GM não quer mais investir no Brasil

A GM está batendo em retirada do Brasil e já decidiu que não realizará o investimento de R$ 2,5 bilhões que tinha projetado para a fábrica de São José dos Campos, a maior do País, que na prática determinará o encerramento das operações da montadora no Vale do paraíba, SP.

. Os novos investimentos irão para a Indonésia.

. A GM mundial, instrumentalizada por sua empresa brasileira, está alarmada com os seguintes eventos que alteram drasticamente seus custos:

- Disputas sindicais que elevam absurdamente o custo da mão de obra e portanto o preço final dos carros.
- A cobrança retomada do IPI cheio e a alta carga fiscal incidente sobre a produção industrial.
- A exigência de equipamentos de segurança (air bag e freios ABS) nos carros compactos.
- Fábricas, como a de São José, ultrapassadas.

. Também foram levadas em conta algumas circunstâncias da conjuntura econômica. Entre elas:

- Alto endividamento da classe média.
- A volta da inflação.
- O pífio crescimento da economia.

. Estas notícias alarmantes saíram em letra de forma nesta quarta-feira, tudo através de reportagem do jornalista Júlio Ottoboni, do DCI, respeitado jornal de economia de São Paulo.


CLIQUE AQUI para ler a matéria completa. 

35 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,
Air Bag e freio ABS são itens mínimos de segurança que qualquer carro deveria ter a pelo menos uma década. Há na internet diversos vídeos que demonstram que a margem de lucro das montadoras aqui é a maior do mundo. O problema que o Brasil sempre achou que as empresas de fora iriam resolver todos os problemas. Se temos uma industria na área da aviação competitiva por que não poderíamos ter uma montadora de automóveis brasileira? Quanto ao salário dos empregados, pesquisa o Demonstrativo do Valor Adicionado da Empresa (Lei 6.404/76 e atualizações) e verifique que percentual é destinado aos empregado e o quanto é enviado ao exterior.

Anônimo disse...


SEU DINHEIRO :

Gato recebe por sete meses benefício do Bolsa Família
24 de janeiro de 2009 | 9h 03
Notícia
Email Print A+ A-
inCompartilhar
6
AE - Agencia Estado
Billy, um gato com 4 anos de idade, foi cadastrado no Bolsa-Família como Billy da Silva Rosa, e recebeu durante sete meses o benefício do governo, R$ 20 por mês. A descoberta ocorreu quando o agente de saúde Almiro dos Reis Pereira foi até a casa do bichano convocá-lo para a pesagem no posto de saúde, conforme exige o programa no caso de crianças: "Mas o Billy é meu gato", disse a dona da casa ao agente.

Ela não sabia que o marido, Eurico Siqueira da Rosa, coordenador do programa no município de Antônio João (MS), recebia o benefício do gato e de mais dois filhos que o casal não tem. Os filhos fantasmas faziam jus a R$ 62 cada, desde o início de 2008, quando Eurico assumiu o cargo.

O golpe foi identificado em setembro e o benefício foi suspenso. Eurico ainda tentou retirar Billy do cadastro e pôr o sobrinho Brendo Flores da Silva no lugar. Mas já era tarde. No início desta semana o "pai" do gato Billy acabou exonerado a bem do serviço público e está sendo denunciado à Justiça. O promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro disse que o servidor terá de devolver o que recebeu ilegalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Anônimo disse...

E estão cobertos de razão.
E principalmente a influencia do governo na producão conforme sua conveniencia.

Anônimo disse...

Não acredito. Aqui o lucro deles é absurdo e não abririam mão disto. Lucram menos fabricando no México, por exemplo.

Anônimo disse...

Faz bem !!
Com um sindicato que só querem olhar "bem" para seu bem estar e o resto que se dane !
Empresas procuram lucro e o beneficio vem indiretamente nos postos de trabalho, mas com os impostos que se tem no Brasil e o paternalismo dos sindicatos ai fica difícil fazer grandes investimentos. Agora os ex-funcionários vão "chorar" em Brasilia um bolsa ajuda do governo federal !

Anônimo disse...

olha que se mande, precisamos e trens, chega de carros entupindo as ruas.
As montadoras estão com benefícios desde 1950.
Trens para escoar produção, trens para turismo.
Como já diria JAIME LERNER:
"A GENTE PERCEBE QUANDO UM PAIS É DESENVOLVIDO, QUANDO OS RICOS ANDAM DE TRANSPORTES PÚBLICO E OS POBRES DE CARRO".

Anônimo disse...

Parece chantagem. Na Europa e Estados Unidos, a margem de lucro das montadoras varia de 3 a 5%. No Brasil em torno de 10%. Tem espaço para "Air Bag" e "ABS".

Anônimo disse...

Bay Bay GM.

Quem é que não sabe que estas corporações transnacionais migram mundo à fora?

Qual idiota pode acreditar que a GM tem qualquer compromisso com qualquer país onde venha a se instalar?

Eles vão para onde for mais vantajoso, onde possam explorar mão de obra mais barata, menores impostos, etc...

Mas é só pressão para eles terem mais alguma vantagem além das que já tem.

É o tal capitalismo...

