Vendas de imóveis novos diminui, preços sobem menos em todo o País

Nos últimos anos, o preço dos imóveis em sete cidades brasileiras, inclusive Porto Alegre, vinha subindo bem acima da inflação, segundo dados Fipe Zap. No pico, os imóveis subiram 2,7% em apenas um mês, em abril de 2011, contra uma alta média de preços de 0,77%. Mas agora houve uma reviravolta. Desde março deste ano, os preços dos imóveis sobem menos do que a inflação. Só em São Paulo, a venda de imóveis novos caiu 36% em maio deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. 

. A desaceleração da economia chegou ao mercado de imóveis. No mercado financeiro, conforme o boletim Focos, a percepção é de que o PIB talvez não cresça sequer 0,9% este ano, um número ridículo. 

. Depois de subirem em um ritmo mais forte que o da inflação, os preços dos imóveis em São Paulo desaceleraram. E as vendas caíram.

. Em Porto Alegre, a preocupação nem é tanto esta, mas diz respeito ao represamento de novos lançamentos, que caíram a quase zero como decorrência da inação da prefeitura municipal.

.Um outro dado que mostra a desaceleração desse mercado é o crédito imobiliário, que caiu quase 20% no país na comparação anual. Uma das explicações é a Copa do Mundo que, em junho, ajudou a esfriar as compras. Foi o que disse hoje o diretor da Rotta Ely, Tiago Rotta Ely. O caso foi iigual em todo o País. 

. Mas os economistas dizem que não foi só isso, segundo o economista da Fipezap, Eduardeo Zylberstein:

- A gente chegou a ter juros pro financiamento imobiliário perto de 7% ao ano, 7,5%. Hoje a gente já vê juros 9%, 9,5% na média, casos até de juros maiores. Com menos gente conseguindo emprego e os salários crescendo menos, aquele ímpeto para comprar o imóvel diminui.


Ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50. Também à la carte no almoço e janta. 
Local único no RS: os túneis repaginados da antiga Cervejaria Continental, shopping Total.
www.famigliafacin.com.br

”.

3 comentários:

  1. É óbvio que, com a economia quase parada, o setor de imóveis ia sentir os efeitos.
    Agora, os preços subiram de forma absurda em POA ( e no Brasil ), um bom apartamento mais de 1 milhão, tão loucos !

    ResponderExcluir
  2. por que nao se falam as palavras reais? Bolha imobiliaria.

    Um imovel horroroso no brasil, ao lado de favelas com esgoto a ceu aberto, valendo mais que belas casas nos EUA ou Europa, nao ha desculpa nem palavras bonitas que expliquem.

    ResponderExcluir
  3. A farra acabou! Só que os engravatados, que se dizem entendidos no assunto de imóveis, nunca vão admitir que os preços são absurdos! Um Engenheiro projeta e acompanha a execução de um prédio, muitas vezes a pau e corda ganha o salário mínimo da categoria e fica responsável pelo empreendimento pelo resto da vida, enquanto um corretor de imóveis, ganha comissão tantas vezes quanto ele conseguir vender um mesmo imóvel, sem ter responsabilidade alguma!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/