Análise - Quando começará a recessão no Brasil

Os números da retração econômica (PIB) em maio, ainda não caracterizam estado de recessão, mas ele está a caminho.

. Em economia, recessão é uma fase de contração no ciclo econômico, isto é, de retração geral na atividade econômica por um certo período de tempo, com queda no nível da produção (medida pelo Produto Interno Bruto), aumento do desemprego, queda na renda familiar, redução da taxa de lucro e aumento do número de falências e concordatas, aumento da capacidade ociosa e queda do nível de investimento.1 2 3 4 5 6

De maneira um tanto simplista, costuma-se considerar que uma economia entra em recessão após dois trimestres consecutivos de queda no PIB.

. O governo Dilma Roussef convive com números desprezíveis desde que assumiu o governo. São os piores de todo o período republicano, só inferiores aos dos governos Floriano e Collor. A média anual de crescimento do PIB de Dilma de 2,0% para 2,1%, segundo cálculos do professor Reinaldo Gonçalves, da UFRJ. Mas o resultado da petista é inferior à média dos oito anos de Lula (4,0%), dos oito anos de Fernando Henrique Cardoso (2,3%) e dos dois anos de Itamar Franco (5,0%). Só supera o resultado de Collor, cuja média de seus dois anos ficou em recessão de 1,3% no período. O resultado também é menor que a média da história republicana no Brasil: 4,4% ao ano, em média, desde Deodoro da Fonseca, em 1889.

Nesta quinta ao meio dia, almoço expresso a R$ 27,50.
Também à la carte, sempre: almoço e janta.
Nos túneis repaginados da antiga Brahma, shopping Total, local único em Porto Alegre.
www.famigliafacin.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Para isto acabar estão querendo trazer mais CHINESES para o Brasil, como se isto resolveria a MÁ ADMINISTRAÇÃO PTISTA.