Governo poderá usar de novo o PSB para negar quorum na Assembléia. Caso saia votação, oposição tem votos para derrotar o Piratini.

Assembléia do RS - 55 deputados
Base aliada para votações de hoje – PT, 11 (o Partido possui 14 deputados, mas 3 viajaram na Expedição Marco Polo); PTB, 4 (o outro deputado, Marcelo Moraes, tem votado contra o governo); PDT, 7 (os deputados Juliana Brizola, Dr. Bassegio e Marlon Santos ausentaram-se ontem, mas é possível que hoje não falhem); PRB, 1. Total: 23 deputados.

Oposição: PP, 6 (o outro deputado, Pedro Westphalne, presidente da Casa, só vota em caso de empate); PMDB, 8; PSDB, 6; DEM, 1; PPS, 1; Solidariedade, 1. Total: 24 deputados.
Independente: PSB, 3.

A grande dúvida para as votações previstas para a tarde de hoje na Assembléia do RS é a bancada do PSB, porque no caso do deputado Heitor Schuch repetir a manobra pedida a ele, ontem, pelos governistas, que foi a de negar quórum, novamente os deputados ficarão sem sessão.

. A oposição recebeu a promessa formal do PSB que na sessão de hoje nenhum dos seus três deputados fará novamente o jogo do governo. O próprio Heitor Schuch, falando ontem para os jornalistas, disse que “Papai Noel só aparece uma vez por ano”, uma linguagem cifrada para avisar o PT sobre sua disposição de não repetir o que fez.

. Assegurado o quórum de 28 deputados (24 da oposição, mais Marcelo Moraes, PTB, e mais os 3 do PSB), 9 projetos que tramitam em regime de urgência poderão ser votados.

. Caso não haja nenhuma defecção (ontem o deputado Adolfo Brito votou com o governo, desrespeitando seu próprio Partido, o PP, criando dificuldades para o discurso de Ana Amélia nas eleições do ano que vem), o governo será derrotado em votações de projetos já listados pela oposição,  mas algumas das propostas, como o da corretora de seguros do Banrisul, poderão obter votos fora da base aliada.

. No link a seguir, você poderá examinar toda a lista de projetos, com ênfase para os que foram enviados com pedido de urgência.

. Na lista de hoje estão temas polêmicos:
- Criação da Banrisul Corretora de Seguros
- Criação da Banrisul Administradora de Cartões
- Programa de Desenvolvimento da cadeia produtiva do Leite, Prodeleite
- Projeto que cria o Fundoleite
- Projeto que cria o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Assemelhados.

CLIQUE AQUI para examinar a lista de projetos. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Achei interessante o "assemelhados".
Parece que é um balaio de gatos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/