Simers denuncia Fepam por inviabilizar o programa Mais Água, Mais Renda

O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do RS, Simers, Claudio Bier, protestou nesta quarta-feira contra a  revogação das Licenças de Operação LO 1990/12 e LO 1991/12 pela Fepam, o que na prática inviabiliza o programa Mais Água, Mais Renda, lançado pelo atual governo. Ele quer que a Fepam volte atrás. O que disse Claudio Bier:
- Isto coloca em risco a continuidade do projeto de irrigação Mais Água, Mais Renda, ativo desde 2012.

. O presidente do SIMERS, Claudio Bier, que também é integrante do “Conselhão”  do governo estadual foi quem sugeriu a criação deste programa para tentar solucionar o problema da estiagem, que já causou prejuízos aos produtores gaúchos. Esta decisão unilateral desconsiderou todo o processo de criação das leis originais, emitidas na criação do programa, depois de muitas discussões entre todos os integrantes do Grupo de Trabalho, instituído por decreto pelo governador Tarso Genro e com o apoio do Ministério Público.
. Entre os principais itens eliminados estão a exclusão da captação direta de água em curso hídrico (assunto de competência do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA), o que inviabiliza o aproveitamento de águas de rios, como é comum no uso das lavouras de arroz do Rio Grande do Sul, de outros estados e países,  e a exclusão da possibilidade da construção de açudes, conforme estava nas LOs 1990 e 1991, que explicavam que a legislação permitia a armazenagem de água a partir de cursos de água intermitentes , ou seja, rios que  secam em determinada época do ano.

. Até dezembro de 2013, foram protocolados 2.577 pedidos de adesão de agricultores para projetos de irrigação na Secretaria da Agricultura. Até o momento, os investimentos previstos alcançam R$ 306 milhões, algo inédito no país, o que representa 66 mil hectares novos irrigados.

.O  Mais Água, Mais Renda foi pioneiro no país e é um dos mais eficientes.

Um comentário:

Anônimo disse...

A FEPAM É UM BANDO DE LOUCOS QUE QUEREM A DESTRUIÇÃO DO RS.
O LEGISLATIVO E O JUDICIÁRIO DEVEM AGIR COM URGÊNCIA PARA DAR UM BASTA NESTA CORJA.
A FEPAM QUER DESTRUIR O RS.
SÃO UM BANDO DE LOUCOS VARRIDOS.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/