CPI convoca Graça Foster, Gabrielli, Zelada e Duque. Câmara contrata Kroll para investigações internacionais.

A CPI da Petrobrás aprovou nesta quinta-feira 43 requerimentos. Entre os convocados, estão os ex-presidentes da estatal Graça Foster e José Sérgio Gabrielli, além dos ex-diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Jorge Zelada (Internacional) e Renato Duque (Serviços). O plano de trabalho, sugerido pelo relator Luiz Sérgio (PT-RJ), passou com uma mudança - justamente a que permitiu que Barusco fosse o primeiro a ser ouvido. Se a sequência for mantida, Gabrielli e Graça Foster serão os próximos depoentes.

Os parlamentares também aprovaram pedidos de acesso às investigações conduzidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a Justiça Federal no Paraná. Além disso, solicitaram o compartilhamento do material obtido pela CPMI da Petrobras, encerrada no fim do ano passado.

Outro requerimento aprovado nesta quinta-feira prevê a contratação da empresa americana Kroll para auxiliar os trabalhos de investigação.


Sub-relatorias

Apesar dos protestos de alguns parlamentares, a CPI terá qutro sub-relatorias. A primeira sub-relatoria vai investigar superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias no Brasil e ficará sob responsabilidade do deputado Altineu Côrtes (PR-RJ); a segunda, a constituição de empresas subsidiárias e sociedades com o fim de praticar atos ilícitos, sob comando de Bruno Covas (PSDB-SP); a terceira, o superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda, sob responsabilidade de Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); e a última vai apurar irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África e será comandada por André Moura (PSC-SE).

4 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade a Kroll só vai botar no papel oficial aquilo que esta já vem fazendo a tempos.

Tem chumbo do grosso, agora revelar vai depender de alguns fatores, internos e externos.

fred oliveira disse...

Sei que ha' pessoas que nao acreditam que cpis possam ajudar alguma coisa mas, creio eu, se forem bem, ajudarao, sim. Desgasta, logo de cara. Depois, pode alcançar aspectos politicos interessantes. Se a oposiçao conseguir driblar as manobras dos governistas, Lula e Dilma terao com mais um campo para se preocupar.

Anônimo disse...

Políbio, não tem explicação, a desgraça Foster ainda não estar presa, isso só acontece aqui nesta m... de Brasil!

Anônimo disse...

A Kroll também está sob o olhar internacional principalmente por causa dos prejuízos que o Lullo-petismo provocou com o estelionato do pré-sal e lá fora do Brasil. se detectam que eles da Kroll agiram de má fé, lembrem-se do bilionário Murdoch!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/