Sud Metal caloteia 1.200 empregados. Greve já começou em Gravataí.

300 trabalhadores da Süd Metal, Gravataí, RS, realizou nesta sexta de manhã um protesto em frente ao prédio da Delegacia Regional do Trabalho, na avenida Mauá, em Porto Alegre. 1.200 trabalhadores estão com salários atrasados desde o dia 5 de janeiro e sem a garantia de pagamento. A Sud Metal enfrenta problemas desde que adquiriu uma das unidades do grupo Taurus, que também não consegue receber seu dinheiro e já enfrenta delicados problemas com seus auditores e no mercado. 

. Eis a denúncia  do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, o Quebra-Molas:

- Nossa luta é para que os trabalhadores recebam os salários atrasados. Queremos também acertar o Fundo de Garantia que está sem pagamento há muito tempo e férias que estão vencidas sem o devido pagamento. Só serão retomadas as atividades quando os salários forem pagos.

Os funcionários não estão trabalhando desde o dia 5 de janeiro. Foram organizados acampamentos em frente a unidade de Gravataí e também nas plantas de São Leopoldo e Estância Velha, que também estão com salários atrasados. Ao todo o problema afeta 1.200 trabalhadores.

36 comentários:

Anônimo disse...

Essa empresa faz anos que não paga nenhum fornecedor. Não sei como ainda consegue produzir alguma coisa.

Anônimo disse...

No ano passado a revista Época fez uma matéria falando que o Conil era um dos maiores caloteiros do Brasil.
A Rbs nem comenta esse assunto devido as propagandas que a Sud Motors faz na Zero Hora e na Rádio Gaúcha. Os funcionários da Sudmetal e fornecedores não estão recebendo, mas pelo jeito a RBS está.

Lucas disse...

Hj eu estava la na frente da delegacia regional do trabalho com meus colegas de sudmetal. hj paramos por alguns minutos a avenida maua, mas c nao houver acerto com a empresa os protestos vao continuar...Trabalho nessa empresa a quase seis anos e tenho pouco mais d tres anos de fgts depositado. o senhor connil nao tem a dignidade de mostrar a cara pra conversar com os trabalhadores e dar uma posiçao, manda sempre sua corja de puxa sacos bem asalariados para adoçar os funcionarios. mostra a cara connil ladrao, o povo da sudmetal acordou e sua falta d comprometimento com os funcionarios esta com os dias contados.

Daniel disse...

A SUD NETAL nao tem dono, editor? E qual e o nome do GAUCHAO?

Anônimo disse...

TEMOS QUE FAZER PIQUETE E NA FRENTE DA REVENDA SUD MOTORS BMW E KIA NA RUA EDUA CHAVES EM PORTO ALEGRE, LA O CONILL E O DONO E LA QUE ELE SE ESCONDE.
PODE SER QUE AI A MIDIA NOS ESCUTE.

Anônimo disse...

A Sudmetal está afundando lentamente e infelizmente estão levando os funcionários (meu marido trabalha na de Sapiranga a quase 4 anos) junto. Eles não tem nem a dignidade de "liberar" os funcionários para que comecem a trabalhar em outra empresa. O salário de dezembro ainda não foi depositado, prometeram pagar nos dias 15 e 16/01, mas depois da reunião que o Sind. dos metalúrgicos, CUT e o falcatrua Renato Conill tiveram ontem aonde ele alegou que NÃO TEM DINHEIRO para pagar os funcionários, já não se sabe mais nada! Sem falar que a 2ª parcela do 13º foi feita em 3x e só receberam 1 por enquanto!!! Fora que em dezembro foi cortada a luz por falta de pagamento! É um absurdo!!!

Anônimo disse...

