Paraná passa Minas e é campeão em competitividade após SP e RJ. RS permanece no quarto e Minas vai para a quinta posição.

São Paulo e Rio de Janeiro são os estados mais competitivos do país, seguidos por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, segundo trabalho da EIU com o CLP

A conclusão é da terceira edição do ranking Competitividade dos Estados Brasileiros, um trabalho da Economist Intelligence Unit, braço de inteligência da revista britânica The Economist, com o brasileiro Centro de Liderança Pública (CLP).
Foram avaliados 26 itens em 8 eixos: ambiente político, ambiente econômico, regime de impostos e regulação, política em relação ao investimento estrangeiro, recursos humanos, infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No balanço, cada estado leva uma nota de 0 a 100.
São Paulo lidera o ranking pela terceira vez seguida e é o único com nota considerada "muito boa" (77,2), com avanços em infraestrutura e sustentabilidade mas recuos na burocracia, regime tributário e no crescimento de mercado.
Em seguida vem o Rio de Janeiro com 72,3, onde piorou o ambiente econômico e a estabilidade política ao mesmo tempo em que melhorou a distribuição de renda e o tamanho de mercado.
Minas Gerais, que foi terceiro lugar em 2011 e 2012, caiu agora para a 6ª posição. 
O estado teve piora em quatro quesitos - estabilidade política, condições de segurança, crescimento de mercado e consistência do seu regime tributário - mas sua queda relativa é reflexo principalmente de destaques nos estados do Sul.
Com melhora expressiva do ambiente econômico e destaque em sustentabilidade, o Paraná foi do 5º para o 3º lugar. Com avanço nos mesmos itens, Santa Catarina foi de 6º para 5º, enquanto o Rio Grande do Sul seguiu na 4ª posição.
A partir da 7ª posição, ocupada pelo Distrito Federal, todos os estados tem nota abaixo 50, considerada "moderada". A média dos estados é 43.
Os estados menos competitivos do país são Tocantins (28), Piauí (24,9), Maranhão (23,2) e Amapá (18,6). Veja o sobe e desce dos estados ao longo dos três anos de ranking, ao lado, acima.

5 comentários:

Anônimo disse...

que coisa, nao?

os estados mais competitivos do país sao exatamente os que o PeTe nunca governou!

exceção feita ao RJ, cujos eleitores deram uma cochilada e elegeram a Benedita...

mas depois viram o tamanho do estrago e trataram de colocar essa gente pra bem longe do poder...

e a minha pequena mas prospera e ordeira Santa e Bela Catarina vem logo ali na quinta colocação a todo vapor!

Anônimo disse...

nesse item a tendência do RS é cair, pois estado quebrado, não investe, afasta empresários.
Muda Rio Grande !

Anônimo disse...

E o Legado da Família Sarnei,Maranhão,sempre na rabeira em todos os quesitos do IDH e agora no econômico.Só fica entre os primeiros no quesito criminalidade.

Anônimo disse...

Esqueceram que Minas do excelente Aecio caiu pra quinto?

Anônimo disse...

Ué, mas Minas não é o Estado dos ATUCANALHADOS ???? É isso que o atucanalhado do Aécio vai fazer com o Brasil, iremos DESPENCAR no ranking mundial, de 6ª economia iremos para a 20ª bem rapidinho.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/