Anônimo disse...

Políbio,

Empresas do porte da GM miram o longo prazo para investir R$ 2,5 bi(US$ 1 bi).

Eles sabem que a economia brasileira esta com viés negativo e vai demorar pelo menos 10 anos para retomar a força.

É a América Latina Bolivariana!!!

Viva os Quilombolas e as Reservas Indígenas!!!

JulioK

Cesar. disse...

Eu até duvido que a GM saia do Brasil, para mim eles estão blefando, mas isso é reflexo do castelo de areia que esses ptistas estão fazendo do Brasil. Empresas bem fundamentadas, como a GM, onde os lucros provém do trabalho e não de roubos ou aumento de impostos,certamente estão receosas de investir seus dinheiro, em um país que está a cada dia mais sindicalista e governado por verdadeiros pavões dislumbrados e irracionais!

Anônimo disse...

É uma predadora.
Destruiu Detroit, sua cidade de origem.
Ainda bem que nosso parque automobilístico está bem diversificado e com forte presença dos asiáticos.
Alta do IPI? Piada...

Anônimo disse...

É o Brasil Lulão indo para a vanguarda do atraso com os petralhas no poder.

Anônimo disse...

Consequência de 10 anos de gerenciamento comunista "dessepaiz".
Pode-se responsabilizar este tipo de atitude ao efeito "Casa da Mãe Joana" que é no que nos tornamos.
Quantas gerações serão necessárias para reparar mal tão nefasto que estão nos causando ? Falo com a tristeza de um pai, que viu seus dois filhos deixarem a pátria amada por simplesmente não verem mais um futuro digno, com segurança, saúde, futuro, para poderem formar família e criarem seus filhos. O melhor das ultimas gerações está indo embora.

Anônimo disse...

ACREDITO QUE SEJA PELA ALTA TAXA DE IMPOSTOS, DE QUE ADIANTA A EMPRESA FATURAR ALTO SE METADE FICA COM O GOVERNO. QUANTO AOS SINDICATO AGORA MUDOU MUITO, ANTIGAMENTE O LULA ORGANIZAVA UMA GREVE QUANDO OS PÁTIOS ESTAVAM LOTADOS DE CARROS, OS EMPREGADOS NÃO GANHAVAM NADA E AS FABRICAS TINHAM TEMPO PARA VENDEREM O PRODUTO.



EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Vamos esperar a petralhada inventar a Autobras, estatal para criar o carro brasileiro. Movido a coco de jegue.

João Coragem disse...

A infantilidade e idiotice dos esquerdopatas do blog não tem limite. Só um tolo para depreciar a importância do setor automotivo para economia industrial (20% do PIB industrial brasileiro). Visitem Gravataí para entender o impacto em emprego e renda. Melhor que fossem empresas nacionais, como não as temos, que sejam muito bem-vindas as internacionais que além de produzir tem centros de desenvolvimento aqui, como a própria GM em SCS e Indaiatuba.

Anônimo disse...

Se há custos altos na producao de automóveis, muito devido aos altos impostos, poderia ser criado a Bolsa Carro. Esse projeto poderia ser encabeçado pelo Lulao, que e especialista em pobre, assim todo pobre poderia ter seu automóvel.

Oswald disse...

Tem gente que não sabe ler. A GM não irá embora do Brasil. Só não fará mais investimentos. Detroit não foi destruida pela GM. Quem destruiu Detroit foram os sindicatos e os governantes demócratas do estado e da cidade. A esquerda de lá. Tão incompetente como a esquerda deste lado.
Agora, concordo que o fato de aumentar o IPI(ou voltar ao que era antes), freios ABS e air bags, não é disculpa.

Campao disse...

Li uns trchos que publicastes,extraidos do livro do Tuma Jr. e, em certo momento, ele conta sobre as greves no ABC e que, em muitas ocasiões,eram até promovidas com a cumplicidade das próprias montadoras (aliás, eu já tinha lido,não lembro onde,sobre essa estratégia). Pois parece que ela está voltando. Com ameaça de fechamento de fábricas, virão grves promovidas pelos sindicatos. Greve( no Brasil e nos dias de hoje),significa baderna. Como o governo não deseja nem uma coisa nem outra e muito menos a saída da montadora, certamente que cederá em muitas das "exigências" das mesmas.Redução de impostos é uma delas, mas talvez até mesmo a mudança na Legislação do Trabalho( outro grande problema no Brasil)

Anônimo disse...

ta cheio de "consultor financeiro" aqui no blog falando das contas internas das empresas, como margens de lucro...

agora perguntem se cabe mais despesa no orçamento domestico desses nossos "consultores" aqui...

dizer que ha espaço na margem de lucro no fio-o-fó dos outros eh refresco...

se a GM fosse administrada por alguns dos nossos "especialistas" aqui, estaria completamente falida...

enxergam espaço para as montadoras diminuírem os lucros mas nao enxergam o mesmo espaço para o governo cortar seus custos e enxugar a maquina...

na verdade nem sei bem como alguém ainda tem coragem de produzir nessepaiz, onde o empreendedorismo eh considerado uma afronta e o parasitismo estatal, algo benéfico...

