Análise, Cesar Maia - Entenda o que mostra e o que não mostra a pesquisa Datafolha

Os gráficos e tabelas ao lado são da Folha de S. Paulo de hoje. 



A Pesquisa Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo nesta manhã de segunda-feira,  trouxe três resultados que contrariaram as expectativas de muitos. Marina com 21% não é uma delas, pois pesquisas anteriores com seu nome já mostravam esse patamar para ela, com redução dos que não marcavam nenhum deles. Os outros dois resultados sim: por um lado a estabilidade de Dilma, com seus 36%, e de Aécio com seus 20%. E um terceiro: a melhoria da avaliação de Dilma e seu governo. A expectativa que se tinha era que, além da redução dos que não marcavam nenhum deles, Dilma cairia um pouco, assim como Aécio. A melhoria da avaliação de Dilma –sem nenhuma razão clara- é algo que as expectativas não projetavam. Mas sua entrada afirma que teremos segundo turno.

. As intenções de voto nulo ou em branco caíram de 13 por cento na pesquisa anterior para 8 por cento, enquanto os indecisos recuaram de 14 por cento para 9 por cento agora, disse o Datafolha.

. Sabe-se que sempre que um fato forte impacta a opinião pública, como o foi o trágico desaparecimento de Eduardo Campos, as curvas de tendência de formação de opinião pública são interrompidas. Nesse sentido, se pode explicar a sustentação de Dilma e Aécio no mesmo patamar.
                        
. Provavelmente o impacto emocional pode ter provocado nas pessoas uma reação de solidariedade e proximidade com aqueles que governam. Isso já se viu em outras situações, mas em geral diretamente com quem sofreu a tragédia. Getúlio Vargas é um exemplo: a avaliação de seu governo cresceu muito após o seu suicídio, o que foi fundamental para a eleição de JK.

7 comentários:

tiririca do sul disse...

AECIOPORTO TERCEIRÃO SO LE RESTA UM CAMINHO RENUNCIAR E SE ABRAÇAR A MARINA E O PSB.

Anônimo disse...

Logo o PT começará a mostrar os podres e deficiências de Marina e o povinho volta a preferir a Dilma. O Lula manda neste rebanho...

Anônimo disse...

Existe um percentual gigantesco (talvez a maioria) de desinteressados na política devido à polarização PT-PSDB (esquerda x direita), além de ambos esses partidos estarem nos noticiários com participação direta ou indireta em esquemas de corrupção. Ambos os partidos são alvo de uma sociedade polarizada, grenalizada pela mídia, blogs e redes sociais. Inclusive pelo presente editor aqui. Além dos desinteressados, milhares de eleitores estavam indecisos e queriam uma “terceira via”, que não reconheciam, ou não conheciam no Eduardo Campos.
A entrada da Marina em campo, altera toda a lógica. Ela atrai votos de desinteressados e desgostosos dessa polarização. Ela atrai votos de indecisos, por se apresentar uma política coerente como uma terceira via. Ela atrai votos de evangélicos, de pessoas humildes pela sua história. É um rosto mais conhecido de norte a sul que Aécio Neves e Eduardo Campos, candidatos que os extremos do Brasil nunca ouviram falar.
Por fim, e o mais importante, milhares de eleitores à favor de Aécio, eram assim, simplesmente, devido ao anti-petismo! Estas pessoas não necessariamente gostavam do Aécio, muito pelo contrário… votariam nele apenas para tirar a Dilma e o PT do poder. Agora, com a Marina, que já esteve no governo do PT, mas ao primeiro sinal de corrupção, caiu fora, muito coerentemente, esta massa de eleitores votará nela! Fizeram isso em 2010!!! O maior erro dos pró-Aécio, é achar que todos seus eleitores são de “direita”, liberais, anti-socialistas, anti-comunistas, anti-petralhas, etc… Na verdade, muito do eleitorado atual do Aécio são de ex-petistas ou de uma classe média pós-ditadura que votava no PMDB, PDT, PPB (considerando o viez de outrora desses partidos), mas agora, são raivosos e decepcionados com a política, pois votaram no Lula mas quando o PT chegou ao poder, viram que ele se comprovou igual a qualquer outro partido! Mas no fundo, no fundo… são pessoas que acreditam querem uma sociedade mais justa e levar seu dia-a-dia numa boa, com emprego, casa e segurança. Não estão preocupados com as bolsas de valores, nem querem saber do PIB ser alto ou baixo. Não estão nem aí para economistas! É o pensamento de muitos jovens, idosos e de desiludidos da atual política polarizada... agora eles tem em quem votar!

Os liberais, os "de direita", "capitalistas" e odiosos e preconceituosos de plantão do governo do PT, por terem polarizado demais a discussão política neste país (vide o "tudo é culpa do PT") - como se os outros partidos não fossem iguais, agora vão tomar do próprio veneno! Vão ter que escolher 4 caminhos no segundo turno: votar numa esquerdista (Dilma ou Marina), votar em branco, ir para Miami ou ficar sonhando - até um dia morrer - na volta da ditadura.

Anônimo disse...

PSDB não é direita nem aqui nem na Lua, são os companheiros de viagem da corja petista.

Nelson Pedra disse...

Nós da direita não temos representante. Desde quando o PDSB é direita? Nem aqui e nem na China.
Sonho com um estado enxuto, com o governo não atrapalhando a vida dos cidadãos,valorização do mérito,assistencialismo apenas para crianças, doentes e velhos. Quemos uma justiça não aparelhada, bandidos nas celas e nossas famílias seguras nos lares. Queremos uma política externa sem ideologia, que saiba o que é melhor para o povo brasileiro e não torrar a nossa grana com apadrinhamentos de ditadores vermelhos e asnos bolivarianos.
Em pese o Aécio não ser uma Brastemp ainda é melhor que as despreparadas Dilma e Marina.
Só um cego que não quer ver não percebe isso.

Anônimo disse...

Sr. NELSON PEDRA! NÃO EXISTE no Brasil esquerda e direita, brasileiro é MERCANTILISTA.

Todos os políticos brasileiros invejam os CASTROS, reis da AL, CUBA é hoje UMA MONARQUIA, tal qual Coréia do Norte.

Anônimo disse...

Jamais em tempo algum o povo brasileiro mereceu um presicdente como faz para merecer a Atua D.Roussef. Ela de longe, quando surge, em qualquer lugar do mundo, a gente reconche o geito desengoncado e debochado tipico do brasileiro de agora! Na entrevista do Jornal Nacional, Dilma nao conseguia esconder o sorriso debochado diante das cameras ... Dilma vai ser reeleita, sempre e quantas vezes quiser, porque e a cara e a caricatura mais autentica do Brasil...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/