Varejo cresceu 3,7% reais em outubro, diz Índice Cielo

* Alta foi registrada em comparação com outubro de 2013 e leva em conta a receita de vendas deflacionada pelo IPCA;
* Os setores de Supermercados e Hipermercados e Bares e Restaurantes foram destaques positivos do mês 

A informação é desta tarde e foi recolhida pelo editor. Ela revela que a receita de vendas do varejo brasileiro apresentou crescimento de 3,7% no mês de outubro, descontada a inflação, em relação a outubro de 2013. A informação é do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quinta-feira (13). Pelo indicador de receita de vendas nominal, o varejo cresceu 10,1%, na mesma base de comparação. O resultado foi impactado positivamente pelo calendário do mês.

Primeiramente, porque, neste ano, outubro contou com uma sexta-feira a mais e uma terça-feira a menos do que em 2013 - o movimento do varejo em uma sexta-feira é cerca de 20% maior do que em uma terça-feira. Além disso, o feriado de 12 de outubro, que em 2013 caiu em um sábado - dia de grande movimento para o comércio -, neste ano ocorreu em um domingo. Se não fossem esses efeitos, o ICVA teria apontado crescimento de 2,1% na receita de vendas, descontada a inflação. 

. O movimento também é observado na avaliação da receita nominal, que registrou 8,4% de crescimento em outubro frente os 9,5% de setembro, ambos com desconto dos efeitos de calendário.

Setores

Os setores de Alimentação (Bares e Restaurantes) e Supermercados e Hipermercados foram os grandes responsáveis pela alta do mês.

A região Norte apresentou o melhor desempenho do varejo no mês, com alta de 6,0% na receita de vendas deflacionada em relação a outubro de 2013. A região Centro-Oeste registrou crescimento de 5,0%, seguida do Sul, com expansão de 4,6%, do Nordeste, 3,1%, e do Sudeste, 3,0%. “Podemos notar que a aceleração no crescimento das regiões Sudeste e Sul compensou a queda observada nas demais regiões”, avalia Mariotto.

No índice nominal, a região Centro-Oeste liderou o crescimento, com alta de 11,5%. Em seguida, vieram as regiões Norte, com crescimento de 11,3%, e Sul, 11,1%. Nordeste e Sudeste cresceram abaixo da média nominal nacional, com alta de 9,9% e 9,5%, respectivamente. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/