Em seu primeiro pronunciamento no Senado, José Serra critica duramente os governos petistas

O senador José Serra (PSDB-SP) dedicou seu primeiro discurso no Senado a fazer uma avaliação crítica da atual situação econômica do País em decorrência dos governos do PT. Para o tucano, o País enfrenta a pior crise financeira.

Disse ele: "Estamos diante de uma crise econômica de grande tamanho. Não me lembro de uma crise tão acentuada e tão difícil quanto essa na economia brasileira. Incluam aí os anos do João Goulart, os anos do Collor, quando aquele governo recebeu a herança de 90% ao mês de inflação, fez o Plano Collor, etc. A meu ver, a situação hoje é mais difícil. Tem menos raio de manobra pela frente do que tinha nessas oportunidades".

Na sua avaliação, o País viveu um excelente período econômico no início dos anos 2000 mas a partir do segundo mandato do ex-presidente Lula, a situação começou a piorar. "Na verdade, um pouco antes, da segunda metade da década passada. Foi nessa oportunidade que, de alguma maneira, se pôs o ovo da serpente da nossa crise. E olhem que a economia brasileira, na década passada, enfrentou ou desfrutou de uma situação de bonança externa como não houve no século XX inteiro", ressaltou.

O tucano criticou ainda a política de juros elevados adotada por Lula durante a crise econômica internacional, o que, para ele, levou o País à desindustrialização. "O governo Lula cometeu a façanha de fazer uma política de juros em elevação, apesar da abundância de dinheiro externo. Em geral, o governo procura subir juros quando tem escassez de divisas e precisa atrair dinheiro", disse. "O Brasil se desindustrializou sob o ímpeto dessa política, paradoxalmente, comandada, não digo nem que conscientemente, por um ex-operário industrial, que comandou a desindustrialização brasileira", emendou.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esse é o tipo de artigo que atrai os comentários dos petralhas vagabundos e fedorentos.

Anônimo disse...

Durante o gov.FHC, o PT dizia que a política econômica estava totalmente errada. O Guido Manteiga vivia dizendo que o plano real era uma enganação, o mesmo dizia o Mercadante. Pregavam que qdo assumissem o governo mudariam radicalmente tudo que está aí.

- Pergunto aos petralhas comunistas do MENSALÃO/PETROLÃO qual era mesmo o plano econômico do PT em 2002...??? já que o plano real era uma mentira.

Anônimo disse...

Serra, com sua inteligência, preparo e experiência internacional, fez a análise correta da grande falência a que nos conduziram os governos petistas.

Anônimo disse...

SERÁ QUE ALGUEM PODE INFORMAR À ANTA E AO LEVY QUE DE NADA ADIANTA AUMENTAR JUROS PRA ATRAIR INVESTIDORES SE NO BRASIL NÃO TEM SEGURANÇA JURÍDICA.
OS TROUXAS ACABARAM E NÃO MAIS COLOCAM DINHEIRO BOM EM COISA RUIM

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/