O Maranhão é aqui, no RS, no Presídio Central, abandonado pelo governo do PT

A foto a seguir é da chacina e degolas ocorridas em Pedrinhas, São Luiz, Maranhão (veja video abaixo). Ela foi disponibilizada em Porto Alegre pelo jornalista Vitor Vieira. 




A nota a seguir é do jornalista Josias Souza e abre o seu blog de hoje. No texto, o jornalista fala sobre os desmandos que ocorrem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, São Luiz Maranhão, onde chefões das facções criminosas estupram mulheres e parentes dos próprios presos - sempre que estes recebem visitas. A foto ao lado é de presos com as cabeças decepadas.

. Os gaúchos nem devem se escandalizar tanto com o que acontece no Maranhão, porque no Presídio Central de Porto Alegre, que aumentou a lotação com o governo Tarso Genro e agora possui 4.400 homens ali dentro, o que acontece é muito parecido.

. Na entrevista a seguir, registrada nesta segunda pelo editor, o presidente nacional da OAB demonstra verdadeiro horror diante do que encontrou no Central (leia, abaixo):

- O governo só consegue fazer aquilo que as facções criminosas deixam fazer. Elas dominam o Central.  

. Entiades do RS, como OAB, Ajuris, MJDH, CREA e Cremers, representaram junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, responsabilizando o governo Tarso Genro pelas injúrias que acontecem no Central. A Corte pediu explicações e providências ao governo brasileiro, Dilma ouviu Tarso, ambos prometeram melhorar as coisas, mas só mentiram. Nada foi feito. "Só coisas cosméticas", disse ao editor Marcos Vinicius, presidente da OAB. Agora ele quer entrar como parceiro na ação e pedirá cautelar obrigando Tarso Genro a fazer alguma coisa.

. Leia o que escreve Josias Souza sobre o Maranhão:

A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), perdeu a autoridade sobre um pedaço do território do seu Estado. No Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, quem manda é o crime organizado. Essa espécie de terceirização do cadeião maranhense às facções criminosas será retratada em relatório a ser entregue nas próximas horas ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Chama-se Douglas de Melo Martins um dos redatores do documento. É juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Após visitar a penitenciária de Pedrinhas, ele adicionou ao rol de mazelas já colecionadas em inspeções anteriores uma novidade macabra: mulheres e irmãs de presos são forçadas a manter relações sexuais com chefes das facções criminosas que controlam a cadeia: o Primeiro Comando do Maranhão e o Bonde dos 40.

“As parentes de presos sem poder dentro da prisão estão pagando esse preço para que eles não sejam assassinados”, relata o doutor Douglas.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

17 comentários:

Anônimo disse...

ONDE ESTÁ A MARIA DO ROSÁRIO???

Luiz disse...

Na visão do Políbio, da OAB, do pessoal dos direitos humanos, o Central deve ter celas individuais com ar condicionado, frigobar, TV, internet, mordomo etc., etc, etc,....

Anônimo disse...

Luiz, na visão do PT, os presídios devem ser bem assim como estão.

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga

Outro dia, vi aqui, um comentário hilário.
O RGS É UM MARANHÃO COM GRIFE
Saudações

Luiz Vargas disse...

Pois é seu Luiz, no mínimo celas iguais àquelas que teus amigos que estão na Papuda desfrutam.

Anônimo disse...

Eu estava em dúvida sobre em quem votar pra governador mas agora, ao saber que com o Tarso o número de bandidos presos no Central aumentou, eu decidi: meu voto vai pra ele

Anônimo disse...

Por falar em Maranhão:

Familiares de detentos sofrem violência sexual em presídio no Maranhão....

Juiz do CNJ cobra fim da violência a famílias de presos durante visitas íntimas em Pedrinhas

Esposas e irmãs de presos estariam sendo obrigadas a ter relações sexuais com líderes das facções criminosas

Por Manuel Carlos Montenegro

Após visitar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís/MA, na última sexta-feira (20/12), o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Douglas Martins cobrou providências do governo maranhense para acabar com a violência cometida a familiares de presos durante as visitas íntimas realizadas nos presídios do complexo. Esposas e irmãs de presos estariam sendo obrigadas a ter relações sexuais com líderes das facções criminosas, que ameaçam de morte os presos que se recusam a permitir o estupro das mulheres.

“As parentes de presos sem poder dentro da prisão estão pagando esse preço para que eles não sejam assassinados. É uma grave violação de direitos humanos”, afirmou o juiz, que é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) do CNJ. Ele vai incluir a informação no relatório sobre a situação de Pedrinhas que vai entregar ao presidente do CNJ, ministro Joaquim Barbosa esta semana. A visita ocorreu após a morte de um detento quinta-feira (19/12). Seria o 58º preso morto este ano no Complexo de Pedrinhas, segundo a imprensa maranhense.

LuiS Modesto disse...

Oh Luiz, tu deve ser daquele lado que não serve meio termo. Celas com ar condicionado, frigobar, tv etc só para os mensaleiros. Agora, se tu fores preso, vais reclamar igual ou pior. Calma Tchê... onde tu deixaste a modéstia ???

Anônimo disse...

Os presídios foram privatizados há um bom tempo pelos próprios presos. Como todos sabem, o poder público só é competente para expropriar de quem trabalha. E depois dizem que a petezada é contra a privatização, quanta injustiça!!

Anônimo disse...

Os resposáveis por este descalabro deveriam pensar bem no que estão fazendo, ou apoiando, pois no futuro eles mesmo poderão ser os frequentadores.

Anônimo disse...

Deus do céu, que coisa macabra!

Aquiles disse...

SE EXISTISSE PENA-DE-MORTE, O PROBLEMA NEM TERIA CHEGADO A EXISTIR...

Anônimo disse...

Prender para que?
Para isso?
Que pena maior poderia ser aplicada a esses animais?
E vs. preocupados se lá é melhor que aqui, ou vice-versa?
Acordem!!!!

Anônimo disse...

Um % grande de presos é o trafico de drogas. Na minha opinião o traficante comete crime contra a humanidade, pois acaba com o usuário e com a família, desta forma deve ser punido como tal, ou seja forca ou perpétua.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

O editor, grande critico dos direitos humanos, agora vai mudar de lado. Motivo??? Culpar o tarso! O central sempre foi uma pocilga, ate no governo yeda. O editor usa de ma fe ao culpar o Tarso.

Anônimo disse...

Entrem no Governo de São Paulo que verão o que o Governador Geraldo Alkimin fez em 2013 entre as obras estão 6 presídios novos,estradas,hospitais,compra de equipamentos de alta tecnologia para vários hospitais etc...

DEUS - Criador dos Céus e da Terra disse...

O que dizer sobre está imagem. Não existe palavras para descrever tudo que sentimos quando nos deparamos com tal coisa. As pessoas que por algum motivo (independente do qual) cometem tal abominação são cruéis e se sentem totalmente perdidas, não estão prontos para viver, e durante toda as suas vidas só sobrevivem. Não completam nada e fazem tudo sem sentido, e por um propósito totalmente equivocado. Um dia o melhor sentimento que um individuo capcioso conseguira sentir será a dor. E neste dia, ele perceberá que sua existência aberrante foi totalmente em vão.

Espero que está foto não desperte somente sentimentos de ódio, mas também o conhecimento que existem cobras venenosas e feras famintas mais fáceis de lidar que o homem ganancioso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/