Os réus do Petrolão aprenderam a lição deixada por Marcos Valério no Mensalão

Dora Krammer conta na sua coluna deste domingo que a lição deixada pelo publicitário Marcos Valério é de que os governos do PT podem muito, mas não podem tudo. Ela foi absorvida pelos réus do Petrolão, que não protegem mais Lula, Dilma e o PT, acusando-os frontalmente por atos de gorssa corrupção. Leia o que diz a jornalista -  E qual é o argumento? Que os contratos superfaturados da Petrobras foram usados pelo governo federal para sustentar campanhas eleitorais e comprar apoio de parlamentares no Congresso. Acusação fortíssima, mas que precisa ser provada, evidentemente.

O inédito é que uma afirmação dessa gravidade seja feita. Até antes da ocorrência do mensalão, o silêncio era a lei. O prudente calava. Marcos Valério, operador do esquema, calou. Foi condenado a 40 anos de prisão, a maior pena de todos. Ele e a ex-banqueira Kátia Rabelo continuam presos enquanto todos os políticos condenados estão em casa. Restam em regime semiaberto apenas os ex-deputados João Paulo Cunha e Roberto Jefferson.


Conta o ex-ministro do Supremo que durante o julgamento em conversas reservadas os integrantes do tribunal estranhavam o fato de Valério não ter escolhido fazer delação premiada. Concluíram que ele confiava na “palavra de alguém” de que não haveria rigor no desfecho do processo.

CLIQUE AQUI para ler tudo desde o começo. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Análise corretíssima.

O PT deu um tiro no pé quando escalou o Lewandowski para salvar Zé Dirceu, genuíno e João Paulo mandando o M. Valério para a guilhotina.

Ruim para o PT, bom para o Brasil!!

JulioK

Anônimo disse...

esse careca foi o primeiro mané de todos os outros que resolveu bancar de esperto e acabou pegando cana sozinho por todos os outros petralhas, que já estão em casa confortavelmente...

tem um ate que parece ter ate reuniões com camaradas do partido...

Anônimo disse...

Grande estrategista financeiro para desviar dinheiro público, BURRO em matéria de politica.

Apesar de Lula reunir estas duas características, irá ser pego, pois ninguém consegue enganar muita gente por muito tempo.

Anônimo disse...

Não dá nada!
Daqui a 15 anos o PT-de TOGA PRETA vai julgar o petrolão e, absolver todo mundo por falta de provas.

NÃO DÁ NADA!
COMO NÃO DEU NO MENSALÃO.

Anônimo disse...

Corruptos não petralhas: confiar em petralha faz mal para o bolso
e pode dar cadeia.

Anônimo disse...

Fosse esperto, esse zé mané teria guardado provas cabais contra todos os membros da quadrilha, incluindo o CHEFE, Lula da Silva, para utilizar numa eventual delação premiada! Pagou sozinho pelo crime, o idiota! A palavra dele, somente, nada vale!!!!

filipe fernandes disse...

O link correto e

http://m.estadao.com.br/noticias/politica,a-licao-de-valerio-,1624516,0.htm

fred oliveira disse...

Os empresários presos do petrolão não cometerão o mesmo deslize do Marcos Valério. Silenciou demais, quando resolveu falar, era tarde. Lula havia escapado, os outros petistas foram condenados à penas mais leves e ele dançou. Creio que vamos assistir a grandes revelações feitas pelos empresários. Se cuidem pt, Lula e Dilma

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/