Anônimo disse...

Alguem tem dúvida que o pt está transformando o Brasil numa grande Cuba?

Anônimo disse...

e mesmo depois de toda a farra da compra de automóveis novos com IPI reduzido as pessoas ao invés de criticar o governo, confrontam as montadoras!

elas repassaram ao preço o valor do imposto reduzido, tanto que a brasileirada se acabou de comprar carros e entupir assim as ruas das cidades...

era obvio que a "magica" petralha de "tirar" milhões da pobreza e colocar na classe media em ridículos 8 anos era uma farsa, algo que não se sustentaria...

quem mudou de classe social, segundo as estatísticas criativas dos petebas, simplesmente o fez porque passou a ganhar um pouquinho mais, e não porque se especializou profissionalmente e deu um salto concreto a um novo patamar social...

era tudo muito frágil, baseado principalmente no dólar fraco, que agora já eh passado...

somente o Barba, sua prole e seus petistas amestrados eh que mudaram de vida, de fato...

welcome back to reality, brasileirada!

Anônimo disse...

NÃO É O CAPITALISMO, trouxa "socialista" das 10:53. É o teu socialismo é que está afugentando empresas, inclusive de brasileiros.

Asiáticas, ford, renault, pegou e wv estão ainda usufruindo dos benefícios fiscais concedidos.

Outro fator, de simples constatação é o modus operanti gaudéria, investidores estão arrepiados com a politica pelo duro.


adriano disse...

vai nada, tá pressionando, sabe que o pt sabe ser gentil com o dinheiro publico.

Anônimo disse...

Eles lucram muito para largar o osso. Jogar para conseguir mais beneficios governamentais.

Anônimo disse...

Qdo essa quadrilha do mensalão, falar do capitalismo, lembrem-se da China comunista do Mao Tse Tung. Lá era uma economia centralizada comunista, sem empresas privadas. Bastou o genocida do Mao ir acertar as contas com o capeta prá China modernizar sua economia. Assim desse Deng Chiao Ping...: enriqueçam, enriquecer é divino. Hoje a China é a 2ª economia do mundo, graças as empresas privadas estrangeiras.

Anônimo disse...

Qual o problema se a GM quer ir embora do Brasil?

Não quer mais produzir no Brasil porque acham que deixou de ser vantajoso. Então tem mesmo que seguir para outro país.

Anônimo disse...

A França está vivendo do mesmo mal,cada vez mais os Sindicatos encostam a faca no pescoço dos empresários com inúmeras exigências.Nesta semana a Goodyear fechou as portas na França.Custo maior empresas tendem a procurar outro lugar,vide Azaleia saiu do RS e foi para China.

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 9:39 hs.Essa do Gato e dos filhos Gasparzinhos ganharem Bolsa Família é para ver que não há controle do Governo.O cara que é Coordenador não tem Superior Hierárquico?O seu Superior não faz pesquisa por amostragem na Região de sua competência?Se cavar mais,mais minhocas aparecerão.

Anônimo disse...


Blefe de negociador.

O Brasil é o 4º mercado do mundo.
A GM é a segunda no ranking nacional.
Vai embora ?
Não vai investir ?

Não.
Só quer se livrar de uns metalúrgico-mala de São José dos Campos que demitiu com o fechamento de uma fábrica.

Anônimo disse...

Estranho, um dos anônimos diz que os democratas,a "esquerda" dos EUA, arruinaram Detroit e a GM. No entanto, quando ela quebrou, foi correndo buscar ajuda dos "intevencionistas" do governo. Em vez de IPI, air bag e quejandos, o que tá espantando essa empresa são concorrentes melhores e mais baratos. Capitalismo puro, como deve ser. Estão com saudades do cartel Ford/VW/GM/Fiat, era muito mais fácil sem as francesas, coreanas e japonesas. Alguém sabe o nome do último lançamento da GM? Tem concorrente para Corolla e Honda Civic? Ora, vão plantar batatas. Se for embora, não deixará saudade, terá sido porque nós, consumidores, preferimos outros modelos. Os nostálgicos do Chevette, do Opala e do Monza vão chiar, mas logo esquecerão. Vai ser como a Chrysler, a Simca, a Willys, a DKW... Triste para Gravataí e o RS, mas capitalismo é assim. Ou alguém prefere dirigismo estatal?
Don Sandeman

Anônimo disse...

O pessoal da GM fez o diagnóstico certo para os próximos anos: A "coisa" só vai piorar se a gente não tirar os PeTralhas do governo!!!

Anônimo disse...

O pessoal da GM fez o diagnóstico correto para os próximos anos: A "coisa" só irá piorar, se a gente não tirar os PeTralhas do governo!

Anônimo disse...

O que não falta é montadora de veículos no mundo. Se a GM sair, tem outra para entran no lugar dela, ou seja, vai perder mercado.

Anônimo disse...

Governos fora...o que conta é que a GM não tá mais com essa bola. Empresa salva da falência pela mão do Obama (é pessoal, sim) não é boa coisa, não. Não vai fazer falta, as outras montadoras já devem tem farejado o cadáver, de olho na fatia da GM.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/