Vendas de imóveis novos diminui, preços sobem menos em todo o País

Nos últimos anos, o preço dos imóveis em sete cidades brasileiras, inclusive Porto Alegre, vinha subindo bem acima da inflação, segundo dados Fipe Zap. No pico, os imóveis subiram 2,7% em apenas um mês, em abril de 2011, contra uma alta média de preços de 0,77%. Mas agora houve uma reviravolta. Desde março deste ano, os preços dos imóveis sobem menos do que a inflação. Só em São Paulo, a venda de imóveis novos caiu 36% em maio deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. 

. A desaceleração da economia chegou ao mercado de imóveis. No mercado financeiro, conforme o boletim Focos, a percepção é de que o PIB talvez não cresça sequer 0,9% este ano, um número ridículo. 

. Depois de subirem em um ritmo mais forte que o da inflação, os preços dos imóveis em São Paulo desaceleraram. E as vendas caíram.

. Em Porto Alegre, a preocupação nem é tanto esta, mas diz respeito ao represamento de novos lançamentos, que caíram a quase zero como decorrência da inação da prefeitura municipal.

.Um outro dado que mostra a desaceleração desse mercado é o crédito imobiliário, que caiu quase 20% no país na comparação anual. Uma das explicações é a Copa do Mundo que, em junho, ajudou a esfriar as compras. Foi o que disse hoje o diretor da Rotta Ely, Tiago Rotta Ely. O caso foi iigual em todo o País. 

. Mas os economistas dizem que não foi só isso, segundo o economista da Fipezap, Eduardeo Zylberstein:

- A gente chegou a ter juros pro financiamento imobiliário perto de 7% ao ano, 7,5%. Hoje a gente já vê juros 9%, 9,5% na média, casos até de juros maiores. Com menos gente conseguindo emprego e os salários crescendo menos, aquele ímpeto para comprar o imóvel diminui.


Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. Também à la carte no almoço e janta. 
Local único no RS: os túneis repaginados da antiga Cervejaria Continental, shopping Total.
www.famigliafacin.com.br

”.

3 comentários:

Anônimo disse...

É óbvio que, com a economia quase parada, o setor de imóveis ia sentir os efeitos.
Agora, os preços subiram de forma absurda em POA ( e no Brasil ), um bom apartamento mais de 1 milhão, tão loucos !

Anônimo disse...

por que nao se falam as palavras reais? Bolha imobiliaria.

Um imovel horroroso no brasil, ao lado de favelas com esgoto a ceu aberto, valendo mais que belas casas nos EUA ou Europa, nao ha desculpa nem palavras bonitas que expliquem.

Anônimo disse...

A farra acabou! Só que os engravatados, que se dizem entendidos no assunto de imóveis, nunca vão admitir que os preços são absurdos! Um Engenheiro projeta e acompanha a execução de um prédio, muitas vezes a pau e corda ganha o salário mínimo da categoria e fica responsável pelo empreendimento pelo resto da vida, enquanto um corretor de imóveis, ganha comissão tantas vezes quanto ele conseguir vender um mesmo imóvel, sem ter responsabilidade alguma!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/