Os manifestantes deste 15 de novembro sabem bem o que querem

No dia 15 de novembro, haverá manifestações pela investigação da corrupção na Petrobras e contra o governo. As manifestações estão sendo organizadas pelas redes sociais e reúnem diversos grupos em torno dos interesses comuns. O colunista Augusto Nunes, no texto abaixo, comenta a diferença entre esses manifestantes e as manifestações de 2011 e 2013. Para Nunes, os manifestantes do próximo feriado sabem o que querem, e a manifestação não se compara às manifestações desprovidas de pautas unificadas de anos anteriores.

. Leia mais Ajugusto Nunes:

Em novembro de 2011, ilustrado por um mapa do Brasil com informações sobre o horário, o local e o acesso aos organizadores das passeatas programadas para 40 cidades, um post assinado pela jornalista Fernanda Costa chamou a atenção dos leitores para os atos de protesto que ocorreriam no feriado de 15 de novembro de 2011. Passados três anos, o texto e o mapa voltaram a circular na internet, mas associados às manifestações de rua convocadas para o próximo sábado, dia 15.
Nada a ver. Ao abismo escavado pelo tempo se somam as diferenças entre os dois movimentos. Os envolvidos nos protestos de 2011 nunca souberam direito quem eram e o que queriam. Como voltaria a acontecer em junho de 2013, os manifestantes sucumbiram à crise de identidade, à inexistência de objetivos claramente definidos, à falta de palavras-de-ordem que evitassem a dispersão. Dessas carências não padecem os indignados de 2014 que mostraram sua cara na Avenida Paulista no primeiro dia deste novembro. Esses sabem perfeitamente quem são e o que querem e não são mais iguais que os outros.”

7 comentários:

Anônimo disse...

Se vão só os que sabem o que querem, não terá mil pessoas neste protesto.

Anônimo disse...

A sorte dos petistas é que a grande imprensa acovardada não dá um pio sequer sobre a contratação pelo TSE, 3 dias antes do pleito, da empresa Smartmatic ( empresa criada na Venezuela e que “conduz” as eleições por lá há anos e que opera sistemas de voto eletrônico ).

Psquisem no Google sobre a Smartmatic ... aí será possível entender como o PT "venceu" novamente as eleições.

Anônimo disse...

Petralha esperançoso(13:10) diz:
não terá mil pessoas no protesto.

Anônimo disse...

Golpistas. Esse é o nome de quem pede o retorno do regime militar, entre outros absurdos.

Anônimo disse...

Mas o pessoal dos protestos NÃO PEDE intervenção militar. São pouquíssimos os que pedem isso.
O anônimo das 20:22 anda lendo muita mídia governista...

Anônimo disse...

GOLPISTAS!

Anônimo disse...

FHC é comunista - PT e PSDB protagonizam o papel de Cérbero político-partidário-ideológico de esquerda.

"FHC e´comunista e está por trás de muita coisa que vem acontecendo no Brasil.Não acredita? Veja o vídeo."

https://www.youtube.com/watch?v=5lEiN9rqC9Q&list=UUv_5AyJPISSN1PgOBswCyYg

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/