Delator diz que PT recebeu US$ 200 milhões em propinas derivadas de fraudes na Petrobrás

A reportagem a seguir é do site www.veja.com.br de hoje, mas as informações centrais da matéria já estão em todos os sites, portais e blogs do País. O fato principal é que o ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, afirmou à Justiça, em acordo de delação premiada, que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, recebeu de 150 milhões a 200 milhões de dólares em propina de 2003 a 2013, por meio de desvios e fraudes em contratos com a Petrobras. Leia toda a reportagem, a seguir - As revelações de Barusco colocam mais uma vez o caixa do PT no centro do escândalo do petrolão e devem respingar diretamente nas campanhas políticas do partido, incluindo a da própria presidente Dilma Rousseff. Vaccari foi levado na manhã desta quinta-feira para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo onde prestou esclarecimentos sobre a arrecadação de recursos para a legenda e foi liberado em seguida.
Ainda que tenha negado irregularidade no sistema de arrecadação de campanhas do PT, Vaccari agora é confrontado pela primeira vez com as informações do delator Pedro Barusco, que concordou em colaborar com a Justiça em troca de reduções de pena. Após firmar o acordo de delação, o ex-gerente confirmou, por exemplo, que iria devolver aos cofres públicos impressionantes 97 milhões de dólares recolhidos a partir do megaesquema de cobrança de propina na Petrobras.
 “Durante o período no qual foi gerente executivo de Engenharia da Petrobras, subordinado ao diretor de Serviços, Renato de Souza Duque, de fevereiro de 2003 a março de 2011, houve pagamento de propinas em favor do declarante [Barusco] e de Renato Duque, bem como em favor de João Vaccari Neto”, diz trecho do depoimento de Barusco. O pagamento envolveu 90 contratos de obras de grande porte entre a Petrobras, empresas coligadas e consórcios de empreiteiras. Os contratos estavam vinculados às diretorias de Abastecimento, Gás e Energia e Exploração e Produção. No rateio da propina, normalmente eram cobrados 2% do valor do contrato, sendo que 1% era administrado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, e o outro 1%, repartido entre o PT e diretores da Petrobras, incluindo Renato Duque e Jorge Zelada, da Área Internacional da petroleira.
Enquanto as projeções de Barusco apontam que o tesoureiro do PT embolsou até 200 milhões de dólares em nome do partido, no mesmo período o delator recebeu 50 milhões de dólares em dinheiro sujo. Em apenas um contrato de sondas de perfuração de águas profundas para exploração do pré-sal, Vaccari, em nome do PT, recebeu 4,5 milhões de dólares em propina.

CLIQUE AQUI para saber mais.





7 comentários:

Anônimo disse...

Simples. A justiça deve bloquear os bens de toda a direção do partido e recuperar ao menos parte desse dinheiro. Isso pra começar, pois a Papuda precisa ser habitada por esse pessoal.

Anônimo disse...

200 milhões de dólares, somente em uma operação na Petrobrás, fico imaginando os bilhões que foram entre estatais, fundos de pensão e outros penduricalhos, e ninguém sabia de nada?? Quá, quá, quá, tem pai que é cego!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Hoje foi a nona operação lava jato. Aguardem o epílogo na décima terceira (13).

Anônimo disse...

E' hora da justiça confiscar os bens do Lula e do seu filho ladrão .
PS .Devolva o nosso dinheiro .

Anônimo disse...

Duzentos milhões em doze anos de governo, dá só 17 milhões por ano, ou 1,5 milhão por mes. 17
milhões por ano não é nada para
a Petrobras e os doleiros sabem disso. 17 milhões dividido para
doleiros, partido, verba para bolso de petralhas é UMA MERRECA.
Será que a policia federal e o juiz vão cair neste conto do pacote ou do vigário?
Aperta os petralhas que eles gemem,desembucham, juiz.

Anônimo disse...

Políbio, vocês que são jornalistas formadores da opinião pública deveriam iniciar uma campanha arrebatadora para que se mude os regimentos internos do Senado e da Câmara obrigando que os membros das CPIs necessariamente não possam ser nem de partido nem de coligação ou coalisão de quem vier a ser investigado em uma respectiva CPI. Isso precisa ser urgentemente instituicionalizado! Nunca farão espontaneamente. Do jeito que está nunca uma CPI dará em nada com os investigados assim o sendo por seus amigos.

Anônimo disse...

E o LULLA, cada vez mais rico!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/