Análise - É muito cedo para cantar a vitória de qualquer candidato

Nesta análise na Folha de hoje, domingo, intitulada "Fantasmas de eleições passadas", Vinicius Torres Freire diz que a disputa difícil vai depender ainda mais de 'novidades' mostradas no horário eleitoral gratuito.

. Leia tudo:

O QUE ENSINAM pesquisas de voto para presidente em eleições passadas? Praticamente nada. Obviedades. Alguns contrastes. De mais importante, aprende-se que é muito cedo para dizer grande coisa, ainda mais quando se observa o estado paradoxal da disputa. Dilma Rousseff (PT) está tanto à beira da vitória no primeiro turno como da derrota caso tenha de enfrentar um segundo turno. Obviedade esquecida em cada eleição: convém esperar o que acontece entre o início da campanha e o começo da propaganda em TV e rádio, a reação do eleitorado entre o final de julho e meados de agosto. Parece ser o momento em que o grosso do eleitorado acorda para a eleição. O voto dos eleitores de renda mais baixa costuma mudar mais do que o do eleitorado "mais rico", de renda familiar superior a dez salários mínimos, de resto muito minoritário. Não raro, algum acidente, escândalo ou derrapada feia de candidato importante acaba dando uma balançada temporária nos números das pesquisas.

Nas eleições de 2006 e 2010, a vantagem que Lula e Dilma tiveram no Nordeste foi decisiva para o resultado final. Em agosto, logo depois do início da propaganda na TV, a votação nordestina era maciçamente pró-PT (mais de 60%). Não vem muito ao caso lembrar as eleições de 1994, 1998 ou 2002. Trata-se de disputas muito antigas, entre personagens de lastro histórico e político maior; uma delas foi travada em situação de quase colapso econômico (2002). Não é o caso.

Nesta eleição, a vantagem de Dilma no Nordeste ainda é grande, mas a presidente domina menos votos. Por ora empata com Aécio Neves (PSDB) no Sudeste.


A presidente quase não tem mais vantagem em regiões mais ricas e em cidades maiores do país (com mais de 500 mil habitantes), muitas delas mais afetadas pelo esfriamento da economia e, em geral, menos dependentes de dinheiro público e mais do setor privado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Estes Pseudos entendidos em pesquisas e números não sabem nada, pois nunca falam ou lembram que nem o Lula com índices fantásticos de popularidade e aprovação popular conseguiu ganhar no primeiro turno e ganhou no segundo por muito pouco.
Então a lógica e os números dizem que vai ter segundo turno e a atual mandatária vai perder. 12 anos de um mesmo partido não se aguenta mais.

Anônimo disse...

Acredito que dessa vez os evangélicos terão uma influência fundamental na eleição. Ao contrário das anteriores, onde os pastores apoiaram o pt, agora eles tem um candidato e muita disposição para se contrapor às idéias bolivarianas. Daí, acredito que a eleição será inevitávelmente levada ao segundo turno. Nesse ponto, cairá a casa do pt, muito mais do que indicam as pesquisas. A situação econômica está piorando, infelizmente, e o tempo de exposição na TV será o mesmo para os dois candidatos. Aguardemos.

Anônimo disse...

INFORMO QUE CRISTÃO NÃO VOTA EM COMUNISTAS,DESTA VEZ PELO QUE OUÇO HAVERÁ UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO DOS EVANGÉLICOS, BASTA NA CONVENÇÃO DOS PASTORES SAIR A ORDEM EM QUEM VOTAR, SÃO 20 MILHÕES DE VOTOS E ESTE GOVERNO FEZ MUITAS LEIS CONTRA O POVO DE DEUS.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

O horário gratuito da propaganda política vai ser decisivo. O Aécio vai ter a chance de convencer os brasileiros que não é um playboy, que não construiu um aeroporto na terra do tio-avo, que éparticular, com dinheiro público no valor de R$ 14 milhões à 6 km da fazenda da família dele. Vai ter que explicar porque dirige sem habilitação, e outas coisas.....

Anônimo disse...

Edir é irmão gêmeo de Lula.

Anônimo disse...

O babaca das 20:52 só repete as mentiras que contaram pra ele... Te informa melhor, babaca, estas histórias já são velhas e já foi provado que é tudo mentira, basta se informar melhor...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/