PM de SP questiona pistola Taurus 40. Fabricante gaúcha vive crise sem precedentes no Brasil.

 A Polícia Militar de SP continua reclamando  do lote de 98 mil pistolas calibre 40 (foto ao lado) que comprou da indústria gaúcha Taurus, o que a levou a parar de usá-las, depois de comprovar que pelo menos 30 armas começaram a disparar sozinhas, mesmo com a trava de segurança ativada.

. Em alguns casos as armas deram vários tiros consecutivos, embora o policial tenha disparado apenas uma vez.

. A revista Exame que circula hoje, revelou que problemas parecidos foram registrados em 2011 e 2012 no Rio.

. Em Brasília, a PM apurou problemas com submetralhadoras.

. A Taurus é a maior fabricante de armas da América Latina e uma das dez maiores do mundo. Fatura R$ 800 milhões.

. O problema com as armas nem é o maior problema da indústria, que vive uma crise sem precedentes,  como tem demonstrado esta página em sucessivas reportagens.

. A própria CVM foi movimentada por acionistas minoritários que não se conformam com os sucessivos prejuízos do grupo Taurus.  Nos últimos dois anos, os balanços fecharam no vermelho, sendo que em 2013 o rombo foi de R$ 80 milhões. O endividamento atual responde por oito  vezes a geração de caixa.

. A reportagem de Exame admite que o controlador principal, Fernando Estima, aliado agora à CBC, introduz mudanças para melhorar o desempenho do grupo. O número de produtos já teriam caído de 5 mil para 800, mas irá a 400 ateó final do ano.


- Um dos maiores imbróglios da Taurus é a venda polêmica  da subsidiária de máquinas e ferramentas da Taurus para a metalúrgica SudMetal, de Renato Conil, ex-lobista de Estima em Brasília. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Chamem a Maria do Rosário!

Anônimo disse...

Já trabalhei no controle de qualidade da Taurus em PoA no setor de revólveres, acreditem que não existia uma linha de montagem para esse tipo de arma, método de fabricação inventado no início do século passado. Cada funcionário da fabricação montava uma arma da sua maneira, isto é, os ajustes eram feitos artesanalmente, em vez de cada um ser "especialista" por uma parte do revólver. Por exemplo, de cada 100 revólveres só 20 eu conseguia aprovar, mesmo assim com muito esforço. Imagine só devolver 80%. Eram defeitos de todos tipos, um dos principais era o revólver emperrar. Só que, existia pressão para que a gente aprovasse o maior número possível.Eu não consegui aumentar a minha produtividade, pois não conseguia fazer vistas grossas para a quantidade de defeitos apresentados. Resumindo, claro que fui demitido em pouco tempo. Sendo assim, quando vocês virem ou ficarem sabendo de alguém que escapou da morte quando uma arma emperrou, acreditem que não foi obra de Deus, é bem provável que o revólver era Taurus. Mas agora parece que os seus produtos estão com um defeito ainda mais grave, isto é, disparam sozinhas, a qualidade só piorou de lá para cá!

Anônimo disse...

Com a palavra os elementos que são a favor da liberação da venda de armas. Nem para a Policia as armas tem segurança, quanto mais para o cidadão comum.

Anônimo disse...

A proibição de vendas de arma já é um fato. Não serve de argumento para o caso em questão. Aliais, relacionou alhos com bugalhos. O que poderíamos discutir é se o número de incidentes com arma de fogo aumentaram ou diminuíram depois da lei. Com relação a segurança das armas, a PM deveria fazer um controle de qualidade no recebimento(com munição fornecida pelo vendedor. A pergunta que fica:
Quem é responsável pela fiscalização da fabricação das armas de fogo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/