Economista diz que o Brasil cresce pouco. Ele prevê PIB apenas 0,6% maior este ano.

Samuel Pessoa, graduado em física e doutor em economia pela USP, escreveu neste domingo no jornal Folha de S. Paulo que as últimas revisões que fez no Ibre/FGV sugerem que o crescimento do Brasil em 2014 será de só 0,6%. Uma forte piora no cenário. No dia 29 saberemos que a economia estará tecnicamente em recessão, porque serão cravados dois trimestres seguidos de crescimento negativo.  Leia todo o artigo:

Consolida-se um crescimento abaixo de 2% ao ano no quadriênio da presidente Dilma. Se o 0,6% se confirmar, o crescimento médio no primeiro mandato de Dilma será de 1,7% ao ano. Quatro anos não é pouco tempo. É difícil argumentar que somente fatores ligados ao ciclo econômico explicam esse desempenho.

. O debate público brasileiro tem alinhavado duas explicações para os motivos do baixo crescimento. Em geral, uma delas é preferida pelos analistas que apoiam o atual regime de política econômica, enquanto a outra é da predileção dos críticos.

. A coluna no "Valor" de quarta-feira passada do professor titular da UFRJ José Luís Fiori, bem como a entrevista dada no início de julho ao jornal "Brasil Econômico" pelo professor do Departamento de Economia da Unicamp Fernando Nogueira da Costa, são dois exemplos do primeiro ponto de vista.

O segundo ponto de vista é bem expresso pelo conteúdo que tenho defendido neste espaço. É útil tentarmos entender as diferenças.

CLIQUE AQUI para ler mais.

4 comentários:

Anônimo disse...

Otimista esse economista....não vai dar nem 0,5%...isso o PIB verdadeiro, e não o PIB com PhotoShop do IBGE...@ fitzca

Anônimo disse...

Não pode ser verdade, ainda ontem tinha um artigo no Blog que o Brasil estava parado, estagnado. Como pode estar parado crecendo seja o percentual que seja. Nós, editor e blogueiros pregamos o caos, não é agora que vamos dar para traz.

Anônimo disse...

Mas esse anão mental das 13:09 é muito tapado e burro ou é mal intencionado mesmo... Não sabe nem ler...

Anônimo disse...

Acho que o PIB vai crescer este ano em torno de 10%.Eu não sou louco de contrariar a Dilma.Viram o que aconteceu com o analista do Santander?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/