma da presidência? Não temos oposição e "nunca" tivemos, estão todos do mesmo lado, pesquise e verá que isso é "fato".

Há algo maior acontecendo no mundo, a guerra fria que
achávamos "enterrada" está de volta, o comunismo também achávamos "morto e enterrado", e agora está "ressuscitado" no embate global EUA X Rússia! Ou nos alinhamos com "um" ou com o "outro" !!

O PT vai de Putin, e aonde russos põe a mão nós historicamente sabemos que a pobreza e o autoritarismo comunista se espalha. Eu conclamo as nossas FFAA para dar um "RESET" aqui no Brasil, para que depois da faxina, retomarmos a nossa democracia de novo, mas sem os vícios de políticos "populistas" esquedopatas.

A conduta PeTista já passou da desfaçatez e chegou aos níveis de "bestialidade" pessoal, comportamental e institucional !!!!!!!!!

Na história, o PT da era Lula será lembrado como o crescimento "artificial" e de nefasta corrupção generalizada, e como tudo o que segue nesta regra, a "conta" chega para ser paga em tempo futuro, eis que a conta chegou pelas mãos de Dilma, o país colhe o que plantou!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vejam a defesa que esse pilantra 1aNÔNIMO faz do governo petralha. É esse o nível de débeis mentais que nossas universidades andam formando.

Anônimo disse...

Cada comentario que fico apavorado, agora entendo porque somos terceiro mundo !

Anônimo disse...

COPA > 20 MILHÕES DE EUROS SUBORNO AO SETOR PÚBLICO BRASILEIRO.

HOJE NOS JORNAIS DA ALEMANHA.

E VEM MAIS . . .

Anônimo disse...

PTRALHA das 13:50:

És da matilha que LULA soltou pelo Brasil!

"PT sempre será vitorioso" na roubalheira!

As votações roubadas irão ser descobertas, teus amigos da Venezuela serão processados no Brasil pro fraude. Ainda chegaremos em ti!

Anônimo disse...

ESTE É PIB ==== PERFEITO IDIOTA BRASILEIRO.

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Esse "1aNÔNIMO" ou é cego ou é burro!!

Acredito na segunda versão, pois o PT acabou,até a Marta Suplicy disse isso e caiu fora do partido.

Portanto "1aNÔNIMO", como diz Marta Suplicy: como você está levando no rabo - relaxa e goza!!!

Anônimo disse...

1aNÕNIMO > PTRALHA que bosta textos aqui diretamente dos computadores do instituto lula!

Anônimo disse...

NÃO HÁ CRISE. A CRISE É DE GESTÃO. NÃO CABE O impeachment? Mas se a Presidencia está desmoralisada. Não existe mais apoio. Os Principais partidos abandonam o Governo. O Tesouro, que dizem teria 370 Bilhões não cumpre seus compromissos. Negócios são cancelados; Demissões em massa e quebradeira geral.O QUE CABE FAZER?
- APENAS SOLICITAR À RAINHA QUE ABDIQUE DO TRONO.QUE RENUNCIE...E A CRISE ESTARÁ SOB CONTROLE...
=COM NOVO LIDER o Pais retomará a confiança na PALAVRA EMPENHADAe os Contratos retomarão e serão revalidados... A Lei será cumprida e os criminosos pagarão. SIMPLES ASSIM.

Anônimo disse...

Quem nos trouxe os comunistas foram os maçons. O objetivo era o total controle do Judiciário e o Lula o entregou de bandeira para eles. Agora os bolivarianos não têm mais utilidade e estão sendo esmagados em toda a AL. Não demora e o Lula passará diante de nós algemado.

Anônimo disse...

Quem nos trouxe os comunistas foram os maçons.... kkkkkk meu Deus, o anônimo que postou isso as 00:54 deve ser o TIRIRICA.... kkkkkk mas pelo menos me fez rir!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/