Pimentel e Marco Aurélio em Buenos Aires para desatar nó das exportações de calçados do Brasil

A jornalista Marcia Carmo, Clarin, Buenos Aires, informa nesta quarta-feira que as autoridades debaterão as barreiras comerciais que afetam as exportações brasileiras para o mercado argentino. Este deve ser o principal assunto na reunião desta quarta-feira em Buenos Aires, entre o ministro brasileiro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, e o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, com as novas autoridades argentinas – o chefe de Gabinete, Jorge Capitanich, e o ministro da Economia, Axel Kicillof. O encontro será realizado um dia depois da notícia sobre a desaceleração da economia brasileira – encolhimento de 0,5% no terceiro trimestre. Dado que gerou preocupação no setor empresarial argentino. Leia tudo:

 Para as autoridades brasileiras, a saída do secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, e a chegada, principalmente, do governador licenciado da província do Chaco, Jorge Capitanich, no cargo de Chefe de Gabinete (Casa Civil) “abrem caminho” para a retomada das discussões sobre os entraves comerciais que marcaram a relação bilateral nos últimos tempos. 
(...)
. A reunião desta quarta será realizada em meio a críticas de setores brasileiros como o dos calçados. Na quinta-feira passada, 28 de novembro, a Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), que fica no Rio Grande do Sul, criticou as barreiras comerciais argentinas. No comunicado “Impasse com a Argentina gera problema social grave”, a associação afirma que está “inconformada com a passividade do governo federal (brasileiro) diante do crescente protecionismo argentino”.

. O presidente-executivo da Abicalçados, Heitor Kein, disse que a Argentina importava vinte milhões de pares de calçados no início dos anos 2000 e que agora “importa menos que dez milhões de pares”.

Uma das principais queixas dos fabricantes, exportadores e autoridades do governo brasileiro é em relação à exigência das Declarações Juramentadas Antecipadas de Importação (DJAIs) – para cada dólar importado pela Argentina um deve ser investido no país. Segundo a Abicalçados, cerca de 700 mil pares de sapatos, com “prejuízos de US$ 13 milhões”, estão “impedidos de entrar” no mercado argentino devido à não liberação destas licenças – as DJAIs (quase sempre pronunciadas com cara feia pelo lado brasileiro).

CLIQUE AQUI para ler a notícia completa do jornal argentino de hoje.

6 comentários:

Anônimo disse...

Chama o Brito, ele entende tudo de calçado, kkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

Dom Quixote e Sancho top top Garcia vão beber todas, em compensação farão top top ao Brasil, pois antes de qualquer coisa são bolivarianos, principalmente na região infra cóccix.

Anônimo disse...

Comunas, revolucionários tentando resolver problemas comerciais entre nações. Do outro lado, bolivarianos travam ainda mais as coisas.

Pergunto - Pode dar certo tudo isto?

Resposta única, sem múltipla escolha - NÃO!!

Anônimo disse...

mas foram fazer o que la alem de gastar dinheiro do contribuinte?

foram tomar outra pernada dos argentinos?

dessa vez fizeram questão de tomar a pernada pessoalmente?

Anônimo disse...

Correção, não é nó, é pedra no calçado, chamada argentinos.

Anônimo disse...

Políbio,

Como é que é?? O marco Aurélio Top Top!!

Isto é reunião do Foro de São Paulo??

Cuba já comanda a Argentina e o Brasil??

A Venezuela já esta de joelhos!! É a "cabeça-de-ponte" do projeto de Cuba de dominar a America latina!!

O PT+Dillma+Lulla estão entregando o Brasil!! Traidores!!

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/