A pesquisa demonstra que no segundo turno serve qualquer um, menos Dilma

A análise a seguir é do ex-prefeito e candidato ao Senado pelo Rio, Cesar Maia, especialista em análise de pesquisas eleitorais:

Como se interpretar este quadro: estável no primeiro turno, com empate ou quase no segundo turno e queda sustentável na avaliação? A resposta é simples. A rejeição a Dilma indica que nas pesquisas de segundo turno –com apenas dois nomes- a rejeição a ela caminha em direção a qualquer nome que a enfrente num segundo turno. É como se o segundo turno fosse –a favor x contra- Dilma.
                
1. A intenção de voto estável no primeiro turno nos informa que as candidaturas de oposição ainda não transformaram o NÃO a Dilma, num SIM enfático a cada uma dessas outras duas candidaturas. Quando, ao lado da rejeição a Dilma, surgir a identificação de seu opositor –hoje Aécio- como a alternativa, a rejeição a Dilma e a intenção de voto produzirão tal sinergia que as extrapolações poderão apontar até uma inversão do resultado no primeiro turno.
                
2. Essa é a tendência. Mas vêm os programas eleitorais, a ficção política na TV e o populismo eletrônico. Ao lado disso, o abuso da máquina pública e da publicidade das estatais. Estas podem continuar durante o processo eleitoral sob alegação que estão em mercado, competindo. Mas não é o conteúdo que importa e sim a distribuição de recursos na busca da “boa vontade” de uma parte da mídia espontânea. O que prevalecerá? Hoje tudo leva a crer que a ‘tendência’ terá mais força que a máquina e a TV eleitoral.

13 comentários:

chibato disse...

Se ele é tão especialista em pesquisa como explica o terceiro lugar dele no Rio alias este é DEMO , se explica a analise.

Anônimo disse...

Como que uma mulher que é vaiada em todo lugar que vai pode estar liderando a pesquisa?

Simples. As pesquisas eleitorais são compradas!

Anônimo disse...

Qualquer um menos o pt

Anônimo disse...

Bom ler isso. O que sempre acontece é o oposto do que o Cesar Maia diz. Sendo assim, Dilma vencerá.

Anônimo disse...

Especulação sobre o resultado do segundo turno? Gente, caiam na realidade, não haverá segundo turno.

Anônimo disse...

Fora Dilma e leva o PT junto!

Anônimo disse...

Somente vadio, padre, evangélico, homossexual, índio e, louco vota no pt

Anônimo disse...

No pior momento dela o pos copa ela ta na frente, imagina com a propaganda eleitoral onde Aecio nao traz memhuma novidade, na proxima pesquisa a Dilma ja deve subir mais.

Anônimo disse...

Polibio, a Dilma so caiu nas pesquisas por causa das vaias dos coxinhas, em nenhum momento por merito do Aecio, afinal ele nao traz nada de novo.

Anônimo disse...

Quero ver ela tomar cafézinho na Rua na Campanha !!
Vai ser vaiada por onde passar.

Anônimo disse...

AO ANÔNIMO DAS 17:42:

EVANGÉLICOS DE VERDADE NÃO VOTAM NO PT NEM NA ESQUERDA.

Anônimo disse...

EVANGÉLICOS NÃO VOTAM EM PARTIDOS, VOTAM EM PESSOAS. CARÁTER, IDONEIDADE E MORAL! Onde se encaixa o PT???

Anônimo disse...

As coincidências: Eduardo Campos tem 13 Letras e morreu no dia 13, no mesmo dia da morte do seu avô Arraes. O que significa PT? Perda total. Mistério...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/