Eu sempre paguei meus funcionarios e meus impostos, estes safados da sudmetal renato conill e otavio teichmann, nao pagaram os impostos, 200 milhoes, colocaram aonde este dinheiro?
Agora vao pedir dinheiro ao banrisul so falta o banrisul socorrer estes calaveiras.
Peguem o dinheiro que o conil sonegou e nao,declarou pesquizem no google (RENATO CONILL X ALENER) ai tem 16 milhoes que este safado sonegou e que a receita federal penhorou.
E um absurdo o banrisul dar dinheiro para este safado que nao pagou a diversos fornecedores,construiu uma fabrica gigante anda de carro importado e dividindo aviao com sirostiky.
Tem varias revendas de automoveis bmw,audi,kia em brasilia,goiania e porto alegre, e logico que ele tem dinheiro, o,que ele quer e que alguem coloque mais dinheiro para ele poder roubar mais um pouco
Eu ja fui empregado e entendo o lado dos funcionarios, mas dinheiro na mao destes bandidos,jamais vai recuperar esta empresa eles nao tem credibilidade no mercado.

Anônimo disse...

agora estão demitindo os seus colaboradores e mandando eles procurarem seus direitos, onde está a justiça do trabalho e o sindicato pois tem funcionários que dedicaram uma vida pela empresa e agora são recompensados assim, Renato Conill deixo suas familias desamparadas e sem dinheiro na conta, queremos nossa rescisão, multa, férias, FGTS atrasados e décimo que ainda não foi pago, pois já fizeram em três vezes para nos dar calote na última parcela.

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Mais uma vez a SudMetal esta fazendo o que quer com os funcionários. Esta DEMITINDO os funcionários, deixando sacar somente o fundo depositado e encaminhar seguro -desemprego... e passando que devemos procurar nossos direitos para receber o resto.... Onde estão as autoridades neste momento, sindicatos!!!???!!!! Eu não acredito que estão vendo isto e deixando passar assim.... É uma vergonha mesmo este nosso país!!!E o senhor Renato Connil, bem tranquilo, como se nada estivesse acontecendo, pois não é a familia dele que esta passando por estes problemas, né SR Caloteiro!!!????!!!! Cadê o tal delegado do trabalho que estava olhando o caso da SudMetal!!!!???!!! Não ta vendo isso......Ou esta fechando os olhos por outro motivo!!!!

Anônimo disse...

Na verdade meu colega e todo mundo vendido, pode ver o pessoal do sindicato na reuniao no ministerio do trabalho com aquele papinho de dar as maos , sao todos vendidos o conill e amiguinho do paim e o paim e que comanda o sindicato, por isso eles nao estao se mechendo para nos ajudar.
O ministerio do trabalho tambem fica com esse papo de chamar bancos tem e que precionar o conill a nos pagar,deixem de ser trouxas quando nos devemos numa loja nos nao temos credito? que banco vai dar dinheiro para uma empresa que deve para todo mundo, o conill tem que colocar o dinheiro das revendas de automoveis para pagar nossas indenizacoes
Vi um comentario em outro blog que o governador esteve visitando a fabrica de sapiranga com o conill, nos vamos para a rua e temos que procurar nossos direitos e o governador vai na fabrica fazer o que? cobrar os impostos atrazados que o conill deve para o estado ou liberar mais dinheiro para este sonegador que nos demiti e nao nos paga.
Ta na hora de fazermos um movimento sozinhos se esse cara nao pagar os nossos direitos como a lei manda ,ja que o sindicato esta permitindo que eles nos enrolem.

Anônimo disse...

Senhores tenho 8 anos de sudmetal...nós estamos sendo roubados! jogados na rua como se fossemos cachorros, sem nossos mínimos direitos trabalhistas! Onde estão os direitos de quem trabalha, onde estão as leis trabalhistas!A sudmetal nao pode seguir as atividades, que geram riquezas aos seus donos, sem nos indenizarem corretamente como diz a lei trabalhista!!!

Anônimo disse...

Hj dia 31 de Janeiro era pra ser o acerto das demissões no sindicato de Sapiranga...adivinha oque aconteceu? Ninguém da empresa apareceu, foram todos dispensados por "falta de matéria prima" estranho pq chegou material a semana toda na unidade de Sapiranga...e o pior o sindicato disse q durante a semana já estava tentando uma negociação de parcelamento junto a empresa, resumindo até o sindicato já sabia q eles não iriam pagar ninguém e não tomou nenhuma providência...cadê o Ministério do Trabalho e o Ministério Público? 600 pessoas desempregadas e sem dinheiro, isso é a reestruturação q o Octávio falou na entrevista na radio gaucha... Tem gente falando q o Banrisul deu um empréstimo para a empresa mas cadê esse dinheiro? Já ta no bolso do Renato Conil LADRÃO!!!!!! SEM VERGONHA!!!!!

Anônimo disse...

Mais de 130 funcionários foram dispensados em sapiranga e teriam hoje seu acerto demisional, porem o Sr. Renato Connil resolveu dar mais um CALOTE, e nao vai pagar seus antigos funcionarios, e o pior é que o sindicato parece estar ao seu lado.
Minha conclusão: RENATO CONNILL, um BURGUÊS SAFADO e CALOTEIRO que nao tem dinheiro pra pagar seus funcionarios, mas consegue comprar um dindicato pra ir ao seu favor! Bem vindos ao Brasil.

Anônimo disse...

Esse conil é muito lizo,ligamos pra rbs,pra record,band e sbt,nenhuma emissora se dispos a fazer a cobertura o que podemos dizer sobre isso,são tudo comprado midia falsa depois o pessoal enloquece coloca fogo nas consecionarias do conil e é chamado de vandalo.kd os nossos governantes nessa hora.

Unknown disse...

Trabalhava la estamos a dois anos sem fundo de garantia. Porque nao prendem o dono o Conill. Isso e roubo porque a policia nao faz nada.

Anônimo disse...

colegas de Sapiranga nos temos que nos unir sem o sindicato porque o mesmo e vendido para o Conill e irmos para a frente das concessionarias BMW e Kia do Conill em Porto Alegre e parar o transito ai eu quero ver se a RBS a RECORD o SBT na vai mostrar quem este ladrão que nos rouba a anos.

Anônimo disse...

Isso aí !!

Todo mundo parando Porto Alegre, bastante cartaz com o nome desse FDP, pra todo mundo saber o sem vergonha que é !!

Seus familiares passaram férias e final de ano em MIAMI ....
Todo final de semana andando de lancha em Brasília !!

O Homem lá de a cada um o seu merecido, e ele também está vendo o mal que está sendo causado.

Justiça !!

Anônimo disse...

Ontem 12/02/2014 sou mais um dos demitidos sem direito algum recebido.
Só vou receber o pouco que tinha sido depositado na caixa e mais nada.
Estranhamente não se fala mais nada sobre a sudmetal na midia.
Só que as poucas maquinas que tem estão sendo retiradas a uma semana de dentro da antiga taurus pelos bancos por conta de dividas.
A fabrica nova da sud em gravataí não tem energia eletrica mais funcionava com gerador agora não tem nem óleo diesel. A antiga fundição becker tá fechada por falta de energia(foi cortada).
Só tem energia na antiga taurus ainda onde estão sendo retiradas maquinas que foram penhoradas no primeiro dia de posse da sud.Na antiga wotan os pavilhões estão limpos.
PERGUNTA?Se a sud não pagou a taurus e provavelmente não ira fazelo,segue retirando as maquinas e a taurus alheia a situação????

Anônimo disse...

Já não é suficiente ser credor da Sudmetal agora temos ainda que gastar com advogados para nos defender de ações trabalhistas dos funcionários que não receberam suas indenizações e estão arrolando clientes e fornecedores nas causas.

Anônimo disse...

eu tbm era um colaborador da SUDMETAL e fui demitido sem receber nada e queria saber se nenhuma autoridade publica vai fazer algo contra esse ladrao que no qual é assessor parlamentar da DILMA ROUSSEFF.

Anônimo disse...

Como fazer para provar que a Tauros de Gravatay,pertence ao grupo Sudmetal?

Anônimo disse...

Lavagem de dinheiro, nada mais. Compra-se jato de 6 milhoes de reais, verdade ou nao, onde esta o dinheiro dos emprestimos bancarios?
Ninguem consegue quebrar um grupo desse tamanho, ninguem e tao idiota a ponto de fazer isso.
Creio que o Connil deixou a agua rolar e muita gente meteu a mao...
Onde estao os responsaveis, onde esta o Otavio?
Quem defendera as 1200 familias. E os que restaram, quem garantira emprego e salario?
Perguntas sem respostas e quem paga o pato e o trabalhador...
Por que a Brigada Militar a paisana nas fabricas, mais um calote?

Anônimo disse...

Parabens Polibio Braga. Unico jornalista que da espaco para esse assunto!
Os trabalhadores estao desamparados pela imprensa e pelo governo, nas maos dessa administracao do grupo Sud.

Anônimo disse...

Meus ex colegas e lamentavel ver este ladrão chamado Renato conill a souta porto alegre na sua bmw este safado deveria estar preso mas saibam q ele sempre está nas minhas orações NADA QUE UM CÂNCER NAO ACABE COM ESTE DESGRAÇADO

QUANTO AO OTÁVIO COM CERTEZA VAI AJUDAR A QUEBRAR A DIVISÃO DA DANA QUE ESTÁ TRABALHADO EM SÃO PAULO COMO FEZ COM A SUDMETAL
ESTE O OTÁVIO FOI O MAIOR INCOMPETENTE QUE TRABALHEI NA MINHA VIDA FALSO.DESONESTO E ACIMA DE TUDO INCOMPETENTE

FERNANDO (FUNDIÇAO GRAVATAI) disse...

TENHO FAMILIA , FILHOS PEQUENOS, MINHA MOEDA DE TROCA : COMO DIZEM OS CAPTALISTAS E MINHA MAO DE OBRA ASSALARIADA.MAS POR ENQUANTO AQUI EM CASA E SO .LARIADAAAAAAA!!!! DESCULPEM MAS ISSO TUDO JA TA VIRANDO PALHAÇADA.

Anônimo disse...

SEGUNDA-FEIRA DIA 05/05. PROVAVELMENTE VÃO APLICAR MAIS UM CALOTE NO TRABALHADOR.
TODOS DEVEMOS IR ATÉ A MASSA FALIDA DA WOTAN, ELES SE ESCONDEN LÁ...
IMPREMSA SERÁ BEM-VINDA...

Anônimo disse...

Enquanto essa merda vai a falencia por incompetência do "Sr" Conill, seu filho Alexandre pede a noiva em casamento hoje em Paris !!

Tudo com nosso dinheiro ! Bando de FDP

Anônimo disse...

Meus colegas o pensamento positivo coloca a gente para cima mas o pensamento negativo coloca a oessoa para o fundo do poco.
PENSEMOS TODOS NA DESGRACA DO CONILL E DE SUA FAMILIA O QUE NOS ROBOU ELE E SUA FAMILIA NAO VAO GASTAR 5000 OU MAIS PESSOAS COM OENSAMENTO NEGATIVO A VIDA DELE SERA UM INFERNO.
SERA DOENCA DE FILHOS NETOS SO DESGRACA NA VIDA DELE QUE O DINHEIRO Q ELE NOS ROBOU NAO VAI AJUDAR
NAS MINHAS ORACOES SEMPRE LEMBRO DE PEDIR PARA VER ELE PAGAR O QUE FEZ COM SEUS FILHOS
EU AINDA VOU VER ISSO ACONTECER

Anônimo disse...

A empresa está operando.maquinas estão sendo transferidas de uma unidade pra outra.Funcionários sem receber a 60 dias ou mais.Os direitos dos funcionários estranhamente não são pagos.As autoridades do Ministério do Trabalho e Justiça apenas assistem neutros a quebra de leis trabalhistas,tributárias e da concordata.Lei é lei. Cumpra-se para todos!

Anônimo disse...

Por onde anda o FDP do Conill ?
Já passou da hora de levar uma surra !
Será que ainda não fugiu do país ?

Anônimo disse...

No RJ o ministério publico, Receita Federal e policia federal estão confiscando os Benz do Eike Batista. Porque não fazem o mesmo com o Renato Conill que aplicou o maior calote do RS.

Anônimo disse...

201/2015 05/05/2015 3ª Vara Cível da Comarca de Gravataí Nota de Expediente Nº 201/2015 015/1.14.0001841-4 (CNJ 0003420-21.2014.8.21.0015) - Sudmetal Indústria Metalúrgica S.A (pp. Andre Fernandes Estevez e Clovis Roberto de Freitas) X Ignorado (sem representação nos autos). Intimados: Banco Safra S/A (pp. Alice Batista Hirt, Fabio Mariante Mincarone e João Helio Santos Renner), Açotubo Indústria e Comércio Ltda (pp. Fabiano Castilhos de Mattos), Clovis Roberto Freitas (pp. Clovis Roberto Freitas) e Edilmar Lopes e outros (pp. Gabriel Porto Dutra). A presente recuperação de empresa vem tramitando de forma bastante dinâmica. Entretanto, são inúmeras as inconformidades de partes, interessados e credores. Incessantes petições e documentos juntados, também dificultam a tramitação do processo. Grupos de trabalhadores que se sentem prejudicados com a atual situação fática das empresas em recuperação, denunciam o desaparecimento de máquinas e peças, clamando por ajuda e fiscalização, inclusive pedem a destituição do administrador de seu encargo. Diante desse quadro, sempre que os autos vem conclusos para exame, muitas são as providências a serem tomadas. Em vista disso, determino o que segue: 1-(...) 5- Em atendimento ao pedido das fls. 3551/3556 dos trabalhadores que procuram atendimento pelo Juízo e também buscam o Ministério Público, designo a data de 19/05/2015, às 14:00 horas, para audiência. 5-a- Os trabalhadores requerentes deverão ser intimados por nota de expediente na pessoa do procurador Gabriel Porto Dutra e, indicar número reduzido de representantes para comparecer na audiência. 5-b- Intime-se Ministério Público e o Sr. Administrador para comparecer na audiência. 5-c- Intime-se a empresa recuperanda. 5-d- Quanto ao novo pedido de alvará, vistas ao MP. Gravataí, 6 de maio de 2015

Anônimo disse...

Prezado Políbio, seria de grande valia que a mídia voltasse a tocar no assunto. Um "patrão" tão influente no governo federal como o Sr Renato Conill e a mídia não expõe nada. Calote em 1400 funcionários, maquinas sumindo do patio, notas fiscais de faturamento de produtos sendo vendidos como sucata. Uma empresa como a forjaria de São Leopoldo sendo vendido pelo valor ridículo de 1 milhão de reais. O administrador da recuperador judicial andando com carro da diretoria (KIA SORRENTO). Funcionários ainda fichados, sendo que grande parte ganha acima de R$ 8.000,00. Ou seja, provavelmente eles continuam recebendo, "mamando na teta", e enquanto isso, temos valores a receber sem previsão alguma. De onde vem o dinheiro para pagamento dessas figuras? Há algo muito errado. Precisa ser investigado! Fica a dica para um grande furo de reportagem!

atenciosamente,
ex funcionário da Sudmetal

Anônimo disse...

Alguem poderia me ajudar me informando o endereço da Sudmetal de Gravataí! Obrigada.

Anônimo disse...

Fica na rua nissin castiel , o numero não sei, em gravataí.
Pela RS118 após o posto a primeira a direita e a primeira a esquerda até o final da rua novamente a esquerda. É a terceira empresa ao lado direito.

Anônimo disse...

Acho que o Conill precisa ir fazer uma visita ao Capiroto !

Baixinho sem vergonha, porque não pega o dinheiro frio que tem fora do país pra pagar as contas ??

ÓÓÓhh, coitadinho..... Nao tem ??? hahahahah